AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Danielle Hepner 18/11/2015 13:03
    Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó

    Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó

    Travessia ES x MG

    Trekking Montanhismo

    A viagem até o Parque Nacional do Caparaó começou na noite do dia 14/08/15, com um encontro dos Mochileiros RJ na Cinelândia, no Centro do Rio. Todos bastante animados, a confraternização começou com algumas cervejas e bastante risada. Neste ponto, pegamos o ônibus que nos levaria durante a madrugada até a cidade de Pedra Menina, no Espírito Santo.

    Com uma noite tranquila, porém animada, fizemos excelente viagem até finalmente chegarmos na portaria capixaba do parque.

    Parque Nacional do Caparaó - Portaria de Pedra Menina - ES

    Ali, na portaria, em 15/08/15, por volta de 09h da manhã, iniciamos a pé a subida até a nossa base na Casa Queimada. Iniciamos a caminhada com um trecho de subida forte até a Macieira, onde pudemos contemplar a beleza da Cachoeira dos Sete Pilões.

    Cachoeira dos Sete Pilões

    No Macieira, nos reunimos para o almoço. Fogareiros a postos, aquecemos a água e tivemos nossa primeira confraternização gourmet.

    Almoço no Macieira

    Depois de almoçar e descansar um pouco, reorganizamos os nossos pertences, aguardamos pelo jipe, que levaria nossas cargueiras, e depois seguimos o nosso caminho.

    Eu, que ainda não conhecia praticamente ninguém do grupo, tratei de fazer logo amizade com a galera.

    No caminho até a Casa Queimada, passamos pela Cachoeira da Farofa, uma queda d'água linda, porém pouco convidativa devido à temperatura ambiente e da água.

    Cachoeira da Farofa

    Terminamos nossa subida até a Casa Queimada às 16h20. Antes do banho (gelado!), montamos as barracas e organizamos nossos pertences. Durante a noite, parte do grupo se reuniu para jantar e confraternizar. O frio nesse momento se fez bastante presente, por volta de 4°C.

    Acampamento Casa Queimada

    Fomos dormir pois acordaríamos entre 0h e 1h da manhã. Desmontamos nosso acampamento sob um céu incrivelmente estrelado. A ansiedade tomava conta, iniciaríamos a subida final às 2h20min de 16/08/15. O grupo grande se subdividiu de acordo com o ritmo de cada um. Fiquei no segundo pelotão, junto aos companheiros Stifler, Richard, Bruno Freedom e Márcio, onde Stifler puxou o ritmo seguido por mim, depois Richard, Freedom e Márcio. Pegamos um ritmo bom de caminhada, fazendo paradas estratégicas para não cansar e nos hidratarmos. O frio nessa momento estava entre 0º e -2ºC.

    Trecho final da subida ao Pico da Bandeira

    Terminamos os 4,2km às 05h40 de 16/08/15. Após 3h20min de caminhada com fortes subidas, peso... E, felizmente, o dia já clareava, porém o Sol ainda não havia aparecido. No cume do Pico da Bandeira ventava bastante, o que fazia a sensação de frio chegar a -10ºC.

    Enfim, no cume do Pico da Bandeira, pudemos nos acomodar e relaxar para curtir o nascer do Sol do terceiro ponto mais alto do Brasil. E, foi só alegria!

    Assistimos ao espetáculo, descansamos e nos aquecemos. Ali, a sensação era de emoção, dever cumprido, conquista. Muita felicidade por ter finalmente chegado ao Pico da Bandeira.

    Então, passamos a confraternizar mais, tomando café da manhã juntos e explorando todos os cantinhos do cume.

    Como sou meio louca e adoro altura, vi a torre e entendi que precisava subir pra sentir mais daquele lugar incrível.

    Então, me senti em paz. Entendi que tudo o que eu dependia para viver estava ali, diante dos meus olhos e dentro da minha mochila.

    Recebemos o resto da galera que ainda faltava, algumas pessoas tiveram dificuldades devido ao frio e à falta de ar. Apenas quando todos chegaram que iniciamos os preparativos para a descida pelo lado mineiro, que aconteceu às 09h40min.

    Descendo, não encontramos muitas dificuldades. Apenas o cansaço se fazia presente. Na descida, o calor começou a surgir e, com ele, mais cansaço.

    Chegamos no Terreirão depois de algumas poucas horas, onde paramos para lanchar, tomar água e tirar parte dos casacos que vestíamos. Os pés ali já sofriam pois, por conta da quantidade de meias que usei pra suportar o frio, a bota ficou bastante desconfortável. Porém, a felicidade se fez mais presente, e todos eram solidários com todos.

    Terreirão

    O fim da caminhada veio em Tronqueira, por volta de 13h de 16/08/15. Lá, havia um jipe nos esperando para nos levar até uma pousada em Alto Caparaó, onde tomamos um banhozinho quente e almoçamos, terminando, então, a travessia ES x MG.

    O que ficou foi uma alegria sem igual. Amizades novas e incríveis. Imagens lindas que não sairão tão cedo da mente. E a sensação de que querer é mais que suficiente pra iniciar a jornada em busca em de um sonho.

    Finalmente conquistei o Pico da Bandeira!

    Danielle Hepner
    Danielle Hepner

    Publicado em 18/11/2015 13:03

    Realizada de 14/08/2015 até 16/08/2015

    Visualizações

    3639

    6 Comentários
    Renan Cavichi 20/11/2015 11:00

    Demais, saudade dessa região! Parabéns pela conquista Danielle!

    Carlos Araújo 20/11/2015 15:09

    - 10 graus?? vishhh!! rsss

    Danielle Hepner 20/11/2015 20:16

    Valeu galera! (: Sensação de menos -10ºC por conta do vento Carlos! Lá no alto o frio é bem nervoso!

    Rodrigo Lacerda 20/11/2015 20:23

    Irado o lugar..foi uma aventura e tanto!

    Danielle Hepner 20/11/2015 20:25

    'tamo' juntos, Lacerda!! (:

    Opa Dani, essa aventura foi demais mesmo!

    Danielle Hepner

    Danielle Hepner

    Rio de Janeiro - RJ

    Rox
    2471

    nerd! professora de matemática apaixonada por montanhas, viagens, doguinhos e ukulele.

    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Dri @Drilify, Fabio Fliess e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.