Alberto Farber 04/06/2018 11:31
    Kaiak no Rio Chepu

Kaiak no amanhecer do dia no Rio Chepu, Ilha de Chiloé.

Canoagem

Em fevereiro e março de 2018 fiz uma viagem pelo Chile, tinha um roteiro programado, mas bastante tempo de sobra, então algumas coisas ficaram soltas, outras não sairam como o planejado e outras surgiram espontaneamete e surpreenderam.

No final da viagem estavamos em Puerto Varas, tinha várias coisas planejadas para fazer na cidade, mas como TODOS os tours por lá tem um preço muito caro, encurtei a estadia na cidade e resolvi conhecer a Ilha de Chiloé.

Para chegar em Chiloé, é preciso pegar um onibus em Puerto Montt, este ônibus atravessa de balsa até Ancud, e de lá é possível ir até Castro (maior cidade da ilha) e para vários outros lugares.

Ancud e a Ilha de Chiloé como um todo é um lugar mistico, cheio de lendas sobre brucharias e personagens do folclore local, mas todos os personagens tem uma história verdadeira por trás do seu significado, que só é possível descobrir conversando com os locais.

Cheguei sem nada planejado, sem muitas expectativas. No hostel em que fiquei hospedado, o dono me falou sobre um passeio de kaiak saindo muito cedo para ver o nascer do sol no Rio Chepu. Bah, quando ele falou Kaiak meus olhos brilharam !!! e quando ele falou o preço, mais ainda!!! ahahahaha.

O rio Chepu se formou depois de um terremoto e por consequência um tsunami que atingiu a Ilha na década de 80 (se não estou enganado). Toda a região que hoje é o rio era de bosque, que depois do evento ficou todo alagado, a água do rio é bem escura por conta da materia orgânica que tem por baixo, em alguns pontos do rio da pra sentir o cheiro de enxofre pela decomposição da materia orgânica. Hoje este rio é um dos principais da ilha toda, muitas empresas retiram a madeira que ficou submersa para usar na construção civil, apesar de estar submersa a madeira é extremamente resistente, e de fato barata, então a maioria das casas da ilha são feitas dessa madeira.

Acredito que o objetivo do Aventurebox é relatar aventuras, preferencialmente feitas de maneira autosuficiente e não uma plataforma de relato de viagens. MASSSSSSSSS

Este passeio de Kaiak foi uma passeio comercial? SIM, mas foi a melhor experiência que eu tive em toda a viagem, realizei uma vontade muito antiga de andar de kaikak, em um lugar MAGICO! impossível descrever a sensação de paz que este lugar transmite ! Então, pra mim foi uma aventura e tanto!!!

Estavamos em 4 pessoas fazendo o passeio (eu, minha namorada e outra guria do hostel + o dono que foi de guia). Silencio absoluto, somente o som do remo batendo na água, os passáros cantando. Muito mais tranquilo e com muito mais privacidade do que um trekking + acampamento no Pico Parana em um feriado, que apesar de ir e fazer tudo sozinho, você divide a montanha com VÁRIAS outras pessoas, sem falar no lixo e etc.........

Infelizmente minha gopro tava sem bateria, consegui tirar algumas fotos com o celular apenas.

Consegui ver de muito perto um Martin Pescador, uma ave lindissima !!!!!! e mais legal ainda ver ela mergulhando pra pescar. SENSACIONAL !!!

Fica a dica pra que visitar a região, não perca essa oportunidade de conhecer esse lugar !!!!!