AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Pedro Abrão 04/05/2019 12:08
    MORRO DO COUTO E PEDRA DO SINO DE ITATIAIA

    MORRO DO COUTO E PEDRA DO SINO DE ITATIAIA

    O Morro do Couto, 9º maior montanha do Brasil com 2.680 metros e a Pedra do Sino do Itatiaia, 10º maior montanha do Brasil com 2.670 metros.

    Trekking Montanhismo
    • MONTANHA: MORRO DO COUTO/PEDRA DO SINO DE ITATIAIA
    • DURAÇÃO: 1 DIA/1 DIA
    • PERCURSO: 7 KM - 03:00 HORAS / 20 KM - 6 HORAS
    • DIFICULDADE TÉCNICA: FÁCIL/FÁCIL
    • DIFICULDADE DE NAVEGAÇÃO: FÁCIL/MODERADO
    • DIFICULDADE FÍSICA: FÁCIL/MODERADO
    • MATERIAL DE ESCALADA: NÃO/NÃO
    • MAIOR DIFICULDADE: NENHUMA/ NAVEGAÇÃO NA BASE DA PEDRA DO SINO


    Fala Galera, hoje o POST é sobre duas montanhas que estão contidas no Parque Nacional do Itatiaia. O Morro do Couto, 9º maior montanha do Brasil com 2.680 metros e a Pedra do Sino do Itatiaia, 10º maior montanha do Brasil com 2.670 metros. A primeira foi alcançada em uma viagem com meu amigo Marcio Yamashita em 22/08/2015. Já a Pedra do Sino foi alcançada em 07/01/2016 em uma viagem que segui solo pela Serra Fina, Serra do Caparaó e Itatiaia para alcançar cinco das dez maiores montanhas do Brasil.

    Na primeira ocasião, eu e Marcio saímos bem de manhã de Angra dos Reis em direção a Itamonte. Chegamos na entrada do Parque Nacional do Itatiaia por volta das 11 horas, pagamos o ingresso, assinamos os papéis e fomos pra cima. A trilha ao Morro do Couto começa próxima ao estacionamento, em uma antiga estrada utilizada por carros. A subida é muito tranquila, sem passagens técnicas e com aclive suave. Seguimos em ritmo leve e contemplando a paisagem. O tempo estava muito bom, o que nos deu a oportunidade de avistar do lado direito a Serra Fina, a esquerda as Agulhas Negras e a frente as Prateleiras.

    Paramos várias vezes para tirar fotos e respirar aquele ar que só se encontra nas montanhas. A parte final possui algumas "escalaminhadas", mas muito tranquilas. Eu só não aconselho levar crianças abaixo de 8 anos, pois como em todo ambiente de montanha existem seus perigos. Chegamos no topo da nona maior montanha do Brasil por volta de 12:30, depois de 3,5 km de trilha bem tranquila.
    Ficamos ali bastante tempo, comemos, tiramos fotos e relaxamos. A montanha não estava muito movimentada por estar fora de temporada. Na volta quase cogitamos em ir pra Prateleiras, mas vimos que não daria tempo então avançamos um pouco na travessia Couto x Prateleiras e depois retornamos ao estacionamento por volta das 16:00. Foi um dia diferente, um bate-volta de Angra, que valeu muito, só de estar ali naquele ambiente, tudo vale.

