AventureBoxExplore
Create your account
Hiking ao Pico del Cielo - Andalucia - Espanha

Hiking ao Pico del Cielo - Andalucia - Espanha

Trilha até (quase) o Pico del Cielo, perto de Málaga, Espanha, com vistas bonitas para as montanhas ao redor e para o Mediterrâneo.

Hiking Mountaineering

Nas proximidades de Málaga/Espanha, uma hora de carro, uma e meia de ônibus, fica um atrativo turístico chamado Cuevas de Nerja, perto da cidade de Nerja.

De lá parte uma trilha que sobe até o Pico del Cielo, uma montanha de 1.508 metros dentro do Parque Natural Sierras de Tejeda, Almijara y Alhama.

Decidi fazer esta trilha porque já estava há mais de uma semana na Espanha e isto engorda!

De Granada peguei um ônibus para Málaga e lá saltando quase imediatamente subi num outro para Nerja. Na verdade tinha que ter pedido uma passagem para Cuevas de Nerja, mas só descobri isto dentro do ônibus. Sem problema, o motorista cobrou a diferença.

O começo da trilha é uma estrada de terra que inicia à esquerda justo antes da portaria da Cueva de Nerja (um atrativo muito visitado), onde há um estacionamento embaixo das árvores. Comecei a andar por volta de 12:30. Tarde, poderia não dar tempo para subir até o Pico e voltar para pegar o último ônibus regressando para Málaga (19:00 horas).

A estrada bordeja o vale de um rio a esquerda e após 40 minutos cheguei numa bifurcação onde uma corrente impedia o acesso de carros para a direita (acesso ao Pico del Cielo).

Bosque reflorestado antes de começar a subida mais acentuada.

Começa aí uma longa subida. O desnível entre a Cueva (144 m) e o Pico (1.508) é grande. O extenso e longo zigzag da estrada é encurtado por alguns atalhos para pedestres.

Estas Sierras foram o esconderijo dos últimos maquis contra Franco, após a 2º guerra mundial (entre 1945 e 1954) sendo palco de lutas sangrentas entre a Guarda Civil e estes rebeldes.

Não avistei cabras montanhesas que existem aqui, apenas uma lebre.

Cheguei a crista final por volta de 15:00, batendo com o horário que haviam me informado, 3:30 a 4 horas até o cume, que já avistava a minha frente, inclusive a trilha de subida até o topo.

Apesar de faltar apenas 400 metros de distância vertical até o cume isto possivelmente acrescentaria mais uma hora de subida e meia hora de descida. Decidi então parar naquela crista, de onde já tinha esplêndida vista da linha da costa e do Mediterrâneo. Infelizmente o dia estava meio nublado. Em dias mais claros dá para ver a costa da África.

Vista para o Mediterraneo. Nerja está quase 1.000 m. abaixo, onde se vê o branco das ondas batendo na costa (mar tempestuoso neste dia).

Desci ainda em tempo de pegar o ônibus de 18 horas chegando em Málaga 19:30.

O Pico del Cielo fica para uma próxima vez. O relato é uma dica para quem quiser conhecer um pouco do lado selvagem da linda Andalucía. Fácil e rápido, cabe num dia. Se tivesse chegado mais cedo teria feito o cume com tranqüilidade. Aproveitem para visitar também a Cueva de Nerja.

Levem bastante água, ao menos 2 litros. Os córregos podem estar secos (não havia água agora em Abril).

Acesso gratuito ao Parque.

Ônibus Málaga-Cueva de Nerja: cerca de 5 Euros. Consultar horários no site da ALSA.

Referência:

http://www.juntadeandalucia.es/medioambiente/servtc5/ventana/mostrarFicha.do;jsessionid=C3D04197757D41B6B5860950133436E2?idEquipamiento=20106

Peter Tofte
Peter Tofte

Published on 06/01/2017 10:14

Performed on 04/21/2017

Views

1800

Peter Tofte

Peter Tofte

Salvador, Bahia

Rox
2478

Carioca, baiano de criação, gosto de atividades ao ar livre, montanhismo e mergulho. A Chapada Diamantina, a Patagônia e o mar da Bahia são os meus destinos mais frequentes.

Adventures Map

3 Posts


387 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Dri @Drilify, Fabio Fliess and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Peter Tofte and 156 others support the Together page.