No Blog Gear Tips nós já apresentamos o que são os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 17 Objetivos, acompanhados de suas respectivas metas, foram criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para orientar decisões e as formas de contribuição de todos os setores da sociedade até 2030. Os ODS visam assegurar uma proteção duradoura do planeta e de seus recursos naturais, o crescimento economicamente sustentado e promover uma maior consciência social em sociedades mais justas, igualitárias e inclusivas.

Para nos aprofundarmos no assunto, iniciamos um extenso trabalho de análise e mapeamento dos ODS com o objetivo de melhor compreender quais são aqueles nos quais podemos identificar uma clara contribuição da prática de atividades ao ar livre, como camping, hiking, trekking e trail running. Assim, consequentemente, entender quais as contribuições da atuação do Gear Tips Outdoor neste processo. Como primeiro fruto deste trabalho, apresentamos aqui no AventureBox duas materias listando quais são os 7 ODS mapeados nos quais nossa atuação possui uma contribuição pertinente. São esses:

A ideia deste artigo é elaborar melhor sobre a participação do Gear Tips no primeiro dentre os ODS mapeados:

• 4 - Assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 4 - Educação de Qualidade

A capacitação e o empoderamento dos indivíduos é o centro deste objetivo. É através da educação que somos capazes de ter nossa real liberdade e autonomia. A promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos possibilitará a construção de um mundo melhor.

A natureza e todos os desafios e paisagens por ela proporcionadas são, sem dúvidas, um dos melhores métodos de aprendizagem. A educação experiencial através da prática de atividades outdoor e o desenvolvimento técnico e socioemocional relacionados causam impactos positivos para alcançarmos um estilo de vida mais consciente.

Através da educação ao ar livre, melhor compreendemos as complexidades do mundo e podemos consolidar todo o conhecimento provindo de métodos tradicionais. Além disso, desenvolvemos e evoluímos habilidades a cada aventura, entendemos que a cooperação é a melhor forma de superação e conhecemos mais sobre nós mesmos e como nos relacionamos com o ambiente.

Neste contexto, dentre as metas estabelecidas pela ONU destacamos as abaixo listadas:

• 4.4 - Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
  • 4.7 - Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.Desde 2016 o Gear Tips Outdoor promove workshops presenciais em lojas, congressos e eventos espalhados nos mais diversos locais do Brasil. De maneira semelhante, é parte essencial de nossa operação a geração de conteúdo técnico e de qualidade através de plataformas digitais.

Os principais objetivos do Gear Tips são disseminar conhecimento técnico e a educação experiêncial, contribuir para a promoção de estilos de vida conectados com a natureza, a evolução esportiva, consciente e o empreendedorismo. Para isso, nós promovemos diversos workshops presenciais em todo o Brasil, além de muito conteúdo em ambientes online.

Educação sobre equipamentos outdoor – Workshop Deuter

Além disso, apoiamos escolas do segmento de aventura que promovem diversos treinamentos relacionados e incentivamos a disseminação de conhecimento através das conexões e benefícios promovidos pelo projeto Gear Tips Club.

Educação outdoor – Curso de orientação e Navegação – Parceria do Gear Tips com a Outward Bound Brasil

Workshop de Primeiros Socorros da WMAI Brasil em Parceria com o Gear Tips Club.

Por fim, em 2019 aconteceu o Gear Tips Trekking Experience: um evento presencial de três dias no Parque Nacional do Itatiaia, com palestras e workshops focados nas características dos principais equipamentos para multi-day hike, trekking light, trekking tradicional e alta montanha.

Evento Gear Tips Experience

Trabalhamos para que o Gear Tips continue desempenhando um importante papel na promoção de uma educação técnica e de qualidade em um mundo melhor. Queremos fazer a diferença. Fique ligado pois no próximo artigo sobre o tema falaremos sobre o ODS 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Versão revisada e atualizada do artigo: https://geartips.com.br/educacao-qualidade-objetivos-desenvolvimento-sustentavel/

-----

Gostou do artigo? Tenha acesso a todo o nosso conteúdo exclusivo no Gear Tips Club. São mais de 150 horas de vídeos, descontos em livros e muitos outros benefícios!

Seja um membro e tenha acesso a todas essas vantagens. Nosso propósito é:

• Conectar praticantes de atividades ao ar livre com guias, instrutores, marcas e entre si, fortalecendo o laço de comunidade e ampliando suas redes de relacionamento.
  • Capacitar através da disseminação de conhecimento é a melhor forma de praticarmos atividades ao ar livre de forma segura. Nosso objetivo é guiá-lo pelas trilhas do conhecimento, compartilhando conteúdos técnicos sobre equipamentos e habilidades específicas para a prática de esportes de aventura.
  • Equipar com um melhor entendimento sobre tecnologias e equipamentos para que você faça as escolhas certas para sua aventura. Nossos parceiros oferecem descontos significativos em mais de 3.000 itens!

Conheça mais sobre o Gear Tips Outdoor:

Veja também a nossa Loja Online Gear Tips, onde além de itens personalizados com nossa marca, criamos uma Livraria de Aventura!

Gear Tips

Publicado em 05/05/2021 20:35

Gear Tips

Nosso propósito é capacitar, equipar e conectar os praticantes de atividades ao ar livre!

geartips.com.br

Dri @Drilify, Peter Tofte e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.