    A ascensão a Pedra do Sino foi feita junto com o meu amigo Bruno Oak, que estava hospedado no mesmo Hostel que eu estava, conversando sobre montanhas, citei que tinha feito a Pedra da Mina no dia anterior e que estava me preparando para seguir para a Pedra do Sino do Itatiaia no dia seguinte, o Bruno logo animou e combinamos então de seguir juntos no dia seguinte.
    Bem de manhã organizamos tudo, tomamos café e partimos para o parque, chegamos as 8 da manhã. Informamos que estávamos indo para a Pedra do Sino, o trajeto planejado era seguir em direção ao Abrigo Rebouças, depois Pedro do Altar, Cachoeira do Aiuruoca e enfim Pedra do Sino. Porém os funcionários do parque nos aconselharam a seguir uma nova trilha que eles haviam montado, chamada "Circuito 5 Lagos".
    Aceitamos o desafio e seguimos em frente, logo após a portaria você já entra em uma trilha a esquerda, subindo a encosta. Depois da subida chega-se ao primeiro lago, sempre seguindo os totens e as varetas indicativas. Segue-se por uma planície, passando por várias lajes de pedras, algumas inclinadas o que requer a atenção em dias de chuva para não escorregar. Chega-se então ao segundo lago, depois a cachoeira 5 lagos, na sequência uma fonte e então passamos por um grande lajeado de rocha onde é necessário atenção.
    Depois do lajeado chega-se em uma placa indicando Abrigo Rebouças e Cachoeira Aiuruoca, segue-se sentido a cachoeira, depois de um tempo caminhando já é possível avistar a Pedra do Sino e a Pedra Ovos da Galinha. Chegamos então a base da Pedra do Sino, neste ponto é um pouco mais difícil de localizar a trilha para chegar nas rochas, demoramos um pouco, mas conseguimos achar um caminho e chegamos então a um grande lajeado, da onde se inicia o ataque ao cume. Paramos para almoçar em baixo de uma pedra e ali ficamos um pouco contemplando aquela imensidão de montanhas, o PARNA Itatiaia é belíssimo e berço da escalada e montanhismo no Brasil.
    Depois de comer seguimos rumo ao topo, onde chegamos por volta do meio-dia. Achamos o livro do cume que fica em baixo da pedra mais alta, estávamos muito felizes, o Bruno me agradeceu pelo convite, assinamos o livro e ficamos ali cada um vivendo aquele momento de um jeito, de frente as Agulhas Negras e Asa de Hermes eu meditei um pouco e agradeci por estar ali, afinal foram 5 montanhas em menos de um mês, quase todas solo e em segurança, não poderia estar mais feliz. Finalmente atingi sete das dez maiores montanhas do Brasil, faltando agora o Pico da Neblina (AM), Pico 31 de março (AM) e Monte Roraima (RR). Jaya. Gratidão.
    Voltamos pelo mesmo caminho, vale muito fazer esse trajeto, a paisagem é incrível uma mistura de planícies, lagos, cachoeiras e montanha, quer mais ? E apesar de tudo isso a Pedra do Sino não é uma montanha muito visitada. Chegamos na portaria por volta das 15 horas, arrumamos as coisas pegamos o carro e seguimos viagem, não antes de comer o tradicional pastel da Garganta do Registro. Obrigado PAI, por mais essa oportunidade de viver a sua energia mais pura. Namaste.

    DICAS:

    • Em qualquer trilha é possível encontrar animais peçonhentos, então vá com atenção;
    • Faça esse trajeto de preferência no inverno, no verão é comum tempestades repentinas, e possíveis descargas elétricas;
    • Equipamento correto é sinônimo de segurança, então planeje o que levar;
    • Não vá sozinho para a montanha;
    • Em trechos de escalaminhada, lembre, você deve ter sempre 3 pontos de apoio;
    • Em caso de chuva, aborte a ascensão;
    • No inverno, a temperatura pode chegar abaixo de 0 no parque;
    • Vá com calma, dependendo do local uma queda pode ser mortal;
    • Entrar em contato com a Parque 30 dias antes da visita e reservar espaço no Abrigo Rebouças.

    CONTATOS:

    • Sede Itatiaia :(24) 3352-1292
    • Hostel Picus: (35) 9119-9153
    Pedro Abrão
    Pedro Abrão

    Publicado em 04/05/2019 12:08

    Realizada de 22/08/2015 até 01/01/2016

    Visualizações

    2145

    Pedro Abrão

    Pedro Abrão

    Sao Paulo - Brasil

    Rox
    85

    Doutorando em engenharia civil e apaixonado pelas montanhas. Venho buscando a montanha como meio de encontrar a felicidade. Atualmente no Projeto 10+ Andes.

    Mapa de Aventuras
    www.facebook.com/pedro.abrao