Bijupirá no Ho Mei III

Mergulho em naufrágio na Baía de Todos os Santos com um encontro legal com um bijupirá!

Diving

Eu e László Mocsari voltamos ao naufrágio do Ho Mei, 36 metros de profundidade, na baía de Todos os Santos.

É o mesmo naufrágio do qual há um relato publicado aqui no Aventure Box, onde mostra um incidente devido a falha de equipamento.

Foi um mergulho com cerca de 75 minutos de fundo e 130 minutos total. A diferença é o tempo que tivemos de fazer descompressão no cabo de âncora, antes de voltar à superfície.

O bijupirá é um peixe meio arisco. Acho que ele ficou próximo a nós, dando voltas, curioso, porque usávamos equipamento de circuito fechado (CCR), que não solta bolhas. Ele é conhecido como "tubarão de escamas" porque num primeiro momento, para um mergulhador desavisado, ele passa por um tubarão, devido ao formato do corpo e de suas barbatanas.

Mergulho muito legal, apesar da visibilidade não estar muito boa.

Meu agradecimento ao grande mestre dos rebreathers (CCRs) no Brasil, László Mocsari, ao qual tenho a sorte de ser meu buddy nos mergulhos.

Peter Tofte

Published on 09/14/2017 13:00

Performed on 09/13/2017

Peter Tofte

Salvador, Bahia

Carioca, baiano de criação, gosto de atividades ao ar livre, montanhismo e mergulho. A Chapada Diamantina, a Patagônia e o mar da Bahia são os meus destinos mais frequentes.

Bruna Fávaro, Renan Cavichi and 405 others support the Minimum Impact Manifest

Fabio Fliess, Peter Tofte and 156 others support the Together page.