AventureBoxExplore
Create your account
WFA - Primeiros Socorros em Áreas Remotas

WFA - Primeiros Socorros em Áreas Remotas

Primeiros Socorros em Áreas Remotas. Sonho realizado, e ainda mais gratificante poder viabilizar para outros aventureiros.

Waterfall Adventure Race Mountaineering

Conheci as Técnicas em Primeiros Socorros a partir do Exército Brasileiro, onde servi por 5 anos, e como viajava muito para Áreas Remotas, sempre em nossa VTR tínhamos um kit e eu como Motorista Militar QM 1055 tinha essa responsabilidade...

No ano de 2002 comecei a empreender no Turismo e Ecoturismo, e procurando formação e capacitação para as nossas atividades, decidi fazer o BLS ( Basic Life Support) ASHI - American Safety Health Institut, com um Instrutor em nossa cidade, e que com o passar dos anos renovamos a nossa certificação.

Em seguida BTLS (suporte ao trauma), Primeiros Socorros em Atividades Subaquática NAUI, um mundo de informações foram acrescidos.

Em 2006 entrei para o quadro do SAMU no Grande Recife, atuando por 2 anos como Condutor Socorrista e daí migrei para Indústria , no mesmo tipo de serviço APH - Atendimento Pré Hospitalar por mais 6 anos.

Nesse período sempre toquei paralelamente a nossa empresa de atividades de Aventura ao ar livre, já em 2013 me desliguei da indústria e decidi seguir só na área do Turismo de Aventura.

Nesse tempo de APH adquirimos experiências através de diversos tipos de ocorrências, como também capacitações específicas para estes tipos de cenários.

No ano de 2014 fomos realizar o FEAL junto a OBB, Mantiqueira MG, e conheci mais de perto os protocolos em Áreas Remotas - Encantador, e nisso o desejo e a necessidade de termos uma certificação neste tipo de medicina.

Como a logística do Nordeste até o Sul ou Sudeste pesa bastante, somados com outros custos de hospedagem, alimentação e o próprio curso, sempre inviabilizava, mas havia sempre uma esperança...

Conheci o Edmilson Fonseca, vizinho de estado (João Pessoa - PB) alguns anos atrás, e o seu envolvimento na área outdoor e treinamento, com o seu ingresso na NOLS, a sua vinda a terrinha só ocorria nas férias, e nunca era possível conciliar um treinamento com grupo de amigos e outros aventureiros.

O Ed é aprovado na UFPB para o curso de medicina yeh! As suas viagens agora pela NOLS só serão nas férias da universidade, daí tivemos a chance de realizarmos um treinamento de alto nível em WFA, conseguimos juntar 12 alunos, envolvido com atividades de Aventura, agendamos a data e lá fomos nós! Além do WFA tivemos o Stop the Bleed (Certificação Internacional) Fantástico, tudo incluso e muito acessivel aos participantes.

Hoje, para nossas atividades de Aventura, caso venha ocorrer alguma tipo de acidentes ou com algum outra pessoa em nosso percurso, temos mais ferramentas , informações, técnicas, habilidades e competência para lhe dar com este tipo de ocorrência.

Sim, a Medicina em Áreas Remotas já se encontra no Nordeste, temos muito a evoluir com tudo isso, protocolos novos surgirão com o Covid-19, acredito que logo logo será acrescido nas próximas turmas ao redor do mundo. Estamos num processo de constante aprendizagem, mas queremos a cada dia estar em condições para prestar sempre uma atividade segura e de qualidade.

Kelson Rodrigues

Mais informações @medextrema

Kelson Rodrigues
Kelson Rodrigues

Published on 05/19/2020 15:18

Performed from 02/07/2020 to 02/09/2020

Views

355

Kelson Rodrigues

Kelson Rodrigues

Recife - PE

Rox
54

Apaixonado por aventuras e expedições, empreendedor, consultor em projetos e construção de parques de aventuras como: Escalada, Rapel, Tirolesa, Arvorismo.

Adventures Map
www.tribodatrilhape.com.br

80 Following