Peter Tofte 14/09/2017 13:00
    Bijupirá no Ho Mei III

Mergulho em naufrágio na Baía de Todos os Santos com um encontro legal com um bijupirá!

Mergulho

Eu e László Mocsari voltamos ao naufrágio do Ho Mei, 36 metros de profundidade, na baía de Todos os Santos.

É o mesmo naufrágio do qual há um relato publicado aqui no Aventure Box, onde mostra um incidente devido a falha de equipamento.

Foi um mergulho com cerca de 75 minutos de fundo e 130 minutos total. A diferença é o tempo que tivemos de fazer descompressão no cabo de âncora, antes de voltar à superfície.

O bijupirá é um peixe meio arisco. Acho que ele ficou próximo a nós, dando voltas, curioso, porque usávamos equipamento de circuito fechado (CCR), que não solta bolhas. Ele é conhecido como "tubarão de escamas" porque num primeiro momento, para um mergulhador desavisado, ele passa por um tubarão, devido ao formato do corpo e de suas barbatanas.

Mergulho muito legal, apesar da visibilidade não estar muito boa.

Meu agradecimento ao grande mestre dos rebreathers (CCRs) no Brasil, László Mocsari, ao qual tenho a sorte de ser meu buddy nos mergulhos.

Peter Tofte

Publicado em 14/09/2017 13:00

Realizada em 13/09/2017

Peter Tofte

Salvador, Bahia

Carioca, baiano de criação, gosto de atividades ao ar livre, montanhismo e mergulho. A Chapada Diamantina, a Patagônia e o mar da Bahia são os meus destinos mais frequentes.

Fabio Fliess, Peter Tofte e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.

Juntos
    Aventuras Inclusivas

Fabio Fliess, Peter Tofte e mais 181 pessoas apoiam o Juntos.