AventureBoxExplore
Create your account
Rumo ao Sul: BR 101 - Japaratuba (SE) - Set/08

Rumo ao Sul: BR 101 - Japaratuba (SE) - Set/08

Perna 12: fazendo o caminho de volta, desta vez descendo para o sul. Porto de Galinhas ficou para trás, mas visitamos Marechal Deodoro (AL).

Porto de Galinhas a Japaratuba - (23/9)

Acordamos cedo, 6h30, arrumamos as coisas no carro, nos despedimos do Dani e Cláudia, e pegamos a estrada. Quer dizer, quase: paramos num posto BR para trocar o óleo do carro e dar um trato legal antes de ir para Sampa. Mas a troca de óleo só começava às 8h. Pois então, esperamos.

Finalmente na estrada às 9h30, e o destino ainda não estava definido: iríamos dirigir até onde desse, logicamente com luz do dia. Desde sempre dirigir a noite nunca foi uma opção. Logo na saída de Porto de Galinhas, na PE 060, demos carona a uma senhora até Camela (PE), o povoado próximo. Seguimos pelo mesmo caminho que viemos, PE 060, depois AL 101, até a Praia do Francês. Ali mudamos o caminho, fomos para Marechal Deodoro (AL).

Marechal Deodoro é uma cidade muito simpática, de um povo hospitaleiro e prédios seculares. Paramos para almoçar num restaurante simples, sem nome, de propriedade de dona Zezinha Cipriano. Boa comida, barata (um PF que serve duas pessoas, R$8). Ficamos ali um tempo, eu ainda saí para fotografar a cidade. Caminhei não sei quanto tempo, e faltou muito ainda, havia muita coisa para ver. Voltei ao restaurante, já que precisávamos ir para a estrada de novo. Seguimos por uma vicinal, até chegar na BR 101 de novo. A boa e velha 101, cheia de caminhões e buracos. Em Alagoas, a BR é esburacada, mas em vários pontos há equipes realizando consertos. Tocamos em frente, um calor sufocante.

O sol já ia baixando quando cruzamos a divisa com SE. O tempo corria contra, ia ser difícil chegar até Aracaju. A noite ia caindo rápido. Consultei o mapa, e a cidade mais próxima naquele momento era Japaratuba (SE). Pequena, a chance de ter uma pousada ali era pouca, mas mesmo assim era a melhor opção. Depois de andar um pouco e não encontrar lugares disponíveis, encontramos a Pousada Japaratuba, um misto de pousada e motel, ao preço de R$25. Para quem só precisaria de banho e cama, estava perfeito. Fomos até o centrinho, arranjar alguma coisa para comer. Em tempos de eleições, a história é sempre a mesma: a política movimenta a economia da cidade. Depois de dois sandubas, voltamos para a pousada, dormir.

Amanhã, seguimos.

Dicas: Alagoas é a terra dos dois primeiros presidentes do Brasil: Marechal Deodoro e Floriano Peixoto. Marechal Deodoro (a cidade) é uma pérola, com uma baita lagoa que compõe um cenário maravilhoso. Vale uma visita mais demorada.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista

Published on 09/21/2016 22:59

Performed from 09/02/2008 to 09/30/2008

Views

1135

Marcelo Baptista

Marcelo Baptista

São Paulo

Rox
885

Montanhista, mochileiro, viajante, pai, conectado com as boas vibes do universo e com disposição ainda para descobrir os mistérios da vida.

Adventures Map
cantinhodogibson.blogspot.com.br/

297 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 405 others support the Minimum Impact Manifest