Paula @mochilaosabatico 09/06/2017 22:37
    Pico da Onça – de São Francisco Xavier para Monte Verde

Travessia de São Francisco Xavier para Monte Verde, dormindo no Pico da Onça

Trekking Montanhismo Acampamento

O Pico da Onça, está a 1934 metros de altitude e está localizada na Serra dos Poncianos na cidade de São José dos Campos, especificamente no distrito de São Francisco Xavier (150 km de São Paulo), quase divisa com Monte Verde.

Para se chegar no Pico da Onça fizemos a trilha do Jorge, partindo de São Francisco Xavier e terminando em Monte Verde.

CLIMA

A dica serve para qualquer montanha: evite ir no verão, que é a época mais chuvosa e com mais probabilidade de raios. Para o pico da Onça o ideal é ir entre abril e setembro.

COMO CHEGAMOS

Morando em São Paulo e indo de transporte público, pegamos um ônibus até São José dos Campos na rodoviária Tietê, da empresa Pássaro Marrom, às 7h00.

Chegamos na rodoviária de São José dos Campos às 8h35 e infelizmente perdemos o ônibus urbano das 8h40, que sai da própria rodoviária e vai até São Francisco Xavier. E como era sábado, tivemos que esperar o próximo ônibus até às 10h10.

Depois de muitas curvas, chegamos na praça de São Francisco Xavier às 12h00. E fomos almoçar antes de começar a caminhada.

TRILHA

Depois do almoço, saímos do centro de São Francisco Xavier, pela Rua 15 de Novembro, que passa a ser denominada estrada Ezequiel Alves Graciano.

Seguimos as placas da Pousada Itaky e viramos à direita na estrada dos Ferreiras.

No meio da estradinha tem o primeiro ponto de água e aproximadamente após 5km desde o início da estrada dos Ferreiras, tem um estacionamento para deixar o carro.

A trilha que dá acesso à trilha do Pico da Onça é a trilha do Jorge, que começa no final da estrada dos Ferreiras (logo após o estacionamento). Até aqui o percurso é muito aberto e tomamos muito sol.

Chegamos pingando no início da trilha do Jorge e confesso que me arrependi de não ter parado para tomar um refrigerante na casa que fica no início da trilha.

Depois de aproximadamente 380 metros do início da trilha, já tem o primeiro ponto de água. Aliás, água é o que não faltou, e por precaução, filtramos toda a água que coletamos.

A trilha do Jorge é bem demarcada e para nosso alívio tem muita sombra, do começo ao fim. Passamos em vários pontos de água, acho que no total foram 4 pontos até chegar ao Pico da Onça.

No acampamento não tem ponto de água, então nos abastecemos de água para passar a noite faltando 950 metros para o Pico, que foi aproximadamente após 3,5 km do início da trilha.

Logo depois dessa água tem uma entrada à direita, que é onde a trilha do Jorge continua até Monte Verde. Mas seguimos em frente, agora na trilha do Pico da Onça propriamente dita, para andar mais 700 metros até o Pico.

Como estávamos cansados da viagem de ônibus, demoramos pra chegar no Pico da Onça. Andamos 9,7 km (desde a saída do centro de São Francisco Xavier) com uma elevação de 1417 metros.

Chegamos por volta das 18h00. Mal deu tempo de tirar algumas fotos e o Sol já tinha ido embora. Montamos a barraca rapidamente e às 19h00 estávamos preparando o jantar. O lugar de acampamento é espaçoso, no final da noite estávamos em 6 barracas e acredito que caberia o dobro com folga.

Infelizmente nesta noite tinha um grupo barulhento de rapazes que ligaram o som para curtir uma música e ficaram até 2 horas da madrugada conversando, entre os assuntos fiquei sabendo que o Jorge, que abriu a trilha de São Francisco Xavier até Monte Verde, ainda mora por perto. E a gente que fugiu do barulho da cidade para dormir ao som da natureza...

No dia seguinte acordamos às 6h00, apreciamos o nascer do Sol às 6h30 e saímos às 7h20. Fomos cedo pois queríamos pegar uma van às 9h40.

Fomos rumo à Monte Verde, para isso temos que voltar aproximadamente 695 metros na mesma trilha, onde terá a intersecção à esquerda e seguirmos para Monte Verde.

Esse pedaço da trilha é fácil, sem muita inclinação e bem protegida do Sol. Tem uma parte da trilha, conhecida como Bosque dos Duendes, que pode confundir um pouco, mas prestando atenção no chão, não tem erro.

Andamos neste dia 7 km até chegarmos em Monte Verde com uma diferença de altitude de 410 metros. Neste pedaço da trilha há 2 pontos de água, mas recomendo fortemente que a água seja tratada antes de ser bebida, pois já vimos vacas usando aqueles pontos de água como banheiro. Como nós já tínhamos água sobrando do dia anterior, não foi necessário mais nos abastecer.

Um pouco antes de terminar a trilha tem um cercado de arame para ser ultrapassado e logo depois chegamos no final da trilha no hotel Guánxi.

Depois da saída da trilha, andamos mais 2,8 km até chegar próximo ao portal de Monte Verde e pegamos uma Van até Camanducaia às 9h45. Também há opção de ônibus neste ponto, que parece que cobra o mesmo preço.

Chegamos na rodoviária de Camaducaia às 10h40 e às 12h20 pegamos o ônibus para rodoviária Tietê em São Paulo, rumo ao 'lar doce lar'.

AVALIAÇÃO DA TRILHA

Trajeto completo) Do centro de São Francisco Xavier até entrada de Monte Verde, pela trilha do Jorge e dormindo no Pico da Onça.

• Total percorrido: 17,1 km
    • Tempo: 6 horas em 2 dias (sem considerar paradas)
    • Elevação total: subimos 1417 metros e descemos 614 metros
    • Pontos de água: cerca de 8 pontos
    • Dificuldade: MODERADA

Seguem detalhes dos trechos isolados.

• Trecho 1) De São Francisco Xavier até início da trilha do Jorge.
      • Percorrido: 5,4 km em 2 horas
      • Elevação: subimos 550 metros e descemos 44 metros
    • Trecho 2) Do início da trilha do Jorge em São Francisco Xavier até Pico da Onça.
      • Percorrido: 4,3 km em 2 horas (sem considerar parada para lanche)
      • Elevação: subimos 725 metros e descemos 26 metros
    • Trecho 3) Do Pico da Onça até final da trilha do Jorge em Monte Verde.
      • Percorrido: 4,4 km em 1h30min
      • Elevação: descemos 467 metros e subimos 81 metros
    • Trecho 4) Do final da trilha do Jorge até ponto de ônibus.
      • Percorrido: 2,8 km em 40 minutos
      • Elevação: descemos 72 metros e subimos 47 metros

Para baixar o mapa da trilha, acesse: https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=18150241

CUSTOS

• Ônibus da rodoviária Tietê de São Paulo até rodoviária de São José dos Campos: R$ 32,00
    • Ônibus da rodoviária de São José dos Campos até São Francisco Xavier: R$ 8,45
    • Van próximo à entrada de Monte Verde até rodoviária de Camanducaia: R$ 8,00
    • Ônibus da rodoviária de Camanducaia até rodoviária Tietê de São Paulo: R$ 27,50

Total: R$ 75,95

Se quiser ver um pouco mais de nossas outras viagens, acesse: https://mochilaosabatico.com/