Messias Oliveira 05/08/2015 23:37
    Aquário Natural - Bonito/MS

Flutuação nos Rios Sucuri (Bonito/MS) e Rio da Prata (Jardim/MS). Bonito é mais um dos locais que todo brasileiro tem que ir ao menos uma vez.

Olá pessoal, apesar de gostar muito, não sou um aventureiro com frequência, mas esse destino foi incrivel, Bonito/MS. Foi uma trip familiar, fomos em 5 pessoas e deu pra aproveitar, relaxar e descobrir um local incrível nesse nosso Brasil, ficamos em Bonito 6 dias, foi o suficiente para conhecer todos os principais locais desse destino, porém as duas atividades que relato aqui, fizemos em 2 dias distintos, pra sempre aproveitar o periodo da manhã e geográficamente o deslocamento pra cada um deles é muita correria pra fazer tudo em um dia somente.

Abaixo apenas os relatos das 2 flutuações no Rio Sucuri e Rio da Prata, foi uma experiência incrível.

• Flutuação Rio Sucuri - Bonito/MS

O Rio Sucuri fica em uma fazenda localizada acerca 30 minutos do centro de Bonito, a estrada é tranquila e bem conservada, porém, precisa de bastante atenção por ser de terra e é bem escorregadia, um ano antes, amigos tiveram um acidente ao acelerarem demais e perderam o controle do carro e o dia de passeio, invadiram uma fazenda, nada de grave aconteceu com eles, apenas despesas desncessárias, pois tiveram que pagar a cerca para o proprietário da fazenda e acionar o seguro do carro que era alugado. [Day Off Total pra eles, ah e não conheceram O Rio Sucuri porque era ultimo dia deles em Bonito].

A fazenda do Rio Sucuri tem infraestrutura básica, o suficiente para você se trocar, usar as roupas de birracha que são obrigatórias e fornecidas por eles mesmo, tem vestiários, banheiros, nada demais. Antes da flutuação iniciar solicitam que tomem uma ducha com objetivo de retirar protetor solar e repelente, já que podem afetar a fauna dentro do Rio Sucuri.

Com um guia seguimos uma trilha de 10 minutos até um deck, onde usamos um barco e subimos o rio remando, a correnteza contra é bem tranquila e por sinal bem divertida, ao final, cerca de 2km acima desembarcamos em outro deck, e agora sim, descemos o rio flutuando e a favor da correnteza, começa o show da natureza e ver os primeiros peixes, principalmente pacus, piraputangas, piaus e dourados. Peixes menores também há no percurso.

Obs:. Não vimos nenhuma cobra sucuri. O guia nos contou que é incomum encontrar, pois elas fogem dos humanos. Lembrando que as Sucuris são totalmente inofensivas, desde que não as provoque.

O fundo do rio Sucuri é completamente branco devido ao calcário ajudando a iluminar ainda mais o passeio, já que os raios de sol entram na água e batem diretamente no fundo. Outro ponto que chamou a atenção foi a vegetação no fundo dos rios. Muitas algas e verdes contracenando com o colorido dos peixes e a cor azul cristalina do Rio Sucuri.

• Flutuação Rio da Prata - Jardim/MS

O Rio da Prata é localizado no município de Jardim, cidade vizinha e fica a 50 minutos de Bonito, que era de onde partiamos para as aventuras, indo ao destino a estrada é parte asfaltada, parte de terra, mas em perfeito estado de conservação e como em tudo na região, incrivelmente em contato com a natureza, podendo ser avistado durante o trajeto, diversos animais tipicos do Brasil e região, como siriemas, veados, tucanos entre outros. Este foi o passeio de flutuação de maior duração, foram cerca de 2 horas rio abaixo, o passeio tem inicio com uma trilha de cerca de 20 minutos, e em seguida, já realmente dentro d'água, a partir das nascentes do Rio Olho d'água, um afluente do Rio da Prata.

Águas cristalinas e grande quantidade de peixes enchem os olhos, o mais belo dos peixes é o Dourado, que por sua cor se destaca dos demais, além é claro de as vezes ser possível avistar jacarés as margens, são pacíficos, não colocamos a prova essa pacividade rs, mas estavam lá.

Quando o Rio Olho d’água deságua no Rio da Prata, o grupo encontra o barco de apoio. Neste momento pode-se escolher entre terminar o passeio no barco ou seguir flutuando. Aqueles que escolhem flutuar o trecho do Rio da Prata, mais largo e mais fundo, observam cardumes maiores em um ambiente com grande variedade de vida.

O local, ao contrário da sede do Rio Sucuri tem uma infraestrutura bem melhor, a sede oferece recepção, loja de souvenires, restaurante, redários, banheiros, e vestiários com chuveiros com água quente.

Obs1:. Os passeios são pagos, em Bonito tem agencia de passeios por todas as partes.
    Obs2:. Mais um lugar que todo brasileiro tem que conhecer...