laguna JAKOB ao lago MASCARDI, 63 km na Patagônia Argentina

Travessia de 4 dias, pelas etapas 24 e 25 da Huella Andina, no Parque Nacional Nahuel Huapi, Bariloche

Trekking Montanhismo

Continuando a Exploração Argentina 18/19 do Mochilão Sabático.

Depois de nossa saideira do Parque Nacional Lanin, pelo cume do Cerro Malo, voltamos de ônibus até San Martín de los Andes, e de lá fomos para Bariloche.

Há muitas trilhas para explorarmos na região de Bariloche. A escolhida da vez foi uma travessia de 48 km entre Jakob e Mascardi, passando por:

- riacho Casa de Piedra

- laguna Jakob

- laguna Témpanos

- paso Schweizer

- riacho Casalata

- rio Manso

- lago los Moscos

- lago Mascardi

Abaixo segue um resumo da caminhada. Para mais detalhes, acesse: mochilaosabatico.com

Dia 1a: ruta RP 237 – arroyo Casa de Piedra

6 km

Dividimos o primeiro dia em 2 partes e acabamos acampando ao lado do arroyo Casa de Piedra (foto)

Dia 1b: arroyo Casa de Piedra – laguna Jakob

14 km

etapa 24 da Huella Andina

Subimos margeando o riacho Casa de Piedra até a laguna Jakob (foto).

Dia 2: laguna Jakob – arroyo Casalata

6 km

etapa 25 da Huella Andina

Subimos até a laguna Témpanos (foto) e o Paso Schweizer, e descemos até o vale do riacho Casalata. Foi o dia mais bonito da travessia.

Dia 3: arroyo Casalata – camping Los Rápidos (lago Mascardi)

29 km, sendo 15 km de carona

etapa 25 da Huella Andina

Seguimos pelo vale do Casalata, passamos pelo rio Manso (foto), até chegarmos em Los Cesares, no lago Mascardi, onde conseguimos carona até o camping Los Rapidos.

Dia 4: camping Los Rapidos – camping La Querencia

8 km

Conhecemos o lago Los Moscos e seguimos pela estrada que margea o lago Mascardi (foto), até o camping La Querencia, onde acampamos.

No dia seguinte conseguimos carona até Bariloche, finalizando mais um trekking nesta região.

Se quiser assistir, veja os vídeos deste trekking em nosso canal do YouTube ou ao lado.