/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5d6fdcd83312a/adventure/60c16942de8b2/60c16942e11fd-2.jpg)
TRAVESSIA LARANJEIRAS X FUNIL
Primeira travessia do projeto travessias Travessia de três canyons - laranjeiras - portal - funil .
Camping Canyon TrekkingEntao , começando com meu projeto de travessias a primeira escolhida foi a travessia do canyon laranjeiras até o canyon funil passando pelo canyon portal .
Um mês antes começando a organizar essa Travessia nada muito técnico apenas coletamos algumas informações .
O Thiago esteve pela região a passeio e acabou indo até o laranjeiras tirar algumas dúvidas e pegar os contatos dos proprietários dos canyons.
Com algumas informações já em mãos decidimos a data e começamos a nós preparar , meus horários são complicados então decidimos fazer essa Travessia em três dias usando a segunda feira .
Chegou nossa data da travessia programada para dia 5/06 . Assim que eu chegasse do serviço pegaria o Thiago e iríamos e foi assim que aconteceu , cheguei por volta das 2:30 de sexta pra sábado peguei o carro e fui buscar o Thiago . Pegamos estrada até bom jardim da serra , escolha errada de caminho nos custou um pneu furado e uma dúvida se acabaríamos aqueles 50 km de estrada de chão sem furar outro pneu , andamos mais alguns quilômetros e chegamos em uma ponte ande dizia que estava proibida a passagem 🤦♂️. Não iria voltar tudo que já tinha andado então , decide atravessar a ponte a pé pra ver o estado que se encontrava .
Foto : Ponte
Com uma breve análise décimos atravessar , com os vidros abertos caso acontecesse algo , " não sou bobo " 😂 . Contei essa parte aqui só pra mostrar as cagadas que fizemos 🙅♂️.
chegamos em bom jardim da serra por volta das 9 da manha e fomos até o canyon laranjeiras aonde inicia a travessia . Então chegando lá conversamos com o pessoal que nos atendeu e ja começamos a organizar as mochilas , pois já era tarde .
Já havia outros grupos iniciando a Travessia e outros chegando . Terminamos de arrumar as cargueiras e iniciamos , com algumas informações basicas do pessoal do canyon entramos em uma trilha do gado que dá acesso ao canyon . Começo muito de boas ,trilha larga e bem demarcada , não tem erro .
Seguimos a trilha e logo a frente chegamos no campo aberto , já avistando o canyon . A trilha não deu 3 km . Lembrando que estávamos seguindo uma trilha do wikiloc .
Chegamos no canyon , caminhamos pela borda do lado esquerdo aonde tem uma vista linda dos paredões .
Ficamos ali um pouco e já seguimos caminho , a ideia era fazer a metade do trajeto no primeiro dia .
Bom a partir do canyon em diante começou a aventura , passamos pelo outro lado do canyon e seguimos em direção a uma floresta aonde iríamos ir costeando ela até sair em outra parte dos campos com umas vistas para lugares que ainda quero conhecer .
Passamos a floresta passando por alguns charcos e atravessando alguns rios . Já molhei os pés de entrada , isso me custará lá na frete 🤦♂️
A esquerda de onde estávamos tinha um platô que dava pra ver as Pirâmides sagradas , um lugar que ainda quero acampar , apenas olhamos de longe e seguimos nosso caminho para o outro lado . Subindo alguns barrancos chegamos em outro pico com uma vista linda pra cidade de Orleans .
Depois desse ponto descemos até chegar na trilha dos Pinheiros . Começo bem demarcado pelas vacas . Aqui já era por volta de 13:00 aonde decidimos parar pra comer um lanche e descansar um pouco . Descansamos e começamos a organizar as coisas pra seguir a trilha que seria só subida . Já estávamos colocando a mochila quando chegou o Everton um trilheiro de Criciúma que estava tbm fazendo a travessia . Ele se juntou a nós e seguimos subindo pelo pinheiros , sem muita visibilidade de trilha mais sabendo que teríamos que chegar no topo .
Subida um pouco cansativa mais nada absurdo , chegamos na parte de cima e novamente fomos costeando pelas bordas dos canyons .
A partir daqui se caminha pelos campos abertos , fica muito mais rápido e visível o caminho .
Já conseguimos avistar o canyon portal e outros pontos da travessia , alguns trechos com muito charcos e meus pés começam a me dar problemas , sentia um desconforto devido a estarem molhados .
Caminhamos mais alguns quilômetros até encontrar o amigo da nossa cidade, O Cássio que estava fazendo a travessia inverso , funil x laranjeiras . Conversamos um pouco e seguimos caminho . Logo a frente avistamos outro ponto mais alto da travessia aonde subimos pra ter alguma visão mais a frente . Ali lembramos sobre uma cachoeira que tinha no caminho . Então descemos e fomos tentar procurar . Ou melhor o Everton foi procurar por que meu pés já estavam me incomodando . Enquanto ele foi procurar pela cachoeira optei por secar meus pés e colocar meu tênis que havia trazido. Escolha certa !
Cachoeira encontrada , voltamos para nosso caminho , já era quase fim de tarde tínhamos ainda 1 hora de sol . Então decidimos ficar pelo canyon portal . Achamos o melhor lugar para nós abrigar do vento e montamos acampamento .
Até aqui havíamos caminhado 15 km .
Acampamento montado , cada um foi pra suas barracas descansar , fazer suas jantas .
Como eu estava de virada sem dormir, resolvi dormir um pouco e depois fazer a janta , estava bem cansado .
