AventureBoxExplore
Create your account
Curso de Escalada em Rocha | São Bento do Sapucaí

Curso de Escalada em Rocha | São Bento do Sapucaí

Primeira experiência de escalada em rocha no curso da Montanhismus com Eliseu Frechou + boulder no BBloc, cerveja artesanal e fogão a lenha.

Climb

"The wonderful things in life are the things you do, not the things you have." - Reinhold Messner

Há muito tempo estava ensaiando para fazer um curso básico de escalada em rocha. Depois de vivenciar algumas experiências na montanha e desafios no trekking que muitas vezes exigiam alguma técnica vertical, era feio só saber dar o velho nó cego rsrs.

No último final de semana, 07/11/2015, tive a oportunidade de fazer o curso básico na Escola de Escalada Montanhismus do Eliseu Frechou. Com mais de 30 anos dedicados a escalada e ao montanhismo nem preciso comentar sobre a experiência do cara, certo? Pra quem não conhece, vale uma visita ao eliseufrechou.com.br.

Um dia antes do curso, na sexta-feira, fui um pouco mais cedo para São Bendo do Sapucaí para conhecer o Espaço BBloc de Escalada em Boulder.

No BBloc fui muito bem recebido pelo André Berezoski (Belê) e pela Nivea Novaes, que me mostraram o espaço e a proposta da casa. Além de um café super aconchegante, o espaço possui algumas paredes de escalada indoor com diversas graduações. Tive a oportunidade de fazer um treino e achei fantástica toda a orientação sobre os desafios da escalada em boulder e as técnicas. Também gostei muito do acompanhamento de um dos instrutores (Victor Hiago) durante o treino, ensinando as posições adequadas, próximos movimentos, etc.

Em outros locais de escalada indoor que visitei em São Paulo, não tive a mesma orientação e, como em qualquer atividade esportiva que se está iniciando, uma atenção inicial é extremamente importante. Ponto pro BBloc! Recomendo muito pra quem estiver em São Bento conhecer o espaço, fazer um treino, tomar um café ou cerveja artesanal da região e conhecer o trabalho social que eles fazem com crianças por lá! ;)

No curso básico de escalada em rocha que começou no sábado de manhã, foram apresentadas técnicas de escalada livre, técnicas de rapel, nós, equipamentos e sistemas de proteção e segurança.

O primeiro dia do curso acontece no campo-escola, uma rocha na beira da rodovia, onde são realizadas na prática as técnicas de rapel, nós, equipamentos e dinâmica da escalada. Na parte da tarde, na sede do Montanhismus, é realizada uma projeção de vídeos com algumas orientações do Eliseu para fixar as técnicas aprendidas.

A noite, consegui dar uma fugida até a cantina italiana do Tio Giuseppe para comer a famosa rodada de massas. (paixão antiga!) :D

No segundo dia de curso fomos à uma das falésias da região chamada Vista Aérea, onde fizemos mais uma escalada guiada. As vias do curso são de baixa graduação de dificuldade, seguras e de pouca exposição. Na parte da tarde, depois de um belo almoço no restaurante com fogão a lenha no Grão do Galo, voltamos até o campo-escola para mais algumas técnicas de auto-resgate e, em seguida, de volta à sede para orientações sobre alguns equipamentos, fixação de técnicas por meio de mais alguns vídeos.

Toda a experiência do curso foi muito legal, consegui realmente aprender as técnicas e conhecer mais sobre os desafios da escalada em rocha. Como em qualquer atividade de risco, ainda preciso treinar e estudar mais as técnicas para fixar bem.

Sobre o perrengue, simmmm, dá um ligeiro cagaço rsrs, até pegar confiança nos equipamentos e técnicas você fica com a sensação de que vai cair e as pernas dão aquela bambeada! No final deu tudo certo e curti muito o curso.

Depois das aulas, só relaxar e tomar uma cerveja artesanal da região. Sim, como se não bastasse as diversas trilhas de mountain bike, as rochas para escalada, as cachoeiras, a Pedra do Baú, os restaurantes de fogão a lenha com jeitim mineiro e a cozinha italiana, agora em São Bento o próprio Eliseu abriu uma cervejaria de "cervejas de verdade"! Muito amor por São Bento!

A Cervejaria Bauzera fica na sede do Montanhismus, bem na frente do abrigo! He-he-he, maravilha! Atualmentente as cervejas que estão sendo produzidas são: Witbier, Blonde Ale, Red Ale e Black Ipa. Tá loco, boas demais! Mas provem e tirem suas conclusões!

Trouxe algumas cervejas aqui para o Litoral Norte de São Paulo, se algum amigo quiser comprar pra provar, me avise! Mas torço de coração para que não queiram! :)

Grande abraço e boas aventuras!

Informações

Montanhismus / Bauzera: Estrada dos Serranos, KM 2 - São Bento do Sapucaí - SP
Tel: (12) 3971-1470 ou (11) 99729-4123 | www.montanhismus.com.br

Espaço BBloc de Escalada em Boulder: Rua Major Monteiro de Carvalho, 96
Tel: (12) 3971-2235

Renan Cavichi
Renan Cavichi

Published on 11/13/2015 19:05

Performed on 11/07/2015

Views

4880

10
Renan Cavichi
Renan Cavichi 11/17/2015 12:56

Valeu Mario e Bruna, curti bastante o curso! Pretendo continuar estudando mais as técnicas, ainda vamos marcar uma trip de escalada heim!

Lucas Malaghini
Lucas Malaghini 12/12/2015 13:53

Show de bola, parabéns pelo curso!!

Alexandra Rodrigues
Alexandra Rodrigues 12/13/2015 14:06

Quando será o próximo curso?

Renan Cavichi
Renan Cavichi 12/17/2015 10:41

Oi Alexandra, tente se informar com a Camila ou Eliseu nesse número: (12) 3971-1470! Eles podem te passar a agenda certinho! ;)

Alexandra Rodrigues
Alexandra Rodrigues 01/08/2016 18:24

Muito obrigada!! Bj grande

Joyce Hellen
Joyce Hellen 11/21/2016 11:50

Massa ! a escalada é viciante!

Verusa Domethildes
Verusa Domethildes 02/28/2017 17:02

Renan, gratidão por compartilhar. Muito legal o relato. Já estava de olho nesse curso, agora já era! :-)

Renan Cavichi
Renan Cavichi 03/28/2017 10:56

Imagina Verusa, que bom que curtiu! Tenho certeza que vai gostar! São Bento é um lugarzinho especial pra quem curte montanha, simplicidade, boa comida e cerveja ahahah

Renan Cavichi

Renan Cavichi

Caraguatatuba - SP

Rox
4942

Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades na vida.

Adventures Map
www.linkedin.com/in/renancavichi

5 Posts

See More

6264 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Dri @Drilify, Fabio Fliess and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruna Fávaro, Renan Cavichi and 156 others support the Together page.