Hélio Fenrich 18/10/2018 09:45
    MONTE DENALI - ALASCA

Quarta montanha do Projeto 7 Cumes de forma independente.

Alta Montanha Trekking Montanhismo

Monte Denali - Alasca é uma das montanhas do Projeto 7 Cumes, ou seja, a montanha mais alta de cada continente. Estou na quarta montanha desse projeto e estou realizando de forma independente. Desde inicio do projeto ir ao Denali seria algo únicoorque é uma montanha que iria exigir ao máximo, para chegar ao topo do Denali de forma auto-suficiente o montanhista precisa ser completo, ou seja, ser guia, carregador, cozinheiro, saber tomar decisões rápida e estar muito bem fisicamente.

O Monte Denali tem 6190 metros e esta situado na latitude 63 graus norte, muito próximo ao Ártico e devido sua localização geográfica, altitude, torna uma montanha extremamente fria, é considerada a montanha mais fria do planeta, mais fria até que o Monte Everest. Para ter uma noção meu relógio marcou -32 graus Celsius a 5200 metros de altitude e sensação térmica no topo de -46 graus Celsius.

A expedição começa em Anchorage, maior cidade do Alasca, serve de base para comprar alimentação e equipamentos que faltam, depois segue para Talkeetna, que é um pequeno vilarejo no coração do Alasca. O Denali é uma montanha única e uma das coisas diferentes comparadas as demais montanhas é a forma de chegar a ela, a única forma de chegar a montanha é através de avião. Pegasse um pequeno avião que vai sobrevoar parte da Cordilheira do Alasca e pousar num glaciar de gelo e para te buscar segue a mesma logística, depois disso é por sua própria conta, por tudo isso é uma montanha impar.

Nos dias que não esta nevando muito e você consegue visualizar, se tem a impressão que esta dentro de um filme, o cenário é expetacular, algo incrível mesmo, e vale cada esforço que se faz naquela montanha. Não importa as dificuldades que você esta passando, ver aquele cenário compensa tudo na vida.

Foram 11 dias para chegar ao topo, não foi nada fácil, teve expedições que devido as estratégias ficaram 19 dias na montanha e não conseguiram chegar ao topo, montanha muito dura mas se pode chegar ao topo com sucesso, basta trabalhar duro e ir vendendo um dia de cada vez.

Sempre, ACREDITE EM VOCÊ!

Algumas informações importantes:

Para ir ao Monte Denali precisa fazer registro e ser aprovado entrada pelo menos 60 dias antes de sua entrada na montanha, esse registro é feito no https://www.nps.gov/dena

Será agendada uma entrevista com os Rangers que passarão todas as informações de como proceder na montanha quanto a risco, manejo, preservação e dicas.

Para se ter sucesso na montanha é preciso ter várias estratégias e saber mudar levando em consideração seu estado físico e condições de climáticas.

Fazer uma mistura de alimentação é fundamental, ter um mix de comida liofilizado com outras refeições que usa no dia a dia, sem ter energia não tem como chegar ao topo.

Equipamentos de qualidade e corretos podem salvar a vida nessa montanha, então pesquise bem o que vai usar.

Qualquer duvida pode me adicionar e conversamos.