/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5cbf1de61ede1/adventure/66d518ae943a9/66d51ac711a1c-2.jpg)
Pra encerrar a temporada 2024 nos "convidamos" para o síto do meu amigo Marcelo, também natural do Caparaó, mas hoje radicado no Serra dos Orgãos. Saímos de Nova Lima na sexta-feira, 16 de agosto, na hora do almoço e chegamos em Guapimirim por volta das 21:00. 2 horas depois outros 2 companheiros de roubada vindos do Caparaó chegaram para completar a nossa trupe.
Partimos do sitio do Marcelo no sábado 17 por volta de 6:15 e as 6:45 saimos do estacionamento do paraíso das plantas rumo ao Escalavrado.
Com 20 minutos de trilha chegamos na primeira roubada: o varal. Como tinhamos uma corda de 60m, ultrapassamos sem maiores problemas. Após vencê-lo nos deparamos com uma parede com proteções fixas. A trilha segue para a esquerda, mas no dia eu simplesmente não vi. Como tinhamos algum material na mochila, resolvi encordar e seguir reto, enquanto a Lu me dava segurança com ATC mesmo. Na quinta proteção olhei para a esquerda e avistei a trilha onde seria o caminho natural mas aquela altura isso pouco importava. Fixei a corda e o resto do povo veio pela parede mesmo. De lá em diante é só seguir praticamente reto. A trilha é de orientação óbvia, mas com alguns pontos realmente muito expostos, do tipo "é fácil, mas não erra não". Recomendo fortemente levar uma corda. 60 metros são suficientes pois mesmo no trecho conhecido como "Lombo do Burro" existem proteções fixas para que o último consiga descer com a corda meiada.
