AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
James Polz 27/06/2021 19:50
    Ultra Travessia 200 km - Serra da Canastra - MG

    Ultra Travessia 200 km - Serra da Canastra - MG

    Trekking modo "fast trek" pela região da Serra da Canastra/MG/Brasil - Explorer Endurance Expedições - Filipe Bermal

    Trekking Cachoeira Montanhismo

    Serra da Canastra, berço de um dos rios mais importantes do Brasil, o Rio São Francisco. Trekking por vales, chapadas, desfiladeiros, em meio a flora do Cerrado e a inúmeros cursos d´água e claro, cachoeiras deslumbrantes de águas cristalinas e frias!!! (risos).

    Travessia em modo Fast Trek, na qual você só leva seus materiais e suprimentos de uso diário pela trilha, haja vista o apoio de uma equipe externa com veículo 4x4 no suporte de toda travessia, a "Andina", no transporte de barracas, sacos de dormir, isolantes térmicos, cozinha e demais suprimentos, estruturando o acampamento ao final de cada dia.

    O início e o final da travessia ocorrem no hostel Pé da Serra Babilônia, na zona rural do município de São João Batista do Glória. O local tem toda a simplicidade mineira caracterísitca, porém muito acolhedor. A estrutura dispõe de energia elétrica, beliches, um quarta com cama de casal, chuveiros quentes, internet, cozinha com fogão a lenha e a gás, água potável direto das montanhas e uma mini cachoeira aos fundos, com uma piscina natural linda!

    Após a chegada, reconhecimento de todo ambiente, acomodação, apresentações, o briefing da travessia é realizado com o guia, Filipe Bermal e membros de sua equipe, Anderson e Caio, aumentando ainda mais o ânimo e a euforia de todos!

    Tudo e todos prontos na manhã seguinte, é hora de botar o "pé na estrada"! Iniciamos subindo a Serra Calçada, ganhando o alto da mesma, passando pelo Cânio da Serpente e toda cordilheira, chegando ao final do dia na Cachoeira do Facão, encontrando as barracas montadas e todo infraestrutura para nosso conforto pronta, permitindo aproveitar um banho de cachoeira e após, um banho quente junto às instalações presentes.

    Dia seguinte, mochila nas costas e seguimos em frente! O clima durante as manhãs se mostrou bastante agradável, com temperaturas amenas, compatíveis com o uso de um fleece, neste período de início de junho. A tarde, o sol se mostrava bem presente, eixigindo sempre filtro solar, chapéus e muita água de beber. As noites sempre se mostraram mais frias, com temperaturas pouco abaixo de 10º C.

    Este foi um logo dia de caminhada, exigente, mas não menos prazeiroso! Caminhamos pelo alto da cordilheira em direção ao Vale da Gurita, cruzando por pequenas propriedades rurais e conhecendo alguns dos famosos queijos da Serra da Canastra. Voltamos a ganhar altitude, caminhando a noite por um céu estrelado como há muito não havia visto, chegando ao nosso camping "do Lobo", onde nos aguardava um belo risoto com queijo da Canastra e nozes.

    No dia seguinte caminhamos até o Parque Nacional da Serra da Canastra, para conhecer a famosa cachoeira da Casca D´Anta, com mais de seus 180m.Novamente nosso camping foi em uma propriedade rural estruturada para a visita de trekkers, com banheiros, chuveiro quente, área auxiliar para lavar roupas e banhos de rio. A noite nosso cardápio foi comida tipicamente mineira, preparada pela dona da propriedade e em sua casa. Quanto sabor naquela comida esquecido por muitos de nós, habituados a "engolir qualquer coisa" na maioria dos dias de nossas vidas. Para nossa felicidade, o café da manhã também foi oferecido pela proprietária, servindo pães, queijo da Canastra, doces caseiros, leite integral de vaca e, sim, pão de queijo!!!

    Bora botar o pé na estrada novamente! Seguimos o dia ganhando novamente altitude e caminhando pela cordilheira sentido sul, para um pernoite de descanso no hostel, para repor as energias. Dia seguinte, seguimos novamente ganhando altitude, cruzando chapadas, vales, cachoeiras, com um final da tarde junto a Cachoeira do Barulho e um por sol memorável. Neste dia houve nosso resgate pela Andina, haja vista as distâncias percorridas até então e algumas bolhas nos pés. Chegamos ao acampamento no início da noite, com a habitual acolhida da equipe de apoio.

    Seguimos dia seguinte com nossa travessia, por campos em altitude, podendo se observar a usina de Furnas e áreas de mineração abandonadas, conhecidas como região das "pedras podres", nas quais se extraíam as pedras formadoras do relevo regional para uso na construção civil e acabamentos. A extração das pedras se encontra paralisada e as cavas abertas na paisagem acabaram por formar lagos que se tornaram atração turística.

    Seguimos nossa jornada até as comunidades de Paraíso Perdido e Paraíso Achado, finalizando um dia bastante quente com novos banhos de cachoeiras e retorno com a Andina para o acampamento.

    Neste penúltimo dia, seguimos novamente em altitude até alcançarmos a Pousada Mirante, com pernoite em pequenos chalés e um jantar preparado no fogão à lenha, acompanhado de uma boa cachacinha mineira, para degustação.

    Último dia de travessia: retorno ao hostel pela trilha do "rasga-saco", muito usada pelos praticantes de enduro com motocicletas e, infelizmente, com marcas profundas na paisagem pelo seu uso.

    Chegamos ao hostel com sensações diversas... Felizes por cumprir nosso desafio comum da travessia de 200 km pela Serra da Canastra, por cada dia de luta e conquista pessoal física, mental, de poder conhecer melhor quem está caminhando ao seu lado, os lugares, os moradores da região, de ter noticias de quem ficou e estava torcendo por nós e, no mesmo instante, a saudade... Lembranças de cada momento vivido, de experiências únicas, de toda energia que irradia pela Canastra! Muito obrigado aos meus companheiros de trilha Sergio, Lica, Mariano, Fábio, Grilo e a Explorer Endurance Expedições.

    contato p informações da travessia: Filipe Bermal: + 55 16 99710 3853

    Instagram: @filipebermal

    James Polz
    James Polz

    Publicado em 27/06/2021 19:50

    Realizada de 02/06/2021 até 11/06/2021

    Visualizações

    1055

    3 Comentários
    Jose Antonio Seng 31/07/2022 20:41

    Grande James ! Eu quero fazer essa ai tb !!!

    1
    James Polz 31/07/2022 21:00

    Bora Zé!!! É demais!!! A turma do Filipe Bermal tem um trabalho muito legal com os trekkers! E o lugar, não precisa falar nada, né! Abraços meu caro!

    1
    Jose Antonio Seng 31/07/2022 22:04

    Pois é. Mandei mensagem para ele. Vamos ver ! Sim, lugar incrível ! Forte abraço.

    1
    James Polz

    James Polz

    Criciúma/SC

    Rox
    304

    Eng. de Meio Ambiente, parceiro para trilhas,vinhos e muito mais!

    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Renan Cavichi, Fabio Fliess e mais 451 pessoas apoiam o manifesto.