Renan Cavichi 13/11/2015 19:05
    Curso de Escalada em Rocha | São Bento do Sapucaí

Primeira experiência de escalada em rocha no curso da Montanhismus com Eliseu Frechou + boulder no BBloc, cerveja artesanal e fogão a lenha.

Escalada

"The wonderful things in life are the things you do, not the things you have." - Reinhold Messner

Há muito tempo estava ensaiando para fazer um curso básico de escalada em rocha. Depois de vivenciar algumas experiências na montanha e desafios no trekking que muitas vezes exigiam alguma técnica vertical, era feio só saber dar o velho nó cego rsrs.

No último final de semana, 07/11/2015, tive a oportunidade de fazer o curso básico na Escola de Escalada Montanhismus do Eliseu Frechou. Com mais de 30 anos dedicados a escalada e ao montanhismo nem preciso comentar sobre a experiência do cara, certo? Pra quem não conhece, vale uma visita ao eliseufrechou.com.br.

Um dia antes do curso, na sexta-feira, fui um pouco mais cedo para São Bendo do Sapucaí para conhecer o Espaço BBloc de Escalada em Boulder.

No BBloc fui muito bem recebido pelo André Berezoski (Belê) e pela Nivea Novaes, que me mostraram o espaço e a proposta da casa. Além de um café super aconchegante, o espaço possui algumas paredes de escalada indoor com diversas graduações. Tive a oportunidade de fazer um treino e achei fantástica toda a orientação sobre os desafios da escalada em boulder e as técnicas. Também gostei muito do acompanhamento de um dos instrutores (Victor Hiago) durante o treino, ensinando as posições adequadas, próximos movimentos, etc.

Em outros locais de escalada indoor que visitei em São Paulo, não tive a mesma orientação e, como em qualquer atividade esportiva que se está iniciando, uma atenção inicial é extremamente importante. Ponto pro BBloc! Recomendo muito pra quem estiver em São Bento conhecer o espaço, fazer um treino, tomar um café ou cerveja artesanal da região e conhecer o trabalho social que eles fazem com crianças por lá! ;)

No curso básico de escalada em rocha que começou no sábado de manhã, foram apresentadas técnicas de escalada livre, técnicas de rapel, nós, equipamentos e sistemas de proteção e segurança.

O primeiro dia do curso acontece no campo-escola, uma rocha na beira da rodovia, onde são realizadas na prática as técnicas de rapel, nós, equipamentos e dinâmica da escalada. Na parte da tarde, na sede do Montanhismus, é realizada uma projeção de vídeos com algumas orientações do Eliseu para fixar as técnicas aprendidas.

A noite, consegui dar uma fugida até a cantina italiana do Tio Giuseppe para comer a famosa rodada de massas. (paixão antiga!) :D

No segundo dia de curso fomos à uma das falésias da região chamada Vista Aérea, onde fizemos mais uma escalada guiada. As vias do curso são de baixa graduação de dificuldade, seguras e de pouca exposição. Na parte da tarde, depois de um belo almoço no restaurante com fogão a lenha no Grão do Galo, voltamos até o campo-escola para mais algumas técnicas de auto-resgate e, em seguida, de volta à sede para orientações sobre alguns equipamentos, fixação de técnicas por meio de mais alguns vídeos.

Toda a experiência do curso foi muito legal, consegui realmente aprender as técnicas e conhecer mais sobre os desafios da escalada em rocha. Como em qualquer atividade de risco, ainda preciso treinar e estudar mais as técnicas para fixar bem.

Sobre o perrengue, simmmm, dá um ligeiro cagaço rsrs, até pegar confiança nos equipamentos e técnicas você fica com a sensação de que vai cair e as pernas dão aquela bambeada! No final deu tudo certo e curti muito o curso.

Depois das aulas, só relaxar e tomar uma cerveja artesanal da região. Sim, como se não bastasse as diversas trilhas de mountain bike, as rochas para escalada, as cachoeiras, a Pedra do Baú, os restaurantes de fogão a lenha com jeitim mineiro e a cozinha italiana, agora em São Bento o próprio Eliseu abriu uma cervejaria de "cervejas de verdade"! Muito amor por São Bento!

A Cervejaria Bauzera fica na sede do Montanhismus, bem na frente do abrigo! He-he-he, maravilha! Atualmentente as cervejas que estão sendo produzidas são: Witbier, Blonde Ale, Red Ale e Black Ipa. Tá loco, boas demais! Mas provem e tirem suas conclusões!

Trouxe algumas cervejas aqui para o Litoral Norte de São Paulo, se algum amigo quiser comprar pra provar, me avise! Mas torço de coração para que não queiram! :)

Grande abraço e boas aventuras!