AventureBoxExplore
Create your account
Pedal Praia de Castelhanos - Ilhabela

Pedal Praia de Castelhanos - Ilhabela

Mountain Bike no Litoral Norte de São Paulo. 45km saindo da balsa até a Praia de Castelhanos, no outro lado da Ilhabela, em 5h30.

Mountain Bike

Há quase 10 anos morando no litoral norte de São Paulo sempre ouvi estórias da Praia de Castelhanos, o paraíso escondido do outro lado da Ilhabela, e não via a hora de conhece-la.

No dia 20 de fevereiro de 2016, a convite da Ericka Matos, eu, Marcos Zamperlini e Fabrício Oliveira topamos encarar o percurso de aproximadamente 45km, ida e volta, até Castelhanos. Este pedal foi ainda mais gratificante porque foi a primeira aventura com uma amiga que conheci aqui no AventureBox :)

Nos encontramos em São Sebastião por volta das 7h20 e pegamos a balsa das 7h40 até Ilhabela. Saindo da balsa seguimos para o norte da ilha até virar a direita depois do "Posto Ale" rumo a portaria do Parque de Castelhanos. Cerca de 7.5km até a portaria.

A entrada no parque é gratuita mas com limite de horário para iniciar o percuso, até às14h.

Da saída da balsa até o ponto mais alto da estrada de Castelhanos são cerca de 12km, com elevação de aproximadamente 720m. Dali em diante é morro abaixo até a praia.

Logo no início da descida encontra-se um mirante com a primeira vista da Praia de Castelhanos. Sensacional!

Descendo mais um pouco, uma cascata é parada obrigatória para se refrescar e abastecer um pouco de água, principalmente na volta. Saindo da cachoeira é só curtir a descida direta até o riacho que corta a estrada, alguns metros antes da praia.

Chegando em Castelhanos a recompensa é uma visão do paraíso, areia branca, mar azul e ilhotas em contraste com o verde da mata densa, e para ficar melhor, um peixe frito e uma cerveja gelada no restaurante caiçara fazem até você pensar que a vida é boa e esquecer o perrengue que te espera na volta kkk.

Depois de descansar um pouco e tirar umas fotos pegamos o caminho de volta... aí que o filho chora e a mãe não vê rsrs! Morro acima!

A subida de volta é mais curta e mais íngrime, a galera mais treinada consegue subir bem, com exceção de um trecho curto próximo do final da subida onde a estrada fica bem íngreme e as pedras estão bastante soltas.

Apesar de ser um pedal relativamente pesado toda a estrada é coberta de árvores que abrigam do sol. Encontramos várias pessoas pedalando, alguns voltando pela segunda ou terceira vez.

Curti muito o pedal e faria de novo... ...um dia, quem sabe, quando recuperar o movimento das pernas rsrs!

Ahhh não se iluda ao ver a Ericka pedalando tranquilamente no vídeo, ela treina pesado e deixa muito marmanjo para trás. Incluindo eu e o Marcos :D

Se tiver uma oportunidade conheça a praia de Castelhanos, você não vai se arrepender... tá, tudo bem, vai se arrepender um pouquinho durante as subidas mas depois você esquece! ;)

Boa aventura!

Renan Cavichi
Renan Cavichi

Published on 02/22/2016 08:48

Performed on 02/20/2016

1 Participant

Fabricio Oliveira

Views

13950

35
Renan Cavichi
Renan Cavichi 10/06/2016 11:42

Legal! Dá sim pra fazer de Trekking! Além desse, dá uma pesquisada na Trilha do Bonete da Ilhabela, acho mais legal que a de Castelhanos pra fazer de trekking! Pô massa, não conheço muito sobre as ilhas aí, vou acompanhar!

Pri|Consciência Peregrina
Pri|Consciência Peregrina 10/10/2016 06:05

Muito massa! Quero muito fazer esse pedal quando estiver em Sampa :)

Ana Carolina Veloso
Ana Carolina Veloso 10/21/2016 21:11

Que pedal bacana!! Estou indo pra Ilhabela dia 5/6 de Novembro.. Não conhece ninguem por lá pra pedalar comigo?? ou pra fazer um trekking mesmo...

Ana Carolina Veloso
Ana Carolina Veloso 11/06/2016 12:02

Oi Ericka!! Tbm corro... eu ia com meu namorado que correu a prova tbm! Tô meio parada das corridas e ativa no pedal por isso comentei aqui. Mas com certeza vamos marcar outra data pra ir sim! Obrigada rs

Dora Nanni
Dora Nanni 06/27/2018 17:55

Oi Renan, entrei no aventurebox porque buscava quem havia feito Castelhanos. E encontrei o seu relato! Pretendo fazer esse trajeto entre Julho e Agosto de 2018. Só fiquei com uma dúvida, quanto tem você demorou para retornar, sendo que a volta a gente só sobe. Abraços Dora

Renan Cavichi
Renan Cavichi 06/27/2018 18:05

Oi Dora, seja bem-vinda! Que bom que o relato ajudou! Essa região é linda, tenho certeza que vai gostar bastante! Se não me falha a memória levou um pouco menos de 3h! Empurrei muito a bike na subida é um pedal forte mas vale a pena! Rsrs

Renan Cavichi
Renan Cavichi 06/27/2018 18:08

Dora, você está fazendo uma cicloviagem por aqui ou só o pedal de Castelhanos? :) Abraços!

Dora Nanni
Dora Nanni 06/27/2018 18:52

Só o pedal para Castelhanos.

Renan Cavichi

Renan Cavichi

Caraguatatuba - SP

Rox
4763

Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades na vida.

Adventures Map
www.linkedin.com/in/renancavichi

5 Posts

See More

6092 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Fabio Fliess and 385 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruna Fávaro, Renan Cavichi and 140 others support the Together page.