/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5596986d7bed4/adventure/5597400d899a4/559747dacafc4-2.jpg)
Travessia Ferrovia do Trigo RS, Muçum x Guaporé (Alternativa)
Trekking de 40 km feito em três dias e com acampamentos selvagens tendo como atrativo principal o Viaduto 13.
Trekking CampingTravessia da Ferrovia do Trigo ( finalizando na localidade de Colombo)
Iniciando em Muçum, passando pelos principais atrativos da trilha (maiores túneis, 3 viadutos metálicos, o Viaduto 13 e algumas cachoeiras), tomando um atalho no final que leva até a Rodovia RS 129, na localidade de Colombo, de onde é possível pegar ônibus para Guaporé ou de volta para Muçum. Este atalho economiza aproximadamente 10 kms de trekking pesado que se daria até Guaporé num trecho sem grandes atrativos.
O Viaduto do Exército, conhecido também como Viaduto 13, é a denominação dada a um viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, a EF-491, no trecho entre os municípios de Vespasiano Correia e Muçum, no Rio Grande do Sul.
A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".
Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 1970, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, pela empresa Serviços de Engenharia Emílio Baumgart (SEEBLA). Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, e é tido como o maior viaduto ferroviário da América Latina e o segundo mais alto do mundo, superado apenas pelo Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura.
Trekking pesado e desgastante, sempre pisando em trilhos e brita o que exige um calçado muito resistente e um preparo físico adequado.
Existem bons pontos de coleta de água que estão sinalizados no tracklog:
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8074355
Obs.: Não recomendado para quem tem fobia de altura ou lugares fechados. É preciso também estar atento as passagens do trem.
P.S.: Esta saída em Colombo larga você bem na frente de um restaurante e churrascaria. :)
é uma trilha bem bacana mesmo Fabio...bastante cansativa pois o tempo todo é andando nos trilhos, dormentes e brita...mas vale muito pois é cheia de surpresas. Dica: calçado forte para os trilhos, lanterna de cabeça para os túneis e atenção com a passagem do trem.
Ola Edson! Eu irei fazer a travessia de Guapore até Muçum pela ferrovia do trigo, pode me ajudar com algumas dicas? Vai ser meu primeiro mochilão!
Opa! Posso ajudar sim... já fiz a travessia algumas vezes... não tem muito segredo, apenas exige bastante disposição. Eu sempre faço ao contrário, de Muçum para Guaporé por facilitar a logística de ônibus para mim, pois moro em Porto Alegre.
Queria saber mais ou menos a frequência dos trens? Pra não tomar nenhum susto em um túnel ou viaduto.
Tem ônibus de Muçum para Guaporé seguido? Pois sou de Erebango, ai tenho que pegar um Ônibus em Guaporé para Passo Fundo e depois para casa.
Difiícil saber o horário dos trens, o que percebi em todas as vezes que fui, é que passava duas vezes, uma indo e outra voltando, geralmente na noite... mas teve uma vez em que ele passou e estávamos dentro do túnel. Isso não é grande problema pois dá para escutar de muito longe o som do trem e ter tempo para entrar num dos recuos que existem dentro dos túneis, ou nos guarda corpo dos viadutos... Já os horários dos ônibus, veja aqui: http://www.bentotransportes.com.br/horarios/horarios.php
muito obrigado
Qualquer outra dúvida, mande aí! ;)