Marcelo Baptista 23/05/2016 15:31
    Rumo ao Norte: BR 101 - Sítio do Conde (BA) - Set/08

Perna 6: já muito perto da divisa com Sergipe, resolvemos parar e investigar porque Sitio do Conde (BA) tem fama de lugar bonito. Valeu!

Valença a Sítio do Conde - (11/9)

Hoje foi mais um dia em que passamos uma boa parte do tempo na estrada. Mas ao contrário de ontem, hoje foi bem menos cansativo, e mais produtivo.

Saímos de Valença por volta das 9h. Posso dizer que o hotel Onda Azul é muito bom, apesar do preço ter saído bastante da média por nós estipulada. Seguimos em frente, depois de termos parado num quiosque de infos turísticas, para pegarmos um mapa. Ali fiquei sabendo que até Bom Despacho (o local de onde os ferry boats partem para Salvador) levaria uma hora e meia; também ficamos sabendo do horário de partida do próximo ferry: 11h15. O asfalto da BA 001 até a ilha de Itaparica é um pouco ruim, com bastante buracos. Mas por volta das 10h20, chegamos ao porto de Bom Despacho. Pagamos os R$27,60 do carro, mais R$3,35 de um passageiro. Total: R$30,95. Numa travessia estimada em 50 minutos.

Ficamos na fila, esperando, e a Iara resolveu ir ao banheiro. Nesse exato momento, a fila começou a andar, os carros sendo guardados no ferry...estacionei dentro do ferry e saí correndo pra buscar Iara, gritando...foi hilário. A travessia é feita com muita tranquilidade. O ferry é equipado com duas TV´s, onde o povo que não quer ver a Baía de Todos os Santos fica lá, vendo desenho animado na Globo...eu creio que se estivesse um dia de Sol mais radiante, a visão teria sido muito melhor do que já foi, mas mesmo assim foi fantástico. O skyline de Salvador, já de longe, nos permite ver vários prédios antigos inúmeras igrejas (dizem que aqui tem uma para cada dia do ano). É definitivamente muito bonito.

Descemos do ferry, e decidimos visitar o Mercado Modelo. Encontrá-lo levou quase uma hora, ninguém sabia explicar direito, e quando a gente encontrou, achar uma vaga que não tivesse um flanelinha foi duro. O diálogo a seguir se deu com um frentista de um posto BR, ao lado do Mercado Modelo:

- Oi, bom dia! Você sabe onde a gente pode encontrar uma vaga para estacionar?

- Olhe, vaga não tem, mas se você me der um agradinho ($$), eu arrumo uma vaga agora!

Dito e feito, arrumamos uma vaga por um agrado de R$2,50. Saiu barato...em Salvador, as coisas funcionam bem quando rola um “agrado”. Visitamos a Igreja de Nsa. Sra. Conceição, belíssima, mas um pouco mal cuidada. Seguimos então para o Mercado Modelo. O local é um mercado municipal que vende artesanato e comidinhas, muito frequentado por turistas e baianos em geral. O clima é um misto de barganha, malandragem, diversão e prazer. A arquitetura é muito bonita, e a todo momento somos abordados por algum vendedor, te oferecendo qualquer coisa, tipo relógios, colares, etc. Mas é possível fazer bons negócios lá. Acabei comendo um peixe-agulha e tomando um caldinho de sururu; logo depois dividimos uma casquinha de siri, que aqui se chama siri cascão, que eu fui entender quando o prato pousou no balcão: era enorme!

Voltamos ao posto, aquele do agrado. Aproveitamos o preço da gasolina (R$2,65) e completamos o tanque. Estávamos a caminho da Linha Verde (BA 099). Só para não passar em branco: Salvador tem uma das orlas mais bonitas que eu já vi. Seguimos pela Linha Verde, e o nosso destino era Praia do Forte (BA), mas decidimos ganhar mais kms e seguir até Conde (BA), ou quem sabe Sítio do Conde (BA). De lá até a divisa com SE, cerca de 36 km. Bem perto. Pegamos um pouco de chuva no caminho, chuva rápida e fina, mas um sinal do que pode vir.

Chegando ao Conde, procuramos um hotel. Não achamos, só tinha uma pensão da Dona Docinho. Sem condições. O negócio foi irmos para Sítio do Conde, onde tem mais pousadas e hotéis. Foi aí que encontramos a Pousada Bem Viver (Av. Beira Mar, 25 tel.: 75 3449 1086), por um bom preço (R$50), e um quarto bem equipado. Ainda tivemos tempo de ir a um boteco ao lado, tomar umas caipirinhas e comer uma porção de fritas.

Amanhã, Aracaju (SE).

Dicas: Salvador é uma das cidades mais interessantes que eu já passei, e olha que fiquei poucas horas lá. Mas acostume-se, se você não é de lá, é turista, e se torna o “alvo” da vez, todo mundo vai querer tirar um dinheirinho de você. Pegando a Linha Verde, você paga um pedágio de R$4,60, mas a estrada é sempre boa. Ao longo dessa estrada, há várias praias interessantes. Sítio do Conde é bem pequena e tranquila, não espere muita infra, mas vale a pena.

Marcelo Baptista

Publicado em 23/05/2016 15:31

Realizada de 02/09/2008 até 27/09/2008

Marcelo Baptista

Montanhista, mochileiro, viajante, pai, conectado com as boas vibes do universo e com disposição ainda para descobrir os mistérios da vida.

cantinhodogibson.blogspot.com.br/

Fabio Fliess, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.