AventureBoxExplore
Create your account
Trilha do Rio tigre preto - Jacinto Machado - SC

Trilha do Rio tigre preto - Jacinto Machado - SC

Relato de um trekking no extremo sul de SC. Adentrando ao Canyon Fortaleza.

Trekking Mountaineering Canyon
Manoel Rabello
Manoel Rabello

Published on 04/07/2020 12:50

Performed from 03/07/2020 to 03/08/2020

Views

487

4
Alberto Farber
Alberto Farber 04/17/2020 09:53

Este rio/trilha não faz parte do Parque Nacional da Serra Geral ? até onde eu sabia era obrigatório a contratação de um guia para fazer a trilha, não é mais??

Manoel Rabello
Manoel Rabello 04/19/2020 19:20

Homi, não sei. O que eu sei é que saímos de uma propriedade privada, cujo proprietário é da região, planta bananas em seu sítio e vive trilhando por ali. Como ele conhece a região não precisamos , já que ele é o guia. O rio é da União, seu, meu de todos. Esta história de guia é relativo, afinal estavamos com um local. Pagar 85,00 reais por cabeça para fazer uma trilha como a trilha do Rio do boi é que não é muito bom. Em 10 pessoas são 850,00 em um dia. Isso não é explorar o turismo, é explorar o turista.

Alberto Farber
Alberto Farber 04/20/2020 10:59

Caro Manoel, Apenas à titulo de informação e curiosidade, sim, essa área faz parte do Parque Nacional Serra Geral. Correto, o rio é da União, no entanto por constituir uma importante área de preservação permanente ela é administrada pelo ICMBio, pertencente ao Ministério do Meio Ambiente, que estabelece algumas normas e regras para visitação, como por exemplo a contratação de guias para algumas áreas do parque, justamente visando a segurança da fauna e flora local e das pessoas. Com certeza não é o caso de vocês, mas sempre tem quem jogue lixo ou se coloque em situação de perigo, não é mesmo?! Quanto a exploração do turismo/turista, deixo para você, quem sabe com a contratação de um guia experiente vocês teriam concluído o objetivo de vocês e teriam absorvido mais conhecimento do local de modo geral ?! abraço e boas aventuras.

Manoel Rabello
Manoel Rabello 04/27/2020 08:51

Caro Alberto Farber, imaginei pela pergunta anterior que vc já soubesse. Mas se faz parte de uma área da União então está tranquilo. É um bem de todos os brasileiros. Transgredir algumas regras do ICMBIO é necessário já que muitas tb foram feitas para fazer reserva de mercado, vislumbrando a construção de possíveis dachas . Se procurar já encontra algumas. Fique tranquilo, quando vc ainda nem tinha nascido eu já estava trilhando por aí . Quem está em simbiose com a natureza não dá tiro no pé e sim, trouxemos nosso lixo ,nossos registros e deixamos apenas pegadas onde foi possível porque é muita pedra homi. Não concluímos a trilha porque o grupo era heterogêneo e respeitamos as limitações de cada um. As vezes a gente não conclui, como vc na praia do Casino mas o importante é que estes percalços servem de estímulos a evolução da alma, que é o motivo principal de estarmos aqui. Boas corridas pra vc.