AventureBox
Create your account Login Explore Home
TRANSMONGÓLIA - travessia solo da Mongólia em bikepacking

TRANSMONGÓLIA - travessia solo da Mongólia em bikepacking

3.633 km do extremo oeste ao extremo leste da Mongólia, passando pelo extremo norte, sozinho e autossuficiente numa mountain bike

Mountain Bike Bikepacking

Em 2019, logo antes da pandemia de covid-19 assolar o mundo, passei quatro meses na Ásia Central. Minha intensão era cruzar a Mongólia sozinho de bicicleta. A ideia era começar a pedalar no extremo oeste e chegar até o extremo leste. Sem roteiro definido, por conta da escassez de água, de estradas e de informações, deixei para definir o caminho que me levaria pela Mongólia uma vez que a expedição começasse.

Depois de uma passagem relativamente rápida pela China, onde passei uma semana em Beijing, peguei o trem até Ulaanbaatar, capital da Mongólia. Passei uma semana em UB, como a capital é carinhosamente chamada. Minha esperança era conseguir informações que me permitissem montar um roteiro para cruzar o país. Não consegui. Mesmo assim, tomei um ônibus até Ölgii, a última cidade maior, capital de estado, no oeste do país. De lá eu começaria a pedalar.

No final, foram 78 dias na bicicleta, completando 3.633 km de Ölgii até Choibalsan, a última capital de estado no extremo leste. No caminho passei ainda pelo extremo norte, onde pedalei metade da costa ocidental do lago Khövsgöl, o maior lago de água potável da Mongólia.

Essa travessia, repleta de descobertas, encontros, surpresas e sustos, está minuciosamente relatada no livro TRANSMONGÓLIA: GENGIS KHAN NA GARRAFA DE VODCA, que lancei no final de 2020 pela Kalapalo Editora. Como fiz em livros anteriores, a narrativa conta o dia a dia da minha travessia, mas conta também sobre a história e a cultura do país visitado. Detalhas dessa aventura também podem ser lidos no site www.kalapalo.com.br

Guilherme Cavallari
Guilherme Cavallari

Published on 09/27/2021 10:03

Performed from 07/20/2019 to 10/05/2019

Views

258

4 Comments
Tiago Oliveira 09/27/2021 15:07

Sensacional 👏👏

Tiago Oliveira 09/27/2021 15:46

Como é o transporte da bike até um destino desse? Paga-se somente pela bagagem extra/excesso ou há necessidade de alguma autorização específica?

Guilherme Cavallari 10/01/2021 07:49

Tem custo adicional se passar do limite de peso estabelecido pela passagem comprada. No meu caso, precisei pagar bagagem extra na volta, devido às coisas que adquiri na viagem. 

Ciclotrekking 09/29/2021 08:59

Irado!

Guilherme Cavallari

Guilherme Cavallari

Gonçalves - MG

Rox
985

Fundou e dirige a KALAPALO EDITORA desde 2001, produz e distribui conteúdo sobre aventura, com ênfase em mountain bike e trekking. Vive em Gonçalves (MG), no REFÚGIO KALAPALO.

Adventures Map
www.kalapalo.com.br

4 Posts

See More

5388 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Dri @Drilify, Bruna Fávaro and 414 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Peter Tofte and 159 others support the Together page.