AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Manoel Rabello 07/04/2020 12:50
    Trilha do Rio tigre preto - Jacinto Machado - SC

    Trilha do Rio tigre preto - Jacinto Machado - SC

    Relato de um trekking no extremo sul de SC. Adentrando ao Canyon Fortaleza.

    Trekking Montanhismo Cânion

    Entrei de gaiato em um grupo que estava com vontade de explorar alguns lugares da Serra Geral, mais especificamente os cânions localizados na cidade de Jacinto Machado no extremo sul de SC. É uma cidade pacata que tira o sustento da terra. Colonizada por imigrantes italianos é um lugar acolhedor repleto de boas pessoas. Vivem da plantação de fumo, arroz irrigado, plantações de maracujá e o turismo ainda está por ser melhor explorado. Este grupo formado por pessoas diversas, um professor, uma secretária, uma enfermeira, um casal de agricultores, um engenheiro, uma pedagoga reunidos sob a batuta de um intrépido aventureiro local Jeverson Burin resolveu encarar a trilha do Rio tigre preto e chegar ao início do cânion Fortaleza, um dos muitos que existem por aqui. É uma trilha pesada , anda se muito pelo rio, pois muitas vezes os paredões rochosos não permitem outro caminho. Nesta primeira experiência, caminhamos por 7 horas com paradas para lanches e mergulhos. O dia foi findando, ameaçando chuva e ainda não tinhamos chegado ao final. Resolvemos voltar para evitar problemas com cabeça de água. Tivemos que fazer acampamento porque iniciou uma chuvinha fina daquelas que deixam as pedras como sabão. O dia seguinte amanheceu lindo. Resolvemos retornar porque não conseguiríamos ir até o fim. Eles já fizeram uma segunda tentativa, mas ainda não conseguiram chegar ao final. Existem muitos obstáculos a serem vencidos. Estamos no planejamento da terceira ....para a primavera. No

    Manoel Rabello
    Manoel Rabello

    Publicado em 07/04/2020 12:50

    Realizada de 07/03/2020 até 08/03/2020

    Visualizações

    1369

    4 Comentários
    Alberto Farber 17/04/2020 09:53

    Este rio/trilha não faz parte do Parque Nacional da Serra Geral ? até onde eu sabia era obrigatório a contratação de um guia para fazer a trilha, não é mais??

    Manoel Rabello 19/04/2020 19:20

    Homi, não sei. O que eu sei é que saímos de uma propriedade privada, cujo proprietário é da região, planta bananas em seu sítio e vive trilhando por ali. Como ele conhece a região não precisamos , já que ele é o guia. O rio é da União, seu, meu de todos. Esta história de guia é relativo, afinal estavamos com um local. Pagar 85,00 reais por cabeça para fazer uma trilha como a trilha do Rio do boi é que não é muito bom. Em 10 pessoas são 850,00 em um dia. Isso não é explorar o turismo, é explorar o turista.

    Alberto Farber 20/04/2020 10:59

    Caro Manoel, Apenas à titulo de informação e curiosidade, sim, essa área faz parte do Parque Nacional Serra Geral. Correto, o rio é da União, no entanto por constituir uma importante área de preservação permanente ela é administrada pelo ICMBio, pertencente ao Ministério do Meio Ambiente, que estabelece algumas normas e regras para visitação, como por exemplo a contratação de guias para algumas áreas do parque, justamente visando a segurança da fauna e flora local e das pessoas. Com certeza não é o caso de vocês, mas sempre tem quem jogue lixo ou se coloque em situação de perigo, não é mesmo?! Quanto a exploração do turismo/turista, deixo para você, quem sabe com a contratação de um guia experiente vocês teriam concluído o objetivo de vocês e teriam absorvido mais conhecimento do local de modo geral ?! abraço e boas aventuras.

    Manoel Rabello 27/04/2020 08:51

    Caro Alberto Farber, imaginei pela pergunta anterior que vc já soubesse. Mas se faz parte de uma área da União então está tranquilo. É um bem de todos os brasileiros. Transgredir algumas regras do ICMBIO é necessário já que muitas tb foram feitas para fazer reserva de mercado, vislumbrando a construção de possíveis dachas . Se procurar já encontra algumas. Fique tranquilo, quando vc ainda nem tinha nascido eu já estava trilhando por aí . Quem está em simbiose com a natureza não dá tiro no pé e sim, trouxemos nosso lixo ,nossos registros e deixamos apenas pegadas onde foi possível porque é muita pedra homi. Não concluímos a trilha porque o grupo era heterogêneo e respeitamos as limitações de cada um. As vezes a gente não conclui, como vc na praia do Casino mas o importante é que estes percalços servem de estímulos a evolução da alma, que é o motivo principal de estarmos aqui. Boas corridas pra vc.

    Manoel Rabello

    Manoel Rabello

    Criciúma SC

    Rox
    20

    Trilheiro nutella, fotógrafo amador. Mais um amante da natureza.

    Mapa de Aventuras