Renan Cavichi 09/12/2018 18:07 com 2 participantes
    Mountain Bike Cachoeira da Captação | Caraguatatuba

Pedal exploratório de 33 km saindo do bairro do Jardim Britânia até a Cachoeira da Captação no Litoral Norte de São Paulo.

Mountain Bike Cachoeira

No dia 02 de dezembro de 2018, eu, Danilo Morales e Andherson Santos partimos para um pedal exploratório na região de Caraguatatuba próximo a divisa com São Sebastião. O objetivo era fazer um treino e conhecer a Cachoeira da Captação, que leva esse nome por conta da captação de água da SABESP que fica na parte superior da Cachoeira.

O Danilo e o Anderson já haviam explorado essa região anteriormente mas para mim era uma novidade. Alguns anos atrás visitei esse trecho em outra oportunidade para conhecer o pontilhão abandonado.

Saímos do bairro Jardim Britânia em Caraguá por volta das 7h30 da manhã e seguimos pela Rio x Santos no sentido São Sebastião. No caminho paramos no mercado para abastecer de água, gatorade e barras de cereais.

Logo depois do posto de saúde pegamos a Estrada do Rio Claro rumo as montanhas da Serra do Mar. A maior parte desse pedal segue pela estrada de asfalto mas pegamos o trecho de terra antes de chegar em 11km de onde partimos.

A estrada de terra nesse trecho começa larga e aberta e vai se estreitando assim como a mata, que vai ficando mais fechada. Conforme avançamos, o caminho intercala entre trechos de barro e subidas de cimento envelhecido colocado para que os funcionários consigam ter acesso a captação nos períodos de chuvas.

Logo chegamos ao riacho onde tiramos algumas fotos, comemos os lanches e partimos para os últimos trechos de lama e subidas íngremes até a cachoeira.

UFA! Eu estava um pouco enferrujado na bike, não foi moleza os últimos trechos. Hahah

Chegamos na parte alta da cachoeira por volta das 9h30, onde fica a captação. O banho no rio nessa parte é proibido para evitar a contaminação da água. Mas um pouco antes de chegar na captação, na metade da subida final, sai uma trilha de poucos metros a direita com acesso a cachoeira.

Eu e o Andherson descemos com uma das bikes para fazer o registro fotográfico (foto da capa) enquanto o Danilo aguardou na estrada com as outras (sendo devorado pelos mosquitos rsrs). Uoouuuu nem acreditei quando vi essa cachoeira, e pensar que fica a menos de 15 km da minha casa e nunca conheci. Uma prova de que sempre temos lugares incríveis em nossa região para explorar.

Missão cumprida! Hora de retornar o pedal ladeira abaixo ihuuuu! :D Por volta das 11h já estavamos em casa com aquela fome infinita para o almoço!

Valeu pessoal, obrigado pela leitura! Grande abraço!