AventureBoxExplore
Create your account
Glaciar Vinciguerra  | Laguna de Los Tempanos

Glaciar Vinciguerra | Laguna de Los Tempanos

Tierra del Fuego, Patagonia, Argentina. Uma experiência no inverno de Ushuaia com gelo, neve, lagos congelados e cavernas em glaciares.

Hiking Mountaineering Cave

Piloto:

- Caros passageiros, o aeroporto de San Carlos de Bariloche foi temporariamente fechado devido a uma forte nevasca, iremos aguardar alguns minutos para decolagem.
40 minutos depois...
- Caros passageiros, estamos partindo agora de Buenos Aires com destino a San Carlos de Bariloche, o aeroporto foi liberado.
1h30 de voo depois...
- Caros passageiros, iremos realizar um pouso em Bahia Blanca para aguardar uma nova liberação do aeroporto de Bariloche, uma nevasca muito forte voltou e teremos de aguardar novas instruções.

Nevasca em Bariloche bloqueia centenas de brasileiros na Argentina - Folha de São Paulo

Nunca nem tinha ouvido falar de Bahia Blanca e lá pousamos, um aeroporto pequeno com apenas um café para atender todos os passageiros do avião lotado. Como uma nuvem de gafanhotos, em menos de uma hora a única coisa na lanchonete era o cafezinho. Não seguimos viagem para Bariloche, todos os vôos foram cancelados, voltamos para Buenos Aires onde fizemos a escala.

Depois de dois dias por conta da LATAM em Buenos Aires, nossas opções eram: aguardar mais alguns dias e voltar para São Paulo ou escolher outro destino da América do Sul para seguir viagem. Precisa pensar muito? Dá-lhe Ushuaia! rsrs

Nosso plano para essas férias era praticar pela primeira vez Snowboard, mas a neve nos primeiros dias não estava muito boa. Eu e a Ana então, pesquisamos algumas trilhas na região. Depois de algumas pesquisas, sem muito tempo de planejamento, equipamentos de gelo e neve e experiência nesse ambiente, optamos por contratar um guia local para explorar a região.

Fizemos 3 trilhas na região de Ushuaia: Laguna Esmeralda, Glaciar Martial e Glaciar Vinciguerra com o Gabriel Laudadio e a galera da Ushuaia Aventura! Um guia de montanha muito gente fina que nos recebeu super bem e tem uma paixão muito grande pela região.

A trilha que leva até a Laguna de Los Tempanos que fica aos pés do Glaciar Vinciguerra, começa em um grande vale, seguindo pela margem de um rio. Começamos a caminhar nas primeiras luzes do dia e logo no início da trilha passamos pelo meio de um cultivo de turba, um tipo de adubo para plantas muito comum na região. Um cenário de "Senhor dos Anéis" rsrs. Paletes espalhados pelo chão, possas de água congeladas e uma cadeia de montanhas nevadas incríveis! Ô meu coração! Que lugar incrível! :D

No caminho encontramos alguns diques construídos por castores. Contam os locais que esses animais não são nativos e foram introduzidos há alguns anos na região pelo homem, um projeto para comercializar a pele do animal que fracassou e que hoje causa um forte impacto ambiental. Pois é! (Mínimo Impacto Fail).

Depois de alguns metros a trilha atravessa o rio por uma ponte e entra em um bosque com plantas nativas. Fizemos um pequeno desvio da trilha original para contornar alguns troncos caídos que me proporcionou o melhor "Vara Neve" off-road da viagem rsrs! Demais!

Depois de alguns quilômetros retomamos a trilha e começamos a subir em direção à parte mais alta da montanha, passando por trechos de neve compactada e gelo.

Existe um limite bem marcado onde termina a vegetação e as árvores e começa a parte mais exposta da montanha. O frio era intenso, e os ventos começaram a ficar mais fortes! Me lembro de caminhar sentindo o crampon quebrar uma camada fina de gelo e os pés na sequencia afundar na neve, a pele do rosto ardendo um pouco com a temperatura baixa e os ventos.

