Marcelo Santos TPOA 18/03/2019 03:16
    Parque Natural Vinicunca, Peru

Parque Natural Vinicunca | Rainbow Mountain.

EXPEDIÇÃO PERU 2019

No plano de nossa expedição de 13 dias pelo Peru estava uma meta, subir os 5.200 da Vinicunca ou Rainbow Mountain (não levei GPS mas tem o tracklog que vou disponibilizar por aqui em breve).

Eu a Vive, minha companheira de fé nesta e em muitas outras aventuras, tínhamos o plano de fazer este teste em altitude para depois subir MP, e foi muito acertado.

MADRUGADA EM CUZCO

Então no dia 16 às 4:30 da manhã um dos guias da Peru Incaico (pessoal profissional e atencioso demais) passou no Hotel onde nos hospedamos (Estância de San Blas no Bairro de mesmo nome - em outra oportunidade falaremos dos serviços de hospedagem que escolhemos para esta aventura) para nos buscar e iniciarmos a jornada de Cuzco até o Parque Natural Vinicunca.

PRIMEIRA FASE - DA LAMA AO TOPO…

A primeira fase da subida tinha muita lama poia havia chovido e a Montanha estava coberta de neve também, mas a Viv seguiu bem faceira de rosa no centro na primeira fase da trilha antes de cuspir fora as folhas de Coca com uma pedra de Stevia que um amigo Chileno que conhecemos em Cuzco nos deu para aguentar o tranco do "soroche", ela aguentou bem só com água, não curtiu mascar as folhas com aquele açúcar empedrado de Stevia, baita guerreira.

CONTEXTO GEOMORFOLÓGICO

A montanha tem uma altitude máxima de 5.200 msnm e fica na estrada para o Nevado Ausangate que atinge 6.384 msnm.

A coloração se dá pelos minerais presentes nas rochas que formam as sinclinais e anticlinais da formação geológica associada. Em contexto regional, juntamente com o clima frio e com as precipitações de neve, que se alternam com períodos de maior insolação que faz derreter a neve acumulada nas vertentes e com a ajuda dos ventos e as estações chuvosas, ocorre a meteorizacão e a erosão que altera as rochas e produz esta maravilhosa paisagem que torna a Montanha mais colorida em dias de céu limpo.

Geocontextualizando: a meteorização e a erosão modificam a forma da superfície terrestre e alteram o material rochoso, convertendo todos os tipos de rochas em sedimentos e formando solos em um ciclo litológico.

SOBRE O DESAFIO

A trilha completa até o topo do lado esquerdo de quem sobe tem perto de 12km (ida e volta) dependendo de onde você, seu guia e a agência combinaram. No nosso caso estávamos em grupo de 14 pessoas e iniciamos no estacionamento logo depois da entrada do Parque. A vista da estrada na chegada é incrível e mesmo da janela da Van você já fica com a adrenalina e a expectativa a milhão...

CURIOSIDADE

Um aspecto interessante deste destino é que foi descoberto a cerca de 2 anos pelos aventureiros e as agências começaram a oferecer este serviço quando saíram aa primeiras imagens na mídia com a clássica foto da Montanha Colorida, então os moradores locais (Quechuas) ainda se organizam para atender a demanda que é alta durante todo ano, sendo o verão a baixa temporada e consecutivamente alguns destinos podem ter os valores negociados.

Os nativos da montanha que vivem no povoado, no vale a jusante (parte mais baixa do vale) já oferecem chá com folhas de Coca quentinho e alguma guloseima na subida, como também fazem o serviço de "portear" sobre os cavalos, aqueles que não desejam "sofrer" tanto na subida.

Se o aventureiro cansar muito devido ao mal de altitude, pode pegar uma carona em um cavalinho por 30 soles bem negociado, mas não esqueça que eles não te levam até o topo...ehhehhe.

IMPERDÍVEL:

Aventureiro maluco que se preza tem que tirar uma foto com o Bob Marley😂😍

DICAS IMPORTANTES

A principal dica para a subida é respeitar seus limites físicos, respirar lentamente pelo nariz e soltar o ar pela boca em um ritmo cadenciado e sem falar muito, concentre-se sempre na sua passada. Existem muitas rochas soltas pelo terreno ingreme e a neve ou a chuva aumentam os riscos de queda.

Outra dica importante é não esquecer de carimbar seu passaporte no pé da montanha como eu esqueci e por este motivo voltaremos novamente em Jan2020!

