Louise Pedroso 04/04/2020 22:06
    Pico dos Três Municípios

O Pico dos Três Municípios é um dos lugares mais impactantes que conheço e foi uma das atividades mais marcantes de 2019!

Em 2019, quando saiu na programação do CET (Centro Excursionista Teresopolitano) a atividade "Três Municípios", me empolguei com a ideia de conhecer essa montanha. Já havia ouvido relatos dela, tanto do percurso quanto do visual oferecido do cume.

Então... o Pico dos Três Municípios tem esse nome por ficar entre os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. Foi conquistado pelo CEB em 2001 e a trilha foi reaberta em 2017. No entanto, não são muitos que se aventuram até esta exigente montanha. Por isso, é bom levar o facão para os trechos mais fechados de mata.

Finalmente o dia da atividade chegou e, para nossa sorte, amanheceu aquele dia perfeito, sem uma nuvem no céu! A quantidade de participantes também surpreendeu: 21 pessoas! Com um grupo desse tamanho e diferentes ritmos de caminhada, foram distribuídos 3 rádios: um para o pelotão de frente, o segundo para o pessoal intermediário e o terceiro para aqueles que seguiam em um ritmo mais lento e fechavam o grupo. Com isso, quaisquer dúvidas, emergências, avisos ou simples comunicação era possível para todo o grupo.

Todos no início da trilha

A caminhada, com aproximadamente 5,5 km até o cume, começa na Fazenda Itatyba, perto de onde deixamos os veículos. Dali, os primeiros quilômetros são percorridos por uma estradinha e depois por caminho mais aberto. É um lindo passeio pelo Vale dos Frades, com belas paisagens pelo caminho, onde se destacam os Três Picos, o Capacete e a Caixa de Fósforos.

O início da caminhada começa na Fazenda Itatyba

A trilha propriamente dita começa à esquerda da Fonte da Sede (há controvérsias quanto ao nome, já que o local - pelo menos naquele dia - não era ponto de captação de água). Deste ponto em diante, a trilha fica mais íngreme, na maior parte do tempo. É um toca para cima constante!

Passa-se pelo rio seco, e continua subindo por áreas de floresta e de bambuzal, que se intercalam. Em determinado ponto, contorna-se um paredão de pedra pela esquerda. Neste momento, vale uma breve parada para vislumbrar a Caixa de Fósforo de outro ângulo.

Vista da trilha, na altura do paredão de pedra

Vista, da trilha, para a Caixa de Fósforo ( com zoom, claro! :) )

Em seguida, a subida continua até cerca de 1900 metros de altitude, quando a vegetação muda, passando a predominar os arbustos. Continuamos por eles até chegar a uma clareira, ideal para uma breve parada para descanso e para juntar o grupo.

A partir deste ponto, começa a descida por uma florestinha, com alguns trechos de descida por terreno tipo charco, com solo de terra preta e, às vezes, escorregadio. Para dar um pouco mais de emoção, várias formigas infestavam um trecho da trilha que, apesar de mais íngreme, era curto. Aqui vale uma observação: nem sempre o solo é escorregadio ou as formigas estão ali.

Pouco depois, a mata muda novamente para um vale de capim alto, onde mal se via o chão ou o céu! É outro trecho que dependendo da frequência com que a trilha é utilizada vai passar tranquilo ou sofrer um pouco. Atravessamos o capim do vale e começamos a subir o costão para o Pico dos Três Municípios.

Mais uma vez a vegetação muda para arbustos e bromélias, entre outras mais características de campos de altitude. Durante esta última parte até o cume, não há um caminho muito definido, o que requer atenção em algumas passagens mais expostas e em trechos de aderência.

Ao fim de cerca de 4hs de subida, a paisagem espetacular do cume é a nossa recompensa. O estilo prôa de navio, com um abismo vertiginoso e vertical, rende fotos fantásticas.

Foto de cume da galera do CET

A volta, pelo mesmo caminho, é mais rápida. Quando chegamos na Fonte da Sede, a partir de onde o caminho de volta segue pela estradinha, o sol da tarde já estava mais baixo, o que rendeu belas fotos! Foi o final perfeito para um dia perfeito! :)

Vista clássica do Parque Estadual dos Três Picos (Caixa de Fósforos, Capacete e Três Picos)

A estradinha na volta, com o sol baixo, foi um verdadeiro passeio!

• Esforço físico: Pesada
    • Exposição ao risco: Severo
    • Orientação: Moderado (a trilha estava, em geral, bem delineada, com fitas amarradas em árvores em alguns lugares que poderiam confundir, e com totens mais próximo ao cume; o trecho mais complicado foi o do capim, onde é mais fácil se confundir)
    • Insolação: Média (os primeiros 2 km e o final, a partir do capim, são mais expostos ao sol)