AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Marcelo Baptista 22/05/2017 02:34
    Expedição Bolívia - Peru: Lima (PER) - Set/10

    Expedição Bolívia - Peru: Lima (PER) - Set/10

    Trecho 14: chegando à pulsante capital peruana. Lima encanta, apesar do tempo quase sempre nublado. Fechando minha trip em alto estilo!

    Lima - (9/10)

    Cheguei em Lima por volta das 10h. Não existe rodoviária em Lima, a Cruz del Sur tem seu próprio terminal. Logo estava com a minha mochila, e peguei um táxi até Miraflores, o conhecido bairro de Lima. s/10 pela corrida. Ia para um hostel que eu vi no guia, mas durante o percurso fui convencido pelo taxista a ficar no Lion Backpacker (calle Grimaldo del Solar 139. Tel.: 447 1827). Claro, ele deve ganhar algum nesse esquema... Mas de fato o hostal é muito bom! Preço justo no padrão Miraflores.

    Miraflores se lembrou Buenos Aires, com quadras retangulares e ruas extremamente limpas. Bares, restaurantes, parques e praças. Um lugar que te convida a caminhar. E eu aceitei. Andei bastante, entrei em livrarias, alguns bares, e acabei almoçando num restaurante árabe chamado Toboushe em frente ao bonito Parque Kennedy. Voltei ao hostel e separei umas roupas que iam para lavanderia (serviço caro em Lima, paguei s/20 por oito pecinhas de roupa) e depois fui procurar um câmbio. Andei pacas até encontrar um lugar aberto (já eram 18h de um sábado), depois de rodar por ruas onde o comércio de ouro, prata e jóias é enorme. Cambiei US$ 100 e resolvi descer a Av. José Larco, que leva até ao mirante do mar e ao Shopping Larcomar. No caminho fui parando em alguns lugares bem interessantes, como uma livraria só de livros e quadrinhos antigos, um bar do Jóquei Club, onde os freqüentadores ficavam apostando e torcendo pelos cavalos igual a torcida de futebol, entre outros tantos.

    Cheguei ao final da avenida, onde existe um mirante para o Oceano Pacífico. Lima fica em um "barranco", e lá embaixo está o mar. Muito bacana. Este mirante onde eu estava faz parte de um shopping center chamado Larcomar. Os limenhos tiveram uma baita ideia ao aproveitar este lugar, até mesmo eu que não suporto shopping gostei bastante deste!

    Voltei caminhando ao hostal. Me "perdia" de propósito, entrando em ruas bem cuidadas. Miraflores encanta de verdade. Meu dia estava acabando. Sem tesão para balada, me restou ficar deitado, descansando no hostal, assistindo Hellboy na tv a cabo.

    Amanhã vou ao centro de Lima.

    Lima - 2º dia (10/10)

    Caramba, Lima é uma cidade eternamente nublada! De manhã é difícil ver o sol, eu que estava acostumado a ter sol e céu azul todos os dias da trip.

    Domingo, estava decidido a ir ao centro, conhecer a Plaza de Armas e arredores. E assim foi. Para chegar ao centro desde Miraflores, escolhi o transporte público. Lima não tem metrô, resolveram investir em um modelo chamado metropolitano, mas que usa ônibus em corredores exclusivos. Com paradas e estações determinadas, onde sempre tem um (uma) jovem com megafone orientando o público. Não existe bilhete, você precisa comprar um cartão magnético, com o valor inicial de s/5, e passar nas catracas. Usar o metropolitano custa s/1,50. Sei que funciona, é rápido e limpo. Boa solução!

    Cheguei ao centro, desci na Plaza San Martin. Bonita e grande. Andei nos arredores, muita gente na rua, comércio aberto. Os bares e restaurantes já se preparando para abrir. Muitos prédios coloniais, quase nada inca ou pré-colombiano. Segui pela calle Jiron de la República, uma peatonal (rua para pedestres) que leva à Plaza de Armas. Chegando lá, havia um desfile de gala militar, o povo aplaudia, e os soldados faziam evoluções, giravam os fuzis. As famílias vibravam.