ECOSSISTEMA DE MONTANHA

Na trilha é possível vislumbrar cactáceas adaptadas ao clima frio e a neve, bem como os tapetes de musgo que ficam cobertos de neve em alguns períodos do dia e da noite, é muito bacana e nós que curtimos paisagens naturais e a harmonia de Gaia em Pachamama ficamos sempre encantados com estes pequenos detalhes que nos são presenteados em cada jornada, em cada aventura.

Classificar com os amigos biólogos ❤

A CONQUISTA DO TOPO

Chegar no topo a cinco mil e tantos metros com neve e lama em terreno ingreme e escorradio não é fácil, então mais uma dica, use tênis confortável e de preferência com solado para ambientes de montanha. Um cajado também pode ajudar ajudar na subida, mas na descida atrapalha, então desça em zigue-zague, esta técnica é boa para as subidas também pois não força tanto os joelhos.

GUERREIROS DA MONTANHA

Enquanto eu dava muitas dicas para Viv, uma vez que era nossa primeira ascensão a Vinicunca, quando olho para o lado vejo esta cena do amigo Cusquenho com sua filhota na garupa e uma cusquena na outra mão, desmontou toda minha retórica sobre segurança em trilhas, equipamentos e bla.bla.blá... "O negócio é caminhar, subir e aproveitar a vida e a natureza com minha filha" dizia ele, e estava e continuará coberto de razão. Mas penso que bebida, trilhas e crianças no pescoço não dão muito certo em montanhas, como já dizia um Peruano que vivia na Bolívia...

Meu amigo Peruano nos autorizou a tomar um retrato e publicar, tenho certeza que aquela cusquena estava boa demais!!

361graus NO TOPO e o Bob Marley ligadão na vibe nevada!

Bueno, nossa expedição continuou por mais 10 dias então temos muitas dicas e impressões para dividir com os aventureiros por aqui, qualquer dúvida ou informação deixe recado nos comentários ou escreva pra gente nos contatos que seguem no rodapé da página, e bora lá na Pernada ou no Pedal, onde tiver trilha bruta, paisagens incríveis e novos desafios, é lá que desejamos estar!

CUSTO DO TOUR

Parque Natural Vinicunca - Full Day: 1 dia de aventura com transporte ida e volta desde o hotel em Cuzco + entrada no Parque + Guia (Espanhol/Inglês) + café da manhã + almoço. Custo médio deste Tour - 80 SOLES

DICAS CÂMBIO E SERVIÇOS TURÍSTICOS

No entorno da Plaza de Armas existem inúmeras lojas de câmbio e de agências turismo, vale a pena pesquisar por ali mesmo pois a maioria fica no entorno do Centro Histórico.

BILHETES E INGRESSOS PARA TOURS NO PERU

Montar um programa de viagem com tanta diversidade de locais para visitar e com tantas possibilidades de serviços turísticos oferecidos, não é fácil, você é abordado desde o Aeroporto em Lima até as pequenas ruelas de Cuzco, afinal o Peru é um destino ES.PE.TA.CU.LAR mesmo.

Então se você for um viajante econômico e curtir andar pela Cidade Umbigo do Mundo, pode economizar bons Soles comprando você mesmo os ingressos para MP e para os Tours no Vale Sagrado e outros no entorno de Cuzco. Já se você gosta de comprar tudo antecipado pela internet, compre os pacotes com agências confiáveis e pesquise antes nos fóruns a reputação das mesmas para que sua viagem ocorra na mais perfeita harmonia com este lugar magnífico que é o Peru.

Chamo atenção para o tópico acima pois ajudamos (de boas) um gringão que estava perdido ao chegar em Machu Picchu Pueblo (Águas Calientes) e não encontrar o guia contratado pelo site o aguardando com a bandeira da agência na estação de trem. Uma pena, tenho certeza que são fatos isolados mas é preciso cautela e pesquisar antes leva um tempinho mas é sempre melhor e reduz dores de cabeça indesejadas, além do soroche claro...ehehe!

Mais desta aventura em um video simples no canal da Trekking POA no YouTube: https://youtu.be/tzPgEOG9aCM

Boas energias, boas aventuras!

Marcelo Santos
    Watsapp: (51) 98484 6244
    E-mail: trekkingpoa.aventura@gmail.com

Trekking POA | Viva essa Aventura

Marcelo Santos TPOA

Porto Alegre, RS

Aventureiro apaixonado pela dinâmica da natureza, topa qualquer desafio em ambientes naturais de montanha e em qualquer lugar onde tenha mato. Licenciado e Mestrando em Geografia.