AventureBoxExplore
Create your account
Parque Estadual de Vila Velha - Paraná

Parque Estadual de Vila Velha - Paraná

Visita às principais atrações do Parque Estadual de Vila Velha nos Campos Gerais - PR. Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada.

Hiking

O Parque Estadual de Vila Velha, é o principal atrativo turístico natural da cidade de Ponta Grossa - PR. O roteiro conta com três paradas, os Arenitos (Formações rochosas que por causa da erosão vão tomando formas variadas com o passar do tempo), as furnas (grandes crateras com água dos lençóis subterrâneos no fundo) e a Lagoa Dourada (lagoa que em função das águas cristalinas, exibe seu fundo de areia dando aspecto dourado no pôr do sol).

A entrada no parque custa R$ 18,00 para fazer os três passeios. Há horários pré definidos, para cada um deles, pois o acesso é feito de ônibus com guias explicando a história das formações geológicas. Fizemos primeiro o passeio dos arenitos. Uma caminhada leve e com pavimentação passa por entre as formações rochosas, que se assemelham à objetos e elementos da natureza. O mais famoso é a taça, que além de símbolo do parque, já emprestou sua forma para marcas (desde cachaça até imobiliária – sem citar nomes rsrsrs).

Depois dos Arenitos, pegamos o ónibus e fizemos Furnas + Lagoa Dourada. A Lagoa Dourada nada mais é do que uma grande furna que já foi assoreada. Ela serve de refúgio para reprodução de peixes. Uma pequena trilha dá acesso ao local, onde é possível ver alguns peixes na água cristalina.

Em seguida, fomos até as furnas. As furnas são grandes cavernas verticais geradas naturalmente há muitos e muitos anos atrás. Chegamos à área das furnas, e conhecemos primeiro a Furna 1, onde antigamente havia um elevador que levava os turistas até o fundo da cavidade, próximo ao nível da água. O elevador entretanto foi desativado, pois o óleo e a graxa estavam contaminando o lençol freático e ameaçando a vida dos peixes. A furna 1 tem 111m de profundidade e 53m de água. Logo depois seguimos para a segunda furna, que ficava a poucos metros adiante, e com aspecto e profundidades semelhantes.

O passeio no Parque de Vila Velha, é sem dúvida parada obrigatória para quem estiver passando pela região dos Campos Gerais no Paraná. Um passeio fácil, para a família toda, que traz grande aprendizado e um tempo de lazer perto da natureza.

Segue aqui um link explicando melhor o processo de formação das furnas.

Renan Cavichi
Renan Cavichi

Published on 03/24/2017 11:53

Performed on 02/05/2017

1 Participant

Ana Retore

Views

3367

1
Rodrigo Ginez
Rodrigo Ginez 06/23/2018 18:05

Que pico doido! Parabéns pelas imagens!

Renan Cavichi

Renan Cavichi

Caraguatatuba - SP

Rox
4862

Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades na vida.

Adventures Map
www.linkedin.com/in/renancavichi

5 Posts

See More

6181 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 396 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Peter Tofte, Bruna Fávaro and 150 others support the Together page.