AventureBox
Create your account Login Explore Home
Eduardo Weckerle 07/14/2017 23:00
    Travessia SERRA FINA em 4 minutos

    Travessia SERRA FINA em 4 minutos

    Relato com vídeo da travessia

    Trekking Mountaineering Camping

    O Início da travessia foi feito na Toca do Lobo, no município de Passa Quatro - MG. Chegamos até a toca com o transfer do Hostel Serra Fina (35) 997203939 feito pelo guia Cristiano (35) 991910372, recomendo ambos pela humildade e hospitalidade sem igual.

    Começamos a caminhada 8h da manhã e chegamos no Alto do Capim Amarelo por volta do meio dia. Vou falar uma coisa para vocês, essa é definitivamente a pior parte da travessia. Um aclive muito grande, um capim infernal, e todo o peso da mochila. Você pode pegar a sua água já na toca, ou então 1h a frente em um lugar chamado quartzito, onde existe uma água amarelada que não faz mal nenhum para a saúde, pode ser bebida sem medo e foi o que eu fiz. Quem passou a dica foi o Cristiano que é guia de tempos da Serra Fina. Abasteci 4 litros. Dica do dia: Não acampe no topo do capim, adiante e vá até uma área de camping bem grande e plana chamada maracanã. Foi o que fizemos, chegamos lá passando das 14hrs.

    No dia seguinte começamos a caminhada perto das 9h. Chegamos no próximo ponto de água que é na base da Pedra da Mina 12h, fizemos nosso almoço e tocamos montanha a cima. Neste ponto de água você deve pegar o suficiente para subir a pedra, jantar e tomar o café da manhã do dia seguinte, para mim isso se traduz em no máximo 2 litros. Chegamos no topo da Pedra da Mina 15h, subida relativamente tranquila. Lá em cima os ratos vão tentar roubar a sua comida se ela tiver cheiro forte e você der bobeira. A noite foi bem fria por causa do vento, mas as muretas de pedra ajudam bastante dentro da barraca.

    No terceiro dia começamos a caminhar somente às 9h. Com 45 minutos de descida você já visualiza o primeiro ponto de água no Vale do Ruah, caso você precise abastecer. Nesse momento a trilha segue por 1 hora margeando o rio que corta o vale, então você pode esperar para abastecer quando você estiver para "se separar" do riacho. Abasteça completo, no meu caso foram 4 litros. Seguimos a trilha e chegamos no topo do Pico dos 3 estados 15h.

    No último dia de travessia começamos a caminhar 8h, estávamos dentro de uma nuvem literalmente. Chuva fina e vento gelado, realmente passamos frio nesse dia pois a caminhada era sempre por cristas expostas ao vento. Com 2 horas de caminhada conquistamos o cume do Alto dos Ivos, dali em diante foram mais 3 horas para chegarmos até o final da travessia, às 13h. O interessante é que lá embaixo o dia estava bem bonito, enquanto no topo da montanha não se via nada. Neste dia os bambus quase te puxam para trás, mas quando você adentrar uma floresta e diminuir a "população de bambus" você já pode ficar tranquilo, dali em diante é só vitória!

    Cristiano nos buscou no sítio do Pierre com cerveja gelada e voltamos para o Hostel.

    A travessia foi realizada no inverno, mas pos sorte pegamos tempo bom em 3 dos 4 dias. Minha sugestão de roupa para essa travessia é: conjunto segunda pela, conjunto fleece, 2 calças de caminhada, 2 camisetas de caminhada manga longa, 1 anorak e se quiser mais 1 jaqueta de plumas. Para dormir usei um saco da nautika chamado Mummy, conforto 8ºc e mais um cobertor fleece, além de quase toda a roupa. Não passei frio durante as noites.

    Eduardo Weckerle
    Eduardo Weckerle

    Published on 07/14/2017 23:00

    Performed from 06/29/2017 to 07/02/2017

    Views

    4100

    1 Comments
    Ana Carolina Veloso 07/31/2017 08:30

    Top!!!

    Eduardo Weckerle

    Eduardo Weckerle

    Blumenau - SC

    Rox
    283

    Hiking, Trekking e MTB.

    Adventures Map