AventureBoxExplore
Create your account
Seahorses

Seahorses

Mergulho no naufrágio Blackadder na Baía de Todos os Santos, onde a atração foram os cavalos Marinhos

Diving

Nossa intenção era mergulhar na Pedra do Badejo, fora da Baía de Todos os Santos, mas ao nos aproximarmos da saída da baía, no Farol da Barra, notamos o mar encarneirado, sinal de ventos acima da média. Isto significava que mais tarde, ao entrar o vento Nordeste, o mar encresparia ainda mais.

A Pedra do Badejo é um mergulho fundo, que exige descompressão. A perspectiva de ficar mais de uma hora segurando o cabo da âncora, sacolejando fortemente devido as ondas, aguardando o fim da deco, não era agradável.

Decidimos então ficar dentro da baía e rumamos para o Blackadder. É o naufrágio do clipper de mesmo nome nos arrecifes da Boa Viagem, devido a uma tempestade que o jogou contra as pedras em novembro de 1905. Ele nada mais é que o irmão do famoso e belo clipper Cutty Sark, que está até hoje em exposição em Greenwich, Londres. Nos seus áureos tempos bateu o recorde de velocidade entre Londres e Shangai, fazendo a rota do chá em 95 dias.

As fotos abaixo mostram cavalos marinhos nas estruturas do naufrágio.

A água estava com baixa visibilidade, cerca de 3 a 5 metros, mas László conseguiu belas imagens de cavalos marinhos. Ele queria testar também o protótipo do rebreather que ele criou, um mCCR, que funcionou maravilhosamente bem.

Os cavalos marinhos tem uma capacidade de mimetização muito boa. Adotam a cor do fundo onde se encontram. As vezes laranja, devido a uma esponja laranja, ou cinza ou roxa (coral).

Depois de uma hora o computador de mergulho do László apagou (bateria), obrigando-nos a retornar para o barco.

Mergulho tranquilo. Muitos scuba divers de Salvador mergulham a partir da praia de Boa Viagem, sem necessidade de embarcação. Diversas operadoras de Salvador vão de barco, o que é pratico no sentido de que não precisa carregar o cilindro pela praia e atravessar os arrecifes. O melhor horário (águas mais claras) é no final da maré cheia.

Filme e fotos do László Mócsari.

Peter Tofte
Peter Tofte

Published on 11/30/2018 15:07

Performed on 11/10/2018

Views

1360

1
Renan Cavichi
Renan Cavichi 12/02/2018 23:57

Que massa Peter!

Peter Tofte

Peter Tofte

Salvador, Bahia

Rox
2465

Carioca, baiano de criação, gosto de atividades ao ar livre, montanhismo e mergulho. A Chapada Diamantina, a Patagônia e o mar da Bahia são os meus destinos mais frequentes.

Adventures Map

3 Posts


386 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Bruna Fávaro and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Peter Tofte, Bruna Fávaro and 156 others support the Together page.