AventureBoxExplore
Create your account
Mountain Bike Praia do Jabaquara - Ilhabela

Mountain Bike Praia do Jabaquara - Ilhabela

Pedal no Litoral Norte de São Paulo. 42 km saindo da balsa até a Praia do Jabaquara, rumo ao norte da Ilhabela, em 3h30.

Mountain Bike

Buenas! Depois de um semestre de poucas aventuras finalmente chegaram as férias e conseguimos colocar o pedal em dia.

O destino dessa vez foi a Praia do Jabaquara na Ilhabela a convite do amigo Danilo Morales. Um pedal de 42 km ida e volta, saindo da balsa até o norte da Ilhabela.

Entre as festas de Natal e Ano Novo saímos de Caraguatatuba e seguimos para São Sebastião, onde deixamos o carro estacionado próximo a balsa.

Para quem não conhece a região a travessia para Ilhabela de balsa é paga para carros e motos e gratuita para ciclistas e pedestres. Para fazer um bate-volta, deixar o carro em São Sebastião é uma opção econômica.

Começamos o pedal por volta das 8h para chegar antes do trânsito e logo pegar a balsa. Seguimos pela esquerda na ciclovia que leva até a Vila (centrinho histórico de Ilhabela). Esse trecho é bem tranquilo, uma boa opção para quem está começando, praticamente plano, com trechos de decks de madeira que segue pela orla da praia sem muitos obstáculos, fora os turistas rsrs.

O movimento estava tranquilo e logo chegamos até a Vila para tomar um pouco de água, curtir o visual e seguir mais alguns quilômetros pelo asfalto (sem ciclovia).

Logo chegamos ao trecho de estrada de terra que segue mais 8km até a Jabaquara, onde começa a brincadeira de verdade. Quando o perregue apertou nas ladeiras com o sol de 37º na cabeça, saiu uma frase marcante da trip: "Não lembrava disso não!" hahaha com a falsa lembrança que era um pedal leve.

O pedal tem uma elevação acumulada de 685 m e sua maior elevação chega em 158 m. O desafio maior para quem pedala é o sol forte do verão. O cuidado com a hidratação é muito importante.

No caminho paramos na praia deserta da Pacuíba para alimentar os borrachudos, tadinhos, estavam famintos. Tiramos algumas fotos e logo seguimos até a Jabaquara antes de perder muito sangue rsrs.

Chegamos na Jabaquara! Missão cumprida, pausa para água de coco e bora de volta para Vila para almoçar! A melhor motivação de todas as trips sempre é comer como se não houvesse amanhã no final.

No caminho de volta até a Vila não resistimos ao caldo de cana de beira de estrada, daqueles bem clássicos: copão grande, doce, gelado e servido com a melhor unha suja da região! hahaha sem nojinho!

Na Vila paramos no restaurante Cheiro Verde, com ar-condicionado (um minuto de silêncio em homenagem ao glorioso inventor do ar-condicionado), tomei um 1,5 litros de Água/H2O/Tônica e comemos um peixe com alcaparras / risoto de frutos do mar por um preço de 29,00 Temers.

Depois de usufruir bastante do ar, seguimos para o outro ar-condicionado do café mais próximo no Ponto das Letras (Livraria e Café).

De lá seguimos de volta mais um pouco pelo sol escaldante até a balsa onde fechamos o pedal.

Muito bom retomar as pedaladas! Valeu galera! Até próxima!

Renan Cavichi
Renan Cavichi

Published on 01/05/2017 00:12

Performed on 12/27/2016

1 Participant

Danilo Morales

Views

6532

27
Renan Cavichi
Renan Cavichi 11/19/2018 15:01

Fala Samuel! É bem tranquilo cara! Pode ir na boa...

Samuel
Samuel 11/23/2018 19:25

Valeu! Acho que esse fds não vou conseguir. Mas até o final de dezembro vou fazer.

Renan Cavichi
Renan Cavichi 11/23/2018 19:44

Massa! Tente entrar na Praia da Pacuíba, bem linda a praia lá, só uma descida saindo da entrada um pouco antes da Jabaquara.

Samuel
Samuel 11/23/2018 20:23

Opa vou sim, obrigado pela dica!

Danilo Morales
Danilo Morales 11/29/2018 10:26

Samuel, Use muito repelente! existem 2 casos de malária na Ilhabela.

Samuel
Samuel 12/01/2018 19:41

Danilo, eu vi mesmo, vou no próximo fds. Vou levar o repelente. Obrigado!!

Samuel
Samuel 12/05/2018 12:56

Vou fazer a trilha amanhã. Eu tô querendo levar snorkel pras paradas na praia, mas estou com receio de onde deixar a bike. Sabem dizer se na praia ou próximo tem lugares seguros pra deixar? Tenho um cadeado mas é meio fraco. Valeu!

Renan Cavichi
Renan Cavichi 12/06/2018 00:57

Olá Samuel, tem algumas casas na praia, talvez conversando com alguns moradores de pra deixar a bike!

Renan Cavichi

Renan Cavichi

Caraguatatuba - SP

Rox
4858

Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades na vida.

Adventures Map
www.linkedin.com/in/renancavichi

5 Posts

See More

6176 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Peter Tofte and 395 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Peter Tofte, Bruno Negreiros and 149 others support the Together page.