A noite deu alguns pingos de chuva nos alertando o que seria nosso segundo dia de travessia .
Acordamos cedo , o sol encabulado entre o canyon e algumas nuvens escuras , tiramos algumas fotos, tomamos café e descontamos acampamento .
O sol se escondeu atrás das nuvens e logo o tempo virou , a neblina tomou conta de todo o campo.
Nosso segundo dia foi assim , sem muita visibilidade , a sorte que estávamos usando o wikiloc , se não teríamos que ir pelas bordas dos canyon algo que faria perder muito tempo .
Muito sobe e desce nessa parte , caminhamos em direção ao ponto mais alto da travessia , aonde teria a primeira vista do canyon do funil.
( A vista que não tivemos devido a neblina )
Foi a subida mais puxada de toda Travessia , porém com o templo nublado nos ajudou. Desse ponto até o funil acho que foi mais umas 2:30 se não me engano .
Pegamos esse trecho de mata descendo o ponto mais alto , aonde a trilha não é bem marcada e erramos um pouco o caminho. Mas sabemos que tinha que descer então só fomos 🙅♂️
Chegamos próximos ao canyon do funil mais alguns caminhos de mata pra atravessar , alguns córregos e passamos por um possível ponto de acampamento pra quem quer se esconder do vento .
Um lugar legal de acampar , próximo ao canyon funil .
Depois daqui seguimos mais um pouco, e encontrarmos um córrego de água , aonde abastecemos as garrafas , até por que a ideia era acampar no funil. Por que nosso resgate iria nos buscar na segunda feira .
Passamos duas cercas e logo chegamos no canyon do funil. Queria muito ver aquela vista do funil que via em fotos . Porém não foi dessa vez me lasquei 🤦♂️
Lembrando que pegamos chuva logo após sair do acampamento . Foi quase o dia inteiro chovendo .
Essa foi nossa vista do canyon do funil , por que abriu um pouco o tempo se não , não ia ver nada.
Ficamos um pouco ali pra ver se abriria mais o tempo e descidindo se acampariamos por ali , nesse meio tempo recebemos visitas que vieram lá da serra do Rio do rastro .
Tinha uns 8 Quatis famintos e amigáveis
Bom , o tempo não mudou e parecia que não mudaria , era cedo ainda e descidimos finalizar a travessia no domingo mesmo .
Obs: o Thiago não tava muito de acordo não 😂
seguimos a estrada do funil , daria mais umas 2:00 até a porteira , lembrando que estávamos sem nosso translado e sinal do telefone .
Chegamos na porteira e seguimos pelo asfalto até uma churrascaria que tinha ali próximo , uns 3 km de asfalto .
Chegamos na churrascaria e pedimos pra usar o banheiro pois estávamos todos molhados , trocamos de roupas e aí começou nossa aventura atrás de alguém pra nós buscar kkkkk .
Foi uma lota até que o rapaz da churrascaria nós ofereceu carona até a cidade de bom jardim da serra . Aceitamos e ele nos deixou em uma pizzaria. Salvou o rolê 🤘
Descemos na pizzaria ,tinha até lareira , caralho colocamos a mesa enfrente a lareira 🔥 pedimos uma pizza e devoramos , foi lindo de ver .🙃
Depois que já estávamos alimentados lembramos que ainda tinha que conseguir uma carona até o canyon do funil aonde estava nosso carro e a moto do Everton .
Então liga aqui liga lá , consegui o número do Gigio proprietário de uns chalés próximo ao canyon . Cara super gente boa .
Conseguiu um chalé pra nós num valor bacana e ainda levaram um carro pra nós até a pizzaria .
Não mandou ninguém buscar a gente não , deixaram o carro lá pra nós ir até a pousada dele , era uma caminhonete de dois lugares então jogamos as cargueiras atrás e fomos os três espremidos dentro 😬
Chegamos lá fomos buscar o carro , e voltamos para o chalé . Banho quente , cama, depois de uma travessia tem seu valor .
Acordamos cedo e fomos tomar café , conversamos um tempão com o casal da pousada e partimos .
Tinha que levar o Everton ainda até a entrada da trilha pra ele ir buscar a moto dele .
Assim finalizamos , deixamos ele na trilha , e seguimos rumo a caxias .
Mais uma Travessia concluída com sucesso 🤘
Essas travessia faz parte do meu projeto pessoal de travessias que quero fazer esse ano , nas matérias do meu perfil tem a lista de Travessia que quero fazer .
Próxima Travessia : Travessia das cumeeiras em julho .
Participantes :
Everton poli
Thiago lazarri
Douglas Dessotti
Que travessia incrível hein.... showww.... Segura o Douglas e o Tiago.... admiro de mais as histórias de vocês. Obs.: o golzinho sempre contando uma história nova hahahha... e aquela ponte do início, senhorr...deu medo...corajosos!!!!
Só tem a piorar ops melhorar 😂😂
Irado, Douglas! Ainda bem que conseguiu resolver o perrengue dos pés molhados... essa é a minha sina quase sempre... só que eu nunca levo um tênis extra..kkkk Essa trilha está na minha lista tb. Parabéns!
Pois é Edison , pés molhados chega uma hora que incomoda . Achei muito massa a travessia faria de novo só que em 4 dias pra curte bem cada pico .
Mais tempo é sempre a melhor pedida para realizar qualquer aventura. Quem gosta de cruzar montanha de olho no relógio é a turma do trail running, kkkk