AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Laila 20/12/2017 21:24 com 1 participante
    Capim Amarelo - Mochila de Batom

    Capim Amarelo - Mochila de Batom

    Comemoração de 1 ano do Projeto Mochila de Batom com um grupo só de mulheres

    Trekking Montanhismo Acampamento

    Este ano comemoramos 1 ano do Projeto MOCHILA DE BATOM, e nada melhor do que comemorar onde tudo começou, onde o Projeto foi idealizado... No Capim Amarelo.

    Projeto Mochila de Batom:

    A idéia de reunir um grupo somente de mulheres para explorar montanhas surgiu da crescente procura feminina por atividades outdoor. Hoje a mulher está muito mais auto suficiente… Caminhar, lidar com as adversidades da natureza, enfrentar baixas e altas temperaturas, carregar a própria mochila, montar acampamento, não é mais problema para muitas que descobrem neste tipo de atividade o verdadeiro sentido do SER… Percebem o quanto são fortes, a auto estima se eleva, descobrem como lidar com imprevistos e tomar decisões rápidas. Pensando em tudo isso desenvolvemos o projeto Mochila de Batom, onde é permitido somente a participação de mulheres (incluindo as guias). Os eventos são de diferentes graus de dificuldade, desde hikings, trekkings à travessias.

    A ideia não é separar homens e mulheres, muito menos mostrar que um é melhor que outro, mas serve como um start para muitas que se sentem inseguras em participar de grupos mistos, como primeiras experiências. As saídas são divertidas e as meninas acabam desenvolvendo habilidades para auto suficiência e depois partem para outros tipos de atividades, o que é muito produtivo!

    Capim Amarelo:

    O Capim Amarelo é a porta de entrada para a tradicional Travessia da Serra Fina, com aproximadamente 2500mts de altitude e é, na minha opinião, um dos trechos mais lindos desta Serra desafiadora e maravilhosa.

    O acesso se dá à partir da cidade de Passa Quatro (MG), mas é preciso subir por uma estrada de terra que tem mais ou menos 14km até a entrada da Toca do Lopo, onde inicia - se de fato a ingrime subida que dá acesso ao topo. É importante verificar o estado da estrada antes de ir, algumas vezes fica muito ruim, principalmente o trecho final, chegando somente os 4X4. Sempre contrato transporte de Passa Quatro, além da tranquilidade e certeza de chegar ajudamos também com a economia local.

    O caminho é demarcado, mas com algumas bifurcações, e como o clima por lá pode ser muito instável, a neblina pode dificultar um pouco a navegação, o ideal, se não conhece, é sempre contratar um guia que conheça a região.

    O Capim Amarelo com o Mochila de Batom.

    Fomos com um grupo composto por 11 mulheres e mais 02 guias (eu e a Nathachi). Algumas mais experiêntes, outras fariam pela primeira vez uma trilha como essa, com pernoite e acampamento selvagem.

    O que vi durante todo percurso foi muita união, ajuda mutua, alegria... Mesmo nos momentos mais difíceis uma sempre incentivava a outra a seguir!

    Teve até bolo de aniversário, com direito à parabéns e tudo... Naquele final de semana mágico o Capim Amarelo estava só para nosso grupo, não tinha mais ninguém acampado por lá! Foi uma experiência linda para todas.

    Usamos o Shit Tub e as garotas aprovaram!

    No fim as meninas sairam mais fortes, mais unidas e prontas para muitas aventuras e descobertas que só o mundo outdoor pode proporcionar!

    Todas as atividades do Mochila de Batom são operadas pela Mantra Adventure, para saber mais dos roteiros: http://mantraadventure.com.br/web/

    Siga também a Mantra e o Projeto Mochila de Batom no Insta:

    @mantra_adventure

    @mochiladebatom

    Não deixe de conferir as fotos e vídeo do Capim Amarelo!

    Laila
    Laila

    Publicado em 20/12/2017 21:24

    Realizada em 20/12/2017

    1 Participante

    Nathachi_Aventureira

    Visualizações

    7129

    8 Comentários
    Felipe Guma 20/12/2017 21:42

    INCRÍVEL!!!!!

    Nathachi_Aventureira 20/12/2017 23:50

    Esse ano foi muito especial, a oportunidade de participar desse projeto me encheu de alegria!!! É simplesmente tudo que eu acredito e sempre divulguei, todos podem subir uma montanha, basta querer, e mulheres, mesmo iniciantes, são capazes de tudo e muito mais! Se falta um empurrãozinho, a gente dá, juntando todas para ir pra cima juntas, sorrindo! Ver as meninas atingindo o cume, presenciando o pôr e o nascer do sol, a beleza das montanhas e dizerem emocionadas, é isso aí, conseguiii! Olha isso! Não tem preço!! :) O mesmo brilho nos olhos que eu queria dividir com o mundo quando percebi que a natureza traz muita felicidade, eu vejo nos olhos delas, é mágico! Gratidão Lailaa, Guma, Mantra e todos e todas as envolvidas :)

    Renan Cavichi 21/12/2017 11:06

    Demais Laila! Muito maneiro o projeto do Mochila de Batom!

    Laila 21/12/2017 15:10

    É isso aí Nathi, a transformação e o brilho no olhar das meninas que acompanham o Mochila de Batom é o que faz valer à pena!!! Muito obrigada por fazer parte e acreditar no Projeto!

    Laila 21/12/2017 15:10

    Valeuuu Renan, tem sido mesmo muito gratificante!!

    Paulo Lima 18/04/2018 12:47

    O que seria esses bambus, com alça que voces carregam no ombro?

    Laila 20/04/2018 16:15

    Paulo na verdade não são bambus, são shit tubes feitos de cano PVC. Servem para levar os dejetos sólidos (cocô rssss) da montanha. Com o grande número de montanhistas e simpatizantes nas montanhas, principalmente região da Serra Fina que não tem controle, este tipo de lixo tem se tornado grave, principalmente em locais próximos à nascentes, então levamos de volta! Estes foram fabricados por mim e adotamos à algum tempo em todas as travessias e trekkings com pernoite ;)

    Paulo Lima 23/04/2018 08:29

    estranho, mas sensato rs

    Laila

    Laila

    São Paulo

    Rox
    516

    Guia de turismo e Pedagoga apaixonada por atividades outdoor, fundadora do Projeto Mochila de Batom e sócia da agência Mantra Adventure

    Mapa de Aventuras
    mantraadventure.com.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.