    A Plaza de Armas de Lima abriga um palácio do governo. Bonito e hiper vigiado. Tem ainda a Catedral e vários prédios coloniais. Comecei a circular e acabei trombando com um desfile costumbrista, com representações de vários departamentos peruanos, alguns dos quais eu passei (Cusco, Arequipa). Curioso, parecia um "resumo" em movimento de coisas que eu vi nestes dias no Peru. Bem legal. Pena que a pilha da máquina acabou, e eu sem reservas... Fui almoçar em um lugar chamado Roxy´s, uma mega loja que vende frango de todo jeito. Comi um tradicional 1/4 de pollo, acrescido de anticucho (coração de boi no espetinho, gostoso) e chorizo (uma linguiça bem saborosa). Para arrematar, um sundae. Satisfeito, voltei a Miraflores.

    Passei a tarde ajeitando umas coisas para a viagem de volta. A noite, fui andar, pensar um pouco na vida. Saí "perdido" por Miraflores, e comecei a descer uma avenida chamada José Pardo. Essa avenida tem um canteiro central bem largo, transformado em área de convívio, onde se pode ficar sentado, ou caminhar. Muito bom. Caminhei até o final desta avenida, onde tive uma surpresa: ela termina com uma vista incrível para o mar. Ali começa um calçadão que vai a beira-mar, repleta de jardins, parques, pistas de skate. Por mais de uma hora caminhei por ali, até chegar ao Shopping Larcomar. Uma caminhada inusitada e agradável.

    Voltei ao hostal caminhando, claro. Passei em um super e comprei sucos e um quiche. Não me animei de novo para ir a algum bar/balada. Amanhã, regresso para São Paulo.

    Lima a São Paulo - (11/10)

    Acordei tarde neste último dia. A neblina de sempre sobre Lima e uma certa preguiça me fizeram ficar até um pouco mais tarde na cama. Últimas horas em Lima.

    Saí do quarto do hostal às 11h, pus a mochila no depósito e fui dar uma volta. Hora do almoço, aproveitei para fazer uma refeição "leve": mais uma vez o insuperável 1/4 de pollo con papas fritas. Rápido e barato. Voltei ao hostel, peguei tudo e fiquei esperando o táxi. A corrida até o aeroporto é meio salgada, mas a distância é grande também, levei quase quarenta minutos até lá, sem trânsito. O aeroporto não fica exatamente em Lima, mas em uma cidade ao lado chamada Callao.

    O aeroporto Jorge Chaves é bem estruturado. Fiz os procedimentos, peguei a taxa do aeroporto (US$31, muito caro!) e embarquei, voando pela cia. Copa Airlines. Serviço bom até o Panamá. Já na conexão para São Paulo, o avião era inferior ao que eu vim anteriormente. De Lima para Panamá City (3h de vôo) avião com filme; de Panamá City para São Paulo (6h de vôo) não. Vai entender...

    Finalizando, avalio esta trip pela Bolívia e Peru uma experiência fundamental na minha trajetória. Não somente pelos lugares em que estive, mas sobretudo pelas pessoas e pela oportunidade de entender um pouco a filosofia dessa gente andina. Não foi uma viagem somente de deslocamentos físicos por belas paisagens, mas principalmente uma viagem "espiritual" por esses dois países.

    Marcelo Baptista
    Marcelo Baptista

    Publicado em 22/05/2017 02:34

    Realizada de 05/09/2010 até 10/10/2010

    Visualizações

    3741

    3 Comentários
    Renata Maciel da Rosa 02/06/2017 22:15

    Adorei Lima tbem Gibson!! Fiquei uns 5 dias já no total eu acho! 😀

    Marcelo Baptista 04/06/2017 22:40

    Rê, Lima é cativante demais, né? Quero voltar lá em breve!!

    Renata Maciel da Rosa 12/06/2017 16:01

    Muito!! Tbém tenho vontade de voltar!! Eu fui, por coincidência, bem no último final de semana da Feira Mistura, que é a maior feira de gastronomia da América do Sul! Foi muito bacana! Pude experimentar vários pratos! :)

    Marcelo Baptista

    Marcelo Baptista

    São Paulo

    Rox
    909

    Montanhista, mochileiro, viajante, pai, conectado com as boas vibes do universo e com disposição ainda para descobrir os mistérios da vida.

    Mapa de Aventuras
    cantinhodogibson.blogspot.com.br/


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Bruno Negreiros, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.