/abcdn.aventurebox.com/production/uf/642561b3ada79/adventure/650077b09f6ca/650078ce26fd2-2.jpg)
Terceira, Quarta e Sétima..
Pico da Bandeira, Calçado e Cristal + Cachoeira Bonita e Vale encantado
Acampamento Cachoeira TrekkingVá para o Alto Caparaó!
Foi o que eu mais ouvi quando estava na Travessia Petrópolis x Terezópolis, com o calendário favorável e tendo mais vinte dias de Férias não deu outra, no dia seguinte as 09:00 estava me despedindo do agradável Camping Espaço Overlander em Petrópolis onde fiquei 4 dias acampando pré travessia.
Os 400 km que separam essas exuberância foram percorridos em boas estradas, sem paradas e curtindo a TRIP SOLO.
Tive a grande sorte de não reservar estadia e chegando em Alto Caparaó encontrei o Camping da Inês que fica na Av. Pico da Bandeira a 2,5 km da portaria do parque, Inês e seu filho possuem a típica hospitalidade mineira. Acampei 3 noites.
Na terça-feira inicie a subida ao terreirão, resolvi subir tudo andando, e na portaria soube que 15 minutos atrás outra pessoa iniciou a subida, também solo e que segundo o Guarda parque era de Suzano -SP cidade "próxima" á minha.
Apesar da curiosidade em saber quem era esse que assim como eu optou por subir até a tronqueira (6 km) andando, não acelerei, por falta de pressa e apesar de ser uma noite de acampamento, como sempre minha mochila não estava muito leve..
Na altura do Km 3 vislumbrei o tal caminhante e ao me aproximar trocamos cumprimentos e ali fechamos uma parceria. Avelino estava finalizando o Caminho da Luz tendo como ponto final o Pico da Bandeira, pernada de quase 200 km.
Subimos bem devagar sem deixar de prosear sobre a região de SP que moramos, as aventuras. É incrível a quantidade de assunto que brota na cabeça da gente quando se viaja sozinho..kkk
Avelino concluindo o Caminho da Luz
Ao chegarmos no acesso da Cachoeira bonita, insisti para que Avelino que estava muito cansado de toda sua caminhada fosse até a cachoeira que estava com pouco volume, porém deslumbrante.
Cachoeira bonita
Chegamos na Tronqueira fizemos uma boa pausa pro lanche e contemplação no mirante. Recompostos fizemos uma rápida passagem pelo Vale encantado( eu já tinha feito esse passeio da parte baixa 2 dias antes e nessa oportunidade fui até o bonito Mirante do Vale Verde).
Vale encantado
Após esse trecho a ansiedade e o acúmulo de dias em Peregrinação acometeram grande cansaço no Avelino, considero a subida andando da portaria até o Terreirão tranquila pra quem está descansado.
Ao chegar no terreirão as 17:00 montamos as barracas comemos e Eu as 21:30 já estava dormindo pois o plano era as 3:30 da manhã iniciar a ascenção ao Pico da Bandeira e de lá apreciar o nascer do Sol. Isso com a permissão da montanha, a previsão não era das melhores.
As 3:30 iniciamos a subida, e como foi o horário base de saída para o Nascer do Sol, subiram vários grupos destacados. Devido a forte garoa, vento, uma Headlamp 100 lumens, e meus óculos de Grau embassando, foi uma baita Aventura.
Toda a trilha é muito bem sinalizada.
5:20 chegamos no acesso ao cume diversas pessoas ensopadas tentavam se aquecer, algumas retornando. A garoa e o vento não davam trégua. Acredito que estava na casa dos 3 graus..
Após 30 min.de garoa e vento, o Sol deu tímidas aparições animando aqueles que ali estavam e 20 minutos depois o Céu se abriu pra gente, um lindo tapete de nuvens presenteou o esforço de todos .
Nascer do Sol do Bandeira
Ainda no Pico da Bandeira fiz um lanche, bati um papo com um Senhor de Niterói velha guarda do outdoor e com um casal de Santa Catarina que também planejavam subir o Calçado e o Cristal.
Fizemos esse trecho juntos Eu e o casal. Na nossa opinião: o Cristal é a "cereja do bolo" , linda formação rochosa ..
Cristal ao fundo
Na volta pegamos uma trilha alternativa que poupa uma boa caminhada subindo. Chegamos no terreirão, desmontamos as barracas e descemos para a Tronqueira. Decidido a realizar toda a aventura caminhando , gentilmente recusei a carona do casal e iniciei a descida até a Portaria andando..
Incrível, meus parabéns 👏
Valeu Clériston.. É nóis.. 🤜🤛
Obrigado pelo apoio. Sem sua experiência eu desistiria. Obrigado pelas linhas que postou. Quem sabe fazer novamente sem o Caminho da Luz. Planejando Serra dos Órgãos. Grande abraço! Saúde e Paz!