AventureBoxExplore
Create your account
P. E. da Serra do Mar - Caminhos do Mar (SP) - Jan/14

P. E. da Serra do Mar - Caminhos do Mar (SP) - Jan/14

Rolê de um dia pelo P.E. Serra do Mar, descendo a Estrada Velha de Santos. Recheada de antigos monumentos e a exuberante Mata Atlântica!

No dia 26/1 havia combinado com uma turma do CEU (Clube Excursionista Universitário) de fazer um programa que há muito tempo eu já ouvira, mas que não havia ainda tido a oportunidade de me organizar para fazê-lo. Como boa parte das coisas boas que acontecem na minha vida, essa veio meio inesperadamente, através de um convite por uma rede social. Resolvi aceitar, e lá fui eu.

Saí de casa às 6h20 da manhã, com destino à São Bernardo do Campo, local de encontro com a galera e também nosso ponto de partida. Foi uma viagem rápida, domingo sem transito, e um dia que nascia livre de nuvens. Depois de pegar a rodovia Anchieta e a Estrada Velha do Mar, cheguei a portaria do núcleo por volta das 8h00. Fiquei ali até o pessoal começar a chegar.

Apresentações e identificações feitas, entramos finalmente no núcleo por volta das 9h30. Depois de estacionar os carros e de uma breve explanação da guia do parque, seguimos a pé em direção à parte da Estrada Velha que começa a efetivamente descer a serra em direção a Cubatão. No trajeto existem diversos monumentos e locais de visitação, e a primeira delas ocorre no que é hoje o Centro de Visitantes, onde dá pra usar o banheiro e ver uma exposição permanente sobre a construção e manutenção da usina Henry Border, que se localiza no meio do caminho que passaríamos.

O primeiro desses monumentos é uma casa construída em 1922, em homenagem aos 100 da Proclamação da Independência. Chamada de Pouso de Paranapiacaba, a casa está impecável e foi restaurada recentemente. A vista da janela alcança toda a Baixada de Cubatão, além de uma cachoeira em frente. Realmente, um lugar muito bonito.

Seguindo em frente, passamos pelos enormes tubos que descem a serra abaixo, levando a água que gera energia nas turbinas da usina, logo acima. Um pouco mais abaixo, e temos contato com o primeiro fragmento da histórica trilha chamada Calçada do Lorena, primeiro caminho pavimentado construído na época do Primeiro Reinado, em 1790. Considerado na época um dos caminhos mais modernos da colônia.

Acabei pegando a Calçada do Lorena e descendo por ela, o que corta um bom caminho e poupa a energia para a subida de volta. Chegamos até ao monumento em homenagem ao então Governador de Província que mandou executar a construção da estrada, Bernardo José Maria de Lorena. A partir dali há duas opções: ou você segue caminho abaixo até a portaria de Cubatão (SP), completando os 9,2 km do caminho, ou retorna subindo o caminho que foi feito até agora. Escolhi a segunda opção, até porque o meu carro estava estacionado na entrada de São Bernardo do Campo.

Dicas:

1. Leve boné, repelente e use um calçado bem confortável. A descida é constante e exige bastante do condicionamento físico. Vá preparado;

2. Importante fazer o agendamento antes, é uma exigência do parque. O contato é seguinte:

Ecoturismo Caminhos do Mar

Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 42 ao km 51
Funcionamento do roteiro: terça a domingo, das 9h às 16h; para visitas, é necessário agendamento pelo telefone (11) 2997-5000 - Ramal 356 ou 364

agendamentoscaminhosdomar@fflorestal.sp.gov.br

3. Caso você opte por sair pela portaria de Cubatão, saiba que terá que pegar um ônibus até Santos (SP), e depois mais um para subir de volta à São Paulo.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista

Published on 10/05/2015 15:52

Performed on 01/26/2014

Views

1495

Marcelo Baptista

Marcelo Baptista

São Paulo

Rox
885

Montanhista, mochileiro, viajante, pai, conectado com as boas vibes do universo e com disposição ainda para descobrir os mistérios da vida.

Adventures Map
cantinhodogibson.blogspot.com.br/

297 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 405 others support the Minimum Impact Manifest