Renan Cavichi 21/08/2015 13:48 com 6 participantes
    Cabeça de Dragão | Parque Estadual dos Três Picos

Trekking na região de Salinas, Nova Friburgo e Teresópolis no estado do Rio de Janeiro. Cume com cerca de 2.700 metros de altitude.

Montanhismo Hiking

Em setembro de 2013 estivemos no Parque Estadual dos Três Picos - PETP na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

O parque reúne uma série de trilhas, montanhas, rios e cachoeiras além de inúmeras vias de escalada. Com quase 50.000 hectares é o maior parque estadual do Rio, com território nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. Cerca de 150km da cidade do Rio de Janeiro.

Participaram dessa trilha: Eu, Jeff Almeida, Fábio Fliess, Letícia Fliess, Mario Nery, Elias Maio, Gisele Halfeld e Luan Gesteira.

Logística

Eu e Jeff Almeida saímos de carro de Caraguatatuba até encontrar uma parte do grupo de amigos na saída da cidade do Rio, cerca de 7h. De lá seguimos mais 2h00 para região serrana na cidade de Teresópolis, onde encotramos o restante do pessoal e fizemos as compras para alimentação dos dois dias.

Com o grupo reunido seguimos para o parque, onde ficamos hospedados no Refúgio Três Picos ou Refúgio do Zezinho.

Relato

Chegamos no refúgio na sexta-feira a noite e sem perder tempo já fomos estrear o fogão industrial, onde o Zezinho produz cerveja artesanal, com um belo arroz carreteiro. (Engana-se quem acha que costumamos reunir os amigos para fazer trilhas, na verdade essa é só uma desculpa para tomar cerveja, bater papo e comer bem rsrsrs).

Foto: Elias Maio

O plano era fazer duas trilhas no parque: Cabeça de Dragão e Caixa de Fósforo.

No sábado de manhã, depois de um café reforçado, com um dia de sol, seguimos de carro até um estacionamento no início da trilha da Cabeça de Dragão.

A trilha segue por uma estrada e durante todo o percurso é bem sinalizada, passando por regiões de mata e cristas de montanhas. Uma opção tranquila para qualquer pessoa com um pouco de condicionamento físico.

Durante quase toda trilha é posivel avistar os três picos que inspirou o nome do parque, além do Vale dos Deuses onde fica a Cabeça de Dragão.

O cume fica a cerca de 2.070 metros de altitude, de onde é possível avistar quase todo o conjunto de montanhas da região. Uma vista fantástica!

Ainda no sábado depois da trilha, fomos conhecer o Refúgio das Águas do Sergio Tartari, uma outra opção bem legal para se hospedar. O Segio Tartari nos recebeu muito bem, foi muito legal conhecer uma lenda da escalada brasileira que além de ser um cara simples e muito gente fina ainda produz uma cerveja artesanal muito boa! rsrs

Fechar o dia tomando uma Weiss artesanal com essa galera foi memorável!

Foto: Elias Maio

No domingo não demos sorte, o tempo fechou e começou a chover, como ainda teríamos uma longa estrada de volta pra casa, achamos por bem cancelar a trilha da Caixa de Fósforo e pegar a estrada.

Informações Úteis

Abrigo Três Picos: (22) 99836-7555 | (21) 97535-4269 | jasmattos@hotmail.com – José Augusto Mattos (Zezinho)

Refúgio das Águas: (22) 99814-6353 | (22) 99857-9790 | sergio_tartari@yahoo.com - Sergio Tartari