Cachoeira do Salto Escondido - Nova Roma do Sul / RS

Trilha saindo da ponte de ferro, passando pelo cemitério sueco e explorando a base e o topo da cachoeira.

Hiking Cachoeira

O caminho total foi de aproximadamente 20km (meu GPS não se comportou bem próximo à cachoeira, me desculpem). Foram aproximadamente 7h de deslocamento e 10h total.

CUIDADO COM O GPS
Se você colocar "Nova Roma do Sul" ou "Cachoeira do Salto Escondido", o GPS vai te conduzir até a parte superior da cachoeira. O ponto de partida da trilha é imediatamente após atravessar a ponte de ferro.

Deixamos os carros em uma pequena lancheria ao lado da ponte de ferro e seguimos à pé para realizar a trilha.

É possível ir de carro dentro da trilha até duas casinhas a aproximadamente 2km da cachoeira, recomendamos o uso de carros altos ou 4x4 pois o terreno estava bastante irregular e com bastante barro quando fomos.

A maior parte do caminho seguimos uma trilha por onde passam veículos, sempre que teve bifurcações, seguimos a trilha dos carros (sempre à direita). Depois nos deparamos com uma cerca de onde só é possível seguir à pé.

No caminho, realizamos diversas vezes a travessia de um córrego, é possível passar por cima das pedras (algumas soltas).

Próximo à cachoeira, existem duas bifurcações no caminho:

- A primeira, pegando à direita, se vai até o topo da cachoeira. A trilha é bem íngrime, subindo em zigue-zague até uma cerca com uma placa de "propriedade privada". O acesso à cachoeira é por dentro dessa propriedade.

- Seguindo na bifurcação pela esquerda, se chega em uma segunda bifurcação onde, pela esquerda o caminho leva até próximo à Usina Hidrelétrica. Segundo um proprietário local, existe uma guarita com um guarda e a entrada NÃO é permitida.

- Seguindo (na segunda bifurcação) à direita, você chegará na base da cachoeira.

Ederson de Vargas Vieira

Porto Alegre - RS

Sempre gostei de viajar e conhecer novos lugares. Sempre gostei muito e pratiquei pouco. Agora, depois de macaco velho, estou realizando esse antigo desejo de desbravar por aí!