AventureBoxExplore
Create your account

Olá pessoal, tudo bem? Estou escrevendo esse review para compartilhar um pouco da minha experiência sobre a utilização do SPOT GEN3. Muita gente que está começando a praticar atividades outdoor me pergunta o que é o aparelho, como funciona e qual a diferença para um aparelho de GPS normal. Nesse review vou tentar tirar essas dúvidas e explicar melhor para que serve o localizador GPS via satélite, como ele funciona, custo x benefício e para quem recomendo o SPOT.

O SPOT GEN3 é um aparelho que utiliza um sistema de satélites e localizador GPS para compartilhar sua localização em áreas remotas ou acionar socorro em caso de emergência. Este recurso aumenta sua segurança pessoal, principalmente onde não há sinal de telefonia e internet.

O que é SPOT GEN3?

Com o sistema da SPOT você pode compartilhar seu posicionamento com família e amigos utilizando um mapa compartilhado, ou enviando mensagens pré-configuradas por e-mail ou SMS, e principalmente acionar um sistema de SOS em caso de emergência para busca e resgate.

Como funciona?

Primeiramente você vai precisar adquirir o aparelho e depois contratar um plano de serviço. Atualmente a SPOT oferece um plano anual e também um plano FLEX para quem quer utilizar o serviço eventualmente em alguns meses do ano apenas. Basicamente a decisão entre um plano e outro vai depender de sua frequência de uso.

Após contratar o serviço, você precisa ativar o aparelho no site da SPOT. No site você vai configurar também seus dados pessoais, e vai poder cadastrar seus contatos principais com quem deseja compartilhar sua localização e notificações personalizadