André Leopoldino (Dino) 09/12/2019 18:24
    Volta Ilha Grande 8 dias Solo Autossuficiente

Na minha terceira volta na Ilha, decidi fazer mais lenta e curtir os cantinhos que nunca havia passado. Foram 123Km e 6300m acc subida.

Trekking Hiking Canoagem

Em minha terceira volta na Ilha quis ir nos cantinhos que não foram possíveis das outras duas vezes que fiz em 4 dias. Desta vez me planejei para fazer em 9 dias.

Meu plano inicial foi este.

1 Abraão > Palmas <> Farol Cast.
    2 Palmas > Lopes Mendes > Sto. Antônio > Caxadaço
    8 Bananal > Lagoa Azul > Cach. Feiticeira > Abraão
    9 Abraão <> Pico Papagaio (madrugada) [abortei pq tava tempo feio]

Informações importantes:

A. Para visitação ao farol dos Castelhanos é necessário solicitar liberação junto à Marinha do Brasil através do e-mail camr.secom@marinha.mil.br com pelo menos 5 dias úteis de antecedência.

B. Não é permitido passar pela reserva do sul e do leste caminhando. Há de se fazer o trecho Parnaioca x Aventureiro de barco.

C. Para detalhes e tracklog da volta, seguir meu outro relato a qui https://aventurebox.com/dino/volta-na-ilha-grande-em-4-dias-sentido-horario-2018/report

D. Os valores dos campings giram entorno de 30 reais (out/2019)

Meu estilo preferencial de caminhada é o da autossuficiência. Desta forma iniciei a caminhada com cerca de 16Kg de carga (sendo 4Kg de equipamento fotográfico - um dia as fotos saem :| ) com toda a comida para o percurso.

Fig.1: Perfil altimétrico considerando filtro de erro vertical em 20m.

Detalhamento

Dia 1) Abraão > Palmas <> Farol Castelhanos

Numa segunda feira parti para Ilha Grande no ônibus das 6 da madrugada saindo da Rodoviária Novo Rio. Um amigo que estava na Ilha, o Robson de Oliveira, soube da minha ida e se juntou na pernada do primeiro dia.

Partimos as 9:30 em direção ao Farol em ritmo forte. Paramos no camping Palmas para eu deixar a barraca e partimos de ataque para o Farol. Antes do farol fizemos uma parada na linda praia dos Castelhanos.