/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5596df97de9aa/adventure/564dfefb0eebe/564e04b8dec0c-2.jpg)
Parque Estadual do Grajaú (RJ) - Ago/13
Uma travessia inusitada: entrar por um acesso nos fundo do Parque Nacional da Tijuca (RJ), subir o Pico do Papagaio, e sair no P. E. Grajaú!
O acesso ao Parque Nacional da Tijuca se dá no fim de uma rua entre os bairros do Grajaú e do Andaraí. Você entra por uma passagem em um muro, e logo começa a trilha. Leva-se cerca de duas horas até o topo do Pico do Papagaio.
No dia em que fiz a travessia o tempo estava muito ruim. Isso dificultou muito o ataque ao pico, já que o trecho final é uma escalada por uma fenda. A rocha estava escorregadia.
Neste ponto o P. N. da Tijuca faz divisa com o Parque Estadual do Grajaú. É um parque urbano, mas que tem uma trilha que bordeja o morro onde se localiza o Pico do Papagaio. Desci pelo seu lado esquerdo, sempre bordejando o paredão, até encontrar a trilha. Foi bem tranquilo.
Uma vez dentro do parque estadual, saí pela portaria e voltei para o Grajaú, onde fui tomar uma breja para comemorar.
Dicas:
1. Siga pela rua Borda do Mato até a esquina da rua Marianópolis. Entre nela. Vá até o final dela, e você encontra o muro na divisa do parque nacional. A referência é o Lectorium Rosicrucianun.
2. Muita gente da comunidade do Andaraí usa a trilha, por isso ela tem lixo no começo dela.
3. Siga a orientação do Pico do Papagaio, que estará sempre à sua direita. Haverá uma bifurcação à direita depois de uns 40 minutos de trilha, siga por ela.
