Guilherme Cavallari 19/10/2016 15:33
    CICLOMANTIQUEIRA - a Serra da Mantiqueira de mountain bike

1.168 km de trilhas conectando toda a crista da Serra da Mantiqueira, de Extrema (MG) a Conceição do Ibitipoca (MG), ida e volta.

Mountain Bike Longa Distância

Na minha biblioteca aventura — com centenas de títulos em diversos idiomas — tenho vários volumes com indicações, por exemplo, do "melhores destinos de trekking do mundo", "melhores roteiros de mountain bike do planeta" e assi por diante. Tudo dividido por continentes. Quando abro um desses livros na América do Sul, encontro destinos no Chile, Argentina, Peru, Bolívia e até no Equador. Nada do Brasil! É como se o Brasil não existisse, não constasse no mapa-múndi, como se não fôssemos quase a metade do continente em área!

Pode parecer prepotência, mas quando decidi mapear a Serra da Mantiqueira inteira para mountain bike, eu tinha a intenção de mudar essa história. Imaginei que um roteiro por estradinhas de terra pouco visitadas por veículos motorizados, trilhas e caminhos alternativos, que conectasse a crista dessa importante formação montanhosa nacional, teria potencial de "colocar o Brasil no mapa internacional da aventura". E continuo acreditando nisso!

A CICLOMANTIQUEIRA — como batizei esse roteiro que inventei — terminou com 1.168 km de extensão, divididos em 30 dias de pedal, conectando tudo o que havia de melhor na Mantiqueira, com as localidades de Monte Verde (MG), Gonçalves (MG), São Francisco Xavier (SP), Campos do Jordão (SP), Passa Quatro (MG), Visconde de Mauá (RJ), Maria da Fé (MG), Aiuruoca (MG) e Conceição do Ibitipoca (MG). No caminho estão ainda vários marcos geográficos e naturais, como a Pedra do Baú, o Parque Nacional de Itatiaia, o Pico do Papagaio, a Pedra Selada, o Parque Estadual de Ibitipoca, a cachoeira da Fragária e muito mais.

Percorrer e conectar todos esses pontos de mountain bike, em quatro expedições de cinco a sete dias ao longo de pouco mais de três meses, foi como redescobrir o Brasil. Fiquei tão impressionado com a beleza natural, a riqueza cultural, o potencial de turismo aventura e a infinita paz e harmonia com o meio natural que, anos depois, acabei me mudando para a Serra da Mantiqueira. Hoje vivo com minha esposa, Adriana Braga, em Gonçalves (MG), onde mantemos uma escola de aventura e uma abrigo de montanha chamado REFÚGIO KALAPALO.

Toda essa aventura foi impressa no livro GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA, de minha autoria e publicado pela Kalapalo Editora, com várias fotos coloridas de cada dia, plano altimétrico, planilha, indicações de onde dormir, onde comer, quem procurar em cada local e os hospitais mais próximos. Um livro que pode te ajudar a redescobrir o país onde você vive!