Já havíamos caminhado aproximadamente 7 km e começamos a chegar mais próximo da Laguna, que estava totalmente congelada! A subida antes de chegar às margens do lago é bastante acentuada e a neve fofa não permite avançar muito rápido. Chegamos! Uma pista branca de gelo e uma visão 360º de montanhas, agradeci pela vida ter me conduzido até esse lugar e por poder viver essa experiência plenamente.

A Violeta que nos acompanhou toda trilha e ensina para os guias o caminho rsrs me olhava com essa cara de: e aí humano? Parou por quê? Já cansou?

Depois de um registro fotográfico da Laguna, atravessamos toda a extensão congelada e seguimos para uma gruta de gelo nos pés do Glaciar Vinciguerra! Que foda! Vejam as fotos no álbum, lá paramos para um lanche e tomamos um chá com visual das montanhas ao fundo. Apesar de parecer um lugar muito frio estava muito mais quente que o lado de fora com os ventos gelados cortando a pele.

Barriga cheia, começamos a trilha de volta, já começava a cair a tarde e se não nos apressássemos terminaríamos a trilha a noite! Na volta, mais uma experiência fantástica e nova para mim, flocos de neve começaram a cair, foi a primeira vez que caminhei em uma nevasca na minha vida, era pouca neve, mas me lembro de pegar na luva aquela formação perfeita, parecendo pequenos cristais, nesse momento estava caminhando em um bosque já abrigado pelas árvores, mas ainda com muita neve, parecia que alguém tinha forrado toda a mata com algodão! Tudo branco a não ser os troncos! segui caminhando cansado, com frio, um sorriso no canto da boca e felizão da vida!

Um por do sol fantástico no vale fechou a trilha e encontramos nosso resgate na porteira da fazenda de cultivo de turbas.

Eu sinceramente curti demais caminhar em ambiente congelado, obviamente isso exige equipamentos adequados e preparo, qualquer acidente e falta de vestimenta adequada é muito fácil de entrar em um quadro de hipotermia.

Para quem não tem preparo, experiência e material adequado, contrate um guia experiente! É muito fácil se perder em trilhas na neve quando não se conhece a região e um pequeno desvio pode esconder um lago, buraco, galho pontiagudo! Tomando esses cuidados básicos é uma experiência incrível para guardar na lembrança!

Foram 14 km em aproximadamente 9h.

Valeu galera! Boas aventuras!

Renan Cavichi
Renan Cavichi

Published on 11/18/2017 19:06

Performed on 07/20/2017

1 Participant

Gabriel Laudadio

Views

4593

11
Ana Retore
Ana Retore 11/21/2017 17:15

Ficou demaaaaais o relato! ✌👏👊

Paulo Lima
Paulo Lima 11/23/2017 16:43

Esse Renan Cavichi sabe viver

Ana Paula da Silva
Ana Paula da Silva 12/18/2017 14:00

Olha como faço pra postar minhas aventuras? Pode me ajudar? Obrigado

Renan Cavichi
Renan Cavichi 12/18/2017 14:04

Valeu pessoal! :D

Renan Cavichi
Renan Cavichi 12/18/2017 14:05

Olá Ana, acessando o AventureBox no computador você vai achar um botão "Nova Aventura" no seu perfil! No celular por enquanto apenas para visualizar as aventuras! :)

Ana Paula da Silva
Ana Paula da Silva 12/18/2017 14:10

Ok vou entrar por lá muito obrigado!!!!

David Sousa
David Sousa 01/05/2021 13:45

Meu sonho top

Renan Cavichi
Renan Cavichi 01/05/2021 13:52

Salve David! A paisagem congelada de Ushuaia é muito show! Vale muito a experiência!

Renan Cavichi

Renan Cavichi

Caraguatatuba - SP

Rox
4868

Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades na vida.

Adventures Map
www.linkedin.com/in/renancavichi

5 Posts

See More

6182 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Bruno Negreiros and 396 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 150 others support the Together page.