AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Marcelo Baptista 20/08/2019 22:12
    Parque Estadual do Caracol (RS) - Set/13

    Parque Estadual do Caracol (RS) - Set/13

    Na charmosa cidade de Canela (RS), distante sete quilômetros, fica a sede do parque. Uma cachoeira linda (porem proibida) e belos visuais!

    Cachoeira Hiking Trekking

    INFORMAÇÕES DO PARQUE DO CARACOL

    O Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação brasileira situada na região sul, no Estado do Rio Grande do Sul, no Município de Canela.

    Com matas fechadas em suas proximidades, é formada pelo arroio de mesmo nome, que despenca em queda livre de 131 metros por rochas basálticas da Formação Serra Geral, formando a Cascata do Caracol. Um conjunto paisagístico de rara beleza, se tornando o segundo ponto turístico mais visitado do sul do Brasil.

    Nos anos 50, toda a área foi desapropriada para a criação do Parque Estadual do Caracol, sendo que dos 100 hectares, apenas 25 são destinados ao turismo. O restante da área é totalmente preservado.

    Como a fauna circula pelo parque, os caçadores circulam pelo entorno. Então o parque acaba sendo uma pequena ilha para a fauna. Se vê muita fauna silvestre, nativa, por exemplo, veado, graxaim, as cotias, os roedores.

    Os visitantes já na entrada do parque sentem o ar puro proporcionado pela vegetação fechada que só é repartida pelas trilhas ecológicas. O Parque do Caracol é de fácil visitação, placas indicativas estão por todos os lados dando a oportunidade das pessoas escolherem o melhor trajeto e o local que quer visitar. O ponto de maior curiosidade, a cascata normalmente é a primeira parada. A vista da Cascata pode ser apreciada através do mirante cercado com plena segurança e ainda por alguns metros por uma trilha, também cercada para quem quer uma lembrança do local de ângulo diferente.

    Com os mapas dos locais do parque expostos, você pode se localizar melhor nos passeios. A vegetação pode ser identificada pela placas de nomes de árvores. Também pode ser apreciado os lanches e pratos no restaurante e com crianças nada melhor que um playground. O parque ainda conta com outros atrativos como a Escada da Perna Bamba, a Vila do Artesanato, que atrai os visitantes pela diversidade de produtos e pelos preços em conta. E também chama bastante atenção os quatis, que invadem o parque em busca de comida e se tornam alvo das fotografias.

    Ao passar o dia no parque pode-se desfrutar das churrasqueiras cobertas com mesa e bancos, próximas a banheiros, envolta um imenso gramado dando vida e paz interior.

    ATENÇÃO PARA O QUE NÃO FAZER: Coletar plantas, animais e minerais. Tomar banho no Arroio Caracol. Entrar na água para fotografar. Fazer fogueiras fora das churrasqueiras. beber água do Arroio. Alimentar os animais silvestres. Sair das trilhas.

    Para um passeio tranquilo evite sair das trilhas, observe a sinalização das trilhas, coloque seus resíduos nos coletores indicados, preserve a vida silvestre. Pare, olhe, escute e contemple a natureza.

    Como chegar ao Parque do Caracol

    O parque se localiza a 7 km do centro da cidade, com acesso fácil através da Estrada do Caracol (RS-466) que leva diretamente ao parque. Na portaria é cobrado somente os ingressos dos visitantes e o estacionamento é dentro do parque.

    Fonte: www.parquedocaracol.com

    Marcelo Baptista
    Marcelo Baptista

    Publicado em 20/08/2019 22:12

    Realizada de 20/09/2013 até 22/09/2013

    Visualizações

    1871

    Marcelo Baptista

    Marcelo Baptista

    São Paulo

    Rox
    909

    Montanhista, mochileiro, viajante, pai, conectado com as boas vibes do universo e com disposição ainda para descobrir os mistérios da vida.

    Mapa de Aventuras
    cantinhodogibson.blogspot.com.br/


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Peter Tofte, Renan Cavichi e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.