/abcdn.aventurebox.com/production/uf/628b58e5e7d35/adventure/640e751f92904/640e751f96a23-2.jpg)
Subida ao Capivari Mirim
Muita neblina na escalaminhada dos 1559 metros de altitude do Pico Capivari Mirim, em Campina Grande do Sul (PR)
Hiking MontanhismoNeste último sábado, 11 de março, iniciei minha temporada de escalaminhadas. E, veja bem, para mim, nada melhor subir um pico no qual nesta mesma época, mas no ano passado não consegui completar até o cume, em razão da chuva que ocorreu no terço final da subida.
Para quem eventualmente não conheça, o Capivari Mirim é um pico situado às margens da Rodovia Regis Bittencourt, no município de Campina Grande do Sul, aqui no Paraná. Com 1559 metros de altitude, o pico fica próximo aos seus parentes mais famosos da Serra do Ibitiraquire, tal como o Paraná, Caratuva, entre outros.
Mesmo com o tempo não demonstrando estar muito favorável, resolvi arriscar e ir. Aqui cabe um adendo, como vocês bem sabem, não é muito aconselhável ir as montanhas na época do verão em razão das chuvas.
Sai de casa por volta das 6am, e por ser relativamente perto da região de Curitiba (resido em Colombo), antes das 7am já estava lá. E como já estava ciente do tempo, o resultado era a neblina cobrindo todo o pico. Apesar do solo úmido, subimos o Capivari sem muitas dificuldades, em torno de pouco mais de duas horas já estávamos no cume. Ficamos pouco lá no topo, sendo convidados a nos retirar devido a uma garoa que se adensava. Por fim, uns escorregões daqui e dali e em pouco menos de duas horas encerrávamos nosso primeiro pico do ano.
