AventureBoxExplore
Create your account
Laguna 69

Laguna 69

Um dos lugares mais bonitos que conheci no Peru. É cansativo chegar lá, mas vale muito a pena. É bom se aclimatar antes de fazer essa trilha

Hiking Mountaineering

Dia 11/05/2019 – Laguna 69

Passei dois antes em Huaraz, para me aclimatar para essa trilha. Dia 09 fiz a Laguna Parón e no dia 10 fizemos o Nevado Pastoruri. Agora era o dia de enfrentar a Laguna 69.

Dormimos cedo no dia anterior já que neste grande dia tínhamos que acordar as três e pouco da manhã. Nem comemos nada. Nos arrumamos e descemos para ir para o passeio. Lá embaixo, uma Kombi veio os buscar. Aldos, o dono do hostel, veio falar com a gente se preferíamos esperar mais meia hora e ir num ônibus em vez da Kombi. Não nos importamos em ir na Kombi, porém... ela não pegava!

Saímos dali da frente do hostel com a Kombi pegando depois de algumas tentativas e fomos pegando o resto do pessoal nos outros hostel. Em cada lugar a Kombi falhava, haha. E com isso aumentando a tenção entre a gente. Medo de perder o dia e não conseguir fazer o tão esperado passeio. Tentei sair da van, mas o guia pediu para esperar que iam conseguir outro meio de transporte. Depois de alguns minutos, apareceu o Aldo justamente com o ônibus que ele pretendia nos levar. Foi todo mundo da van para o ônibus e finalmente pegamos a estrada. O bom que fomos mais confortáveis.

Nesse meio tempo turbulento entre a Kombi e ônibus, vi que o brasileiro que tinha falado comigo no dia anterior, também estava no passeio para a laguna 69. No ônibus, tinha pessoas indo para a laguna 69 e o resto do pessoal, tudo com mochila cargueira, indo fazer a travessia/trekking santa cruz.

Nossa primeira parada foi para tomar café da manhã num lugar chamado “El granero” em Huashao. Ali no café da manhã começamos a conversar mais com Leonardo, o brasileiro. Gente boa toda vida.

De volta a van, mais uns poucos minutos depois chegamos na entrada do Parque Nacional Huascarán. 30 soles se não me engano. Mais um pouco de estrada e mais uma pequena parada para fotos na laguna Llanganuco / Chinan Cocha.

Minutos depois, com belas imagens, finalmente a van parou numa curva e falou que quem fosse fazer a Laguna 69 deveria descer ali. O guia mostrou o caminho que se deve seguir e continuou a viagem de ônibus com o resto do pessoal para trekking Santa Cruz. Falou que deveríamos estar ali de volta tal hora para sermos resgatados de volta.

O trekking é todo autoguiado. Não precisa de guia. Só seguir as plaquinhas e ir. Lindas paisagens e lindas cachoeiras. O caminho é tranquilo até que começa a subida, haha.

Começa as subidas e com elas a falta de ar, o cansaço, o soroche. No caminho passa por alguns mirantes, cachoeiras e uma pequena lagoa. Lindo.

Depois de muito andar e parar para recuperar o folego, depois de pensar em desistir, andar até morrer (exagerado!)... finalmente chegamos na laguna 69. O caminho você pode ver clicando aqui.

Curtimos o lugar, comemos alguma coisa, agradecemos por estar ali, tiramos fotos, descansamos um pouco e me batizar (mergulhei a cabeça) numa das águas mais geladas que já senti em toda a minha vida ... então era hora de voltar.

Chegamos de volta na van, com alguns minutos sobrando ainda do horário combinado. Subimos no ônibus e voltamos para Huaraz com sol ainda. Muito bom isso.

https://marceluferreira.blogspot.com/2019/05/laguna-69.html

Marcelo A Ferreira

Marcelo A Ferreira

Arraial do Cabo - RJ - Brasil

Rox
781

Economista, aventureiro, funcionário público. @mar_celoferreira

Adventures Map
linktr.ee/mar_celoferreira

899 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Peter Tofte and 385 others support the Minimum Impact Manifest