AventureBoxExplore
Create your account
Guia - Cobiçado

Guia - Cobiçado

Uma das montanhas mais clássicas de Petrópolis.

Mountaineering Hiking

Cobiçado – Um clássico

Classificação (*)
Duração: 1h30 a 2h30 (ida)
Percurso: 3,4km (ida)
Altitude Inicial: 965m
Altitude Final: 1670m
Desnível: 705m
Esforço: Leve Superior
Exposição ao Risco: Pequeno
Orientação: Fácil
Insolação: Alta

Descrição
Uma das trilhas mais clássicas da cidade.
Embora tenha um desnível acentuado (cerca de 700 metros), tem uma orientação bastante tranquila, com um ponto emergencial de coleta de água, e pode ser frequentada durante todo o ano. A caminhada é feita na maior parte do tempo a céu aberto, portanto capriche no protetor solar. O acesso a trilha pode ser feito pelos bairros do Morin (na Rua Pedro Ivo) ou do Caxambu, sendo este último o mais utilizado atualmente e o que descreveremos aqui.
No Centro de Petrópolis, ao lado da Praça Duque de Caxias (mais conhecida como Praça do Skate) pegue um ônibus da linha 470 - Santa Isabel (Viação Petro Ita) e peça para descer na igreja das Três Pedras. Nos fundos da igreja começa a estrada que leva ao início da trilha. A direita podemos ver as encostas de uma montanha conhecida como Tapera do Morin.
A subida é bastante puxada em alguns trechos. Carros tracionados conseguem subir essa estrada, mas os locais de estacionamento são bem limitados e é preciso consciência para não atrapalhar os moradores que só possuem esse caminho para escoar suas colheitas.
A trilha para o Cobiçado começa no final da estrada a esquerda, ladeando o muro de uma casa. Você vai seguir por uma estrada larga durante um trecho, alternando subidas e trechos planos. Existem pontos muito bonitos, com lindas árvores no caminho. Com aproximadamente 15 a 20 minutos nessa estrada, logo após sair de uma curva, existe um pequeno riacho onde é possível captar água, mas é recomendável que você use Clorin ou Hidrosteril.
Voltando a estradinha, você continua subindo até chegar em uma pequena clareira a esquerda, onde existe uma placa indicando que essa trilha faz parte dos “Caminhos da Serra do Mar”. O acesso correto é entrando a esquerda, ao lado dessa placa e contornando uma pedra, mas antigamente era bastante comum as pessoas errarem a entrada e “invadirem” a casa de um morador.
A estradinha nesse ponto vira definitivamente uma trilha, mas continua subindo, ora a céu aberto, ora em pequenos trechos na mata, mas sempre muito bem marcada. Depois de alguns minutos, existe um trecho onde é preciso usar as mãos para vencer uma subida mais íngreme e escorregadia.
Logo a trilha volta a ficar definitivamente a céu aberto. Preste atenção, pois nesse ponto é comum encontrarmos outras trilhas menos definidas. Procure ficar sempre na trilha mais marcada. Logo você começará a subir pela crista da montanha e o cume estará bem próximo, embora ainda faltem uns 350 metros verticais.
Aqui cabe um destaque. Dependendo da estação do ano o caminho até o cume do Cobiçado fica diferente. Nas estações mais chuvosas encontramos campos de uma espécie de lírio branco, que dançam com os ventos, como pode ser visto nas fotos. A floração avermelhada do capim, que de longe parece um veludo, característica do inverno em Petrópolis pode ser apreciada nos meses de junho e julho.
Em alguns pontos a trilha está bastante erodida, então cuidado para não escorregar ou torcer o pé. O caminho segue sempre subindo forte, e olhando para cima é possível identificar algumas árvores isoladas próximas de umas pedras. Esse ponto é excelente para recuperar o fôlego para a subida final. Aqui existe outra placa dos Caminhos da Serra do Mar.
Após recuperar um pouco da energia, a trilha tem um pequeno trecho mais suave para em seguida inclinar de vez. Conforme subimos, ela vai ficando mais rochosa e erodida. Caminhe com bastante calma, sem correria, curtindo e apreciando a linda vista. Após um “cume falso”, em poucos minutos você chegará ao incrível cume do Cobiçado.
O cume é amplo e possui blocos de pedras propícios para um merecido descanso. Atenção nas bordas do cume, pois os precipícios são enormes. Do cume, temos um visual incrível de boa parte da cidade de Petrópolis, da Baia de Guanabara e de muitas montanhas da região, como o Alcobaça, Mãe d’Água, o conjunto do Retiro, Maria Comprida, entre outras. Em dias limpos, podemos ver os Castelos do Açu ao longe.
E podemos ver perfeitamente toda a linha da travessia Cobiçado x Ventania, visualizando todos os seus cumes. Em breve, falaremos sobre ela aqui no AventureBox.

* Dados de acordo com a metodologia de classificação de trilhas desenvolvida pela Femerj (Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro).

Casal Outdoor
Casal Outdoor

Published on 07/17/2020 18:39

Performed on 07/16/2020

2 Participants

Letícia Fliess Fabio Fliess

Views

554

6
Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 07/18/2020 21:02

Eu me pergunto como eu nunca fui no Cobiçado...

Casal Outdoor
Casal Outdoor 07/19/2020 14:31

Sério Bruno??? Quando as coisas melhorarem, bora marcar uma ida lá? Abração.

João do Carmo
João do Carmo 07/24/2020 16:40

Lindo, lindo Casal. Ótima opção para os treinos travessia. Subidão que coloca a isabeloca no bolso.

Casal Outdoor
Casal Outdoor 07/24/2020 17:58

Grande João!!! Você tem toda a razão!! Excelente treino. A subida não é de graça não! Abraços.

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 04/21/2021 17:10

Tô dentro!!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 04/22/2021 08:11

Opa. Deixa as coisas melhorarem um pouquinho seu e a gente combina, Bruno!!!!

Casal Outdoor

Casal Outdoor

Petrópolis - RJ

Rox
454

Casal apaixonado por trilhas, montanhas e viagens! Perfil criado para divulgar as montanhas da região sudeste e apresentar novidades do mundo outdoor.

Adventures Map

2 Posts


2084 Following