AventureBoxExplore
Create your account
Travessia da Juatinga + Saco do Mamanguá

Travessia da Juatinga + Saco do Mamanguá

Junção de 2 travessias : Travessia da Juatinga + Saco do Mamanguá + Cachoeira do Saco Bravo + Farol da Juatinga

Hiking Camping
Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng

Published on 01/28/2021 22:23

Performed from 01/18/2021 to 01/26/2021

Views

224

8 Comments
Bruno Negreiros 01/28/2021 22:28

José, muito bacana. Eu só consegui ir até o farol de caiaque...ainda vou andando. Outra coisa, muito irado que você atravessou nadando...rapaz...

Bruno Negreiros 01/28/2021 22:30

Me tira uma dúvida: tá dando pra ir até o Saco Bravo de boa sem guia local? Eu tinha visto algo há algum tempo atrás sobre uma recente obrigação disso. Como tá lá? Tem uns 3 anos que não faço a Juatinga.

Danielle Hepner 01/28/2021 22:34

Que rolêzão bacana!! Ainda não tive oportunidade de fazer a Juatinga completa... Uns anos atrás acampei na Praia do Sono e fiz um bate e volta até o Saco Bravo. Deu pra curtir um pouco as prainhas do caminho, mas a logística de ir e voltar no mesmo dia não me deixou aproveitar demais. Mesmo assim foi massa! Recentemente estive no Saco do Mamanguá, ficando acampada no Cruzeiro... Andamos pelas prainhas de lá até a Praia do Engenho e subimos o Pão de Açúcar. A vontade de fazer a Juatinga inteira só aumentou, a região ali é bonita que só! Obrigada por compartilhar o relato!

Jose Antonio Seng 01/28/2021 23:09

Bruno, o farol foi tranquilo ir de trilha a partir de Sumaca. Já vi relatos de gente que fez essa trilha inclusive de madrugada, para pegar o nascer do sol. Acho que tem aquele problema que falei, de passar pelo meio da casa das pessoas tipo 4:30 da manhã. Vai que... De lá tem trilha passando pelo Saco Claro até Pouso da Cajaíba, que não fiz pq ia atrasar muito.

Jose Antonio Seng 01/28/2021 23:14

Bruno, para todas essas trilhas, inclusive atalhos, dá para ir tranquilo, se tiver alguma noção de orientação. Recomendo ir com wikiloc e gps. O gps só usei quando a coisa ficou muito errada no atalho. Mas volto a dizer: o que aconteceu foi pegar o atalho. Se tivesse ido pelo caminho correto acredito que não me perderia. Não tem obrigação de guia não. Tem só recomendação. No caminho há um atalho também, mas é bem visível e os dois saem no mesmo lugar. O que tem de recomendação é a de saida até 12h, para vc não correr o risco de chegar a noite em Ponta Negra. Se eu tirar só o tempo de caminhada, sem as paradas, fiz em 3:15 ida e volta. Logico que sempre tem uma paradinha, e lá na cachoeira, muito tempo pra curtir. Por isso fiquei mais 3h por la.

Jose Antonio Seng 01/28/2021 23:18

Danielle, sim, a região é muito bonita. Aproveitei que não teve temporada de montanha ano passado e resolvi ir para as praias. Como já narrei, tinha feito o Mamanguá de caiaque. Dessa vez foi a pé mesmo. E depois a nado. Eu não sei se acampar na praia do sono foi a melhor escolha. Acho que Ponta Negra é logisticamente melhor. Inclusive penso num fast trek assim, indo de vila oratorio até ponta negra, e no dia seguinte saco bravo bate volta e depois até martins de sá. O problema dessa sua logistica é o limite indicado para ir até o saco bravo, que é até as 12h. Se vc olhar bem, de manhã o sol está mais fraco e o mar também menos batido. Assim a cachoeira fica menos perigosa na parte da borda infinida.

Jose Antonio Seng 01/28/2021 23:20

Bruno, falando em nado, eu andei treinando um tempo nas aguas de Copacabana, e por isso me senti bem a vontade para nadar ali. O chato é fazer a nado empurrando o isolante (nem sabia se ele suportaria o sal e o sol (o peso eu tinha testado)), nem os efeitos de eventual marola de lancha sobre ele. Mas no final de uns 40 minutos deu certo e cheguei do outro lado.

Bruno Negreiros 01/28/2021 23:32

Show. Obrigado, José!!!