Douglas Dessotti 10/06/2021 18:05 com 2 participantes
    TRAVESSIA LARANJEIRAS X FUNIL

Primeira travessia do projeto travessias Travessia de três canyons - laranjeiras - portal - funil .

Acampamento Cânion Trekking

Entao , começando com meu projeto de travessias a primeira escolhida foi a travessia do canyon laranjeiras até o canyon funil passando pelo canyon portal .

Um mês antes começando a organizar essa Travessia nada muito técnico apenas coletamos algumas informações .

O Thiago esteve pela região a passeio e acabou indo até o laranjeiras tirar algumas dúvidas e pegar os contatos dos proprietários dos canyons.

Com algumas informações já em mãos decidimos a data e começamos a nós preparar , meus horários são complicados então decidimos fazer essa Travessia em três dias usando a segunda feira .

Chegou nossa data da travessia programada para dia 5/06 . Assim que eu chegasse do serviço pegaria o Thiago e iríamos e foi assim que aconteceu , cheguei por volta das 2:30 de sexta pra sábado peguei o carro e fui buscar o Thiago . Pegamos estrada até bom jardim da serra , escolha errada de caminho nos custou um pneu furado e uma dúvida se acabaríamos aqueles 50 km de estrada de chão sem furar outro pneu , andamos mais alguns quilômetros e chegamos em uma ponte ande dizia que estava proibida a passagem 🤦‍♂️. Não iria voltar tudo que já tinha andado então , decide atravessar a ponte a pé pra ver o estado que se encontrava .

Foto : Ponte

Com uma breve análise décimos atravessar , com os vidros abertos caso acontecesse algo , " não sou bobo " 😂 . Contei essa parte aqui só pra mostrar as cagadas que fizemos 🙅‍♂️.

chegamos em bom jardim da serra por volta das 9 da manha e fomos até o canyon laranjeiras aonde inicia a travessia . Então chegando lá conversamos com o pessoal que nos atendeu e ja começamos a organizar as mochilas , pois já era tarde .

Já havia outros grupos iniciando a Travessia e outros chegando . Terminamos de arrumar as cargueiras e iniciamos , com algumas informações basicas do pessoal do canyon entramos em uma trilha do gado que dá acesso ao canyon . Começo muito de boas ,trilha larga e bem demarcada , não tem erro .

Seguimos a trilha e logo a frente chegamos no campo aberto , já avistando o canyon . A trilha não deu 3 km . Lembrando que estávamos seguindo uma trilha do wikiloc .

Chegamos no canyon , caminhamos pela borda do lado esquerdo aonde tem uma vista linda dos paredões .

Ficamos ali um pouco e já seguimos caminho , a ideia era fazer a metade do trajeto no primeiro dia .

Bom a partir do canyon em diante começou a aventura , passamos pelo outro lado do canyon e seguimos em direção a uma floresta aonde iríamos ir costeando ela até sair em outra parte dos campos com umas vistas para lugares que ainda quero conhecer .

Passamos a floresta passando por alguns charcos e atravessando alguns rios . Já molhei os pés de entrada , isso me custará lá na frete 🤦‍♂️

A esquerda de onde estávamos tinha um platô que dava pra ver as Pirâmides sagradas , um lugar que ainda quero acampar , apenas olhamos de longe e seguimos nosso caminho para o outro lado . Subindo alguns barrancos chegamos em outro pico com uma vista linda pra cidade de Orleans .

Depois desse ponto descemos até chegar na trilha dos Pinheiros . Começo bem demarcado pelas vacas . Aqui já era por volta de 13:00 aonde decidimos parar pra comer um lanche e descansar um pouco . Descansamos e começamos a organizar as coisas pra seguir a trilha que seria só subida . Já estávamos colocando a mochila quando chegou o Everton um trilheiro de Criciúma que estava tbm fazendo a travessia . Ele se juntou a nós e seguimos subindo pelo pinheiros , sem muita visibilidade de trilha mais sabendo que teríamos que chegar no topo .

Subida um pouco cansativa mais nada absurdo , chegamos na parte de cima e novamente fomos costeando pelas bordas dos canyons .

A partir daqui se caminha pelos campos abertos , fica muito mais rápido e visível o caminho .

Já conseguimos avistar o canyon portal e outros pontos da travessia , alguns trechos com muito charcos e meus pés começam a me dar problemas , sentia um desconforto devido a estarem molhados .

Caminhamos mais alguns quilômetros até encontrar o amigo da nossa cidade, O Cássio que estava fazendo a travessia inverso , funil x laranjeiras . Conversamos um pouco e seguimos caminho . Logo a frente avistamos outro ponto mais alto da travessia aonde subimos pra ter alguma visão mais a frente . Ali lembramos sobre uma cachoeira que tinha no caminho . Então descemos e fomos tentar procurar . Ou melhor o Everton foi procurar por que meu pés já estavam me incomodando . Enquanto ele foi procurar pela cachoeira optei por secar meus pés e colocar meu tênis que havia trazido. Escolha certa !

Cachoeira encontrada , voltamos para nosso caminho , já era quase fim de tarde tínhamos ainda 1 hora de sol . Então decidimos ficar pelo canyon portal . Achamos o melhor lugar para nós abrigar do vento e montamos acampamento .

Até aqui havíamos caminhado 15 km .

Acampamento montado , cada um foi pra suas barracas descansar , fazer suas jantas .

Como eu estava de virada sem dormir, resolvi dormir um pouco e depois fazer a janta , estava bem cansado .

A noite deu alguns pingos de chuva nos alertando o que seria nosso segundo dia de travessia .

Acordamos cedo , o sol encabulado entre o canyon e algumas nuvens escuras , tiramos algumas fotos, tomamos café e descontamos acampamento .

O sol se escondeu atrás das nuvens e logo o tempo virou , a neblina tomou conta de todo o campo.

Nosso segundo dia foi assim , sem muita visibilidade , a sorte que estávamos usando o wikiloc , se não teríamos que ir pelas bordas dos canyon algo que faria perder muito tempo .

Muito sobe e desce nessa parte , caminhamos em direção ao ponto mais alto da travessia , aonde teria a primeira vista do canyon do funil.

( A vista que não tivemos devido a neblina )

Foi a subida mais puxada de toda Travessia , porém com o templo nublado nos ajudou. Desse ponto até o funil acho que foi mais umas 2:30 se não me engano .

Pegamos esse trecho de mata descendo o ponto mais alto , aonde a trilha não é bem marcada e erramos um pouco o caminho. Mas sabemos que tinha que descer então só fomos 🙅‍♂️

Chegamos próximos ao canyon do funil mais alguns caminhos de mata pra atravessar , alguns córregos e passamos por um possível ponto de acampamento pra quem quer se esconder do vento .

Um lugar legal de acampar , próximo ao canyon funil .

Depois daqui seguimos mais um pouco, e encontrarmos um córrego de água , aonde abastecemos as garrafas , até por que a ideia era acampar no funil. Por que nosso resgate iria nos buscar na segunda feira .

Passamos duas cercas e logo chegamos no canyon do funil. Queria muito ver aquela vista do funil que via em fotos . Porém não foi dessa vez me lasquei 🤦‍♂️

Lembrando que pegamos chuva logo após sair do acampamento . Foi quase o dia inteiro chovendo .

Essa foi nossa vista do canyon do funil , por que abriu um pouco o tempo se não , não ia ver nada.

Ficamos um pouco ali pra ver se abriria mais o tempo e descidindo se acampariamos por ali , nesse meio tempo recebemos visitas que vieram lá da serra do Rio do rastro .

Tinha uns 8 Quatis famintos e amigáveis

Bom , o tempo não mudou e parecia que não mudaria , era cedo ainda e descidimos finalizar a travessia no domingo mesmo .

Obs: o Thiago não tava muito de acordo não 😂

seguimos a estrada do funil , daria mais umas 2:00 até a porteira , lembrando que estávamos sem nosso translado e sinal do telefone .

Chegamos na porteira e seguimos pelo asfalto até uma churrascaria que tinha ali próximo , uns 3 km de asfalto .

Chegamos na churrascaria e pedimos pra usar o banheiro pois estávamos todos molhados , trocamos de roupas e aí começou nossa aventura atrás de alguém pra nós buscar kkkkk .

Foi uma lota até que o rapaz da churrascaria nós ofereceu carona até a cidade de bom jardim da serra . Aceitamos e ele nos deixou em uma pizzaria. Salvou o rolê 🤘

Descemos na pizzaria ,tinha até lareira , caralho colocamos a mesa enfrente a lareira 🔥 pedimos uma pizza e devoramos , foi lindo de ver .🙃

Depois que já estávamos alimentados lembramos que ainda tinha que conseguir uma carona até o canyon do funil aonde estava nosso carro e a moto do Everton .

Então liga aqui liga lá , consegui o número do Gigio proprietário de uns chalés próximo ao canyon . Cara super gente boa .

Conseguiu um chalé pra nós num valor bacana e ainda levaram um carro pra nós até a pizzaria .

Não mandou ninguém buscar a gente não , deixaram o carro lá pra nós ir até a pousada dele , era uma caminhonete de dois lugares então jogamos as cargueiras atrás e fomos os três espremidos dentro 😬

Chegamos lá fomos buscar o carro , e voltamos para o chalé . Banho quente , cama, depois de uma travessia tem seu valor .

Acordamos cedo e fomos tomar café , conversamos um tempão com o casal da pousada e partimos .

Tinha que levar o Everton ainda até a entrada da trilha pra ele ir buscar a moto dele .

Assim finalizamos , deixamos ele na trilha , e seguimos rumo a caxias .

Mais uma Travessia concluída com sucesso 🤘

Essas travessia faz parte do meu projeto pessoal de travessias que quero fazer esse ano , nas matérias do meu perfil tem a lista de Travessia que quero fazer .

Próxima Travessia : Travessia das cumeeiras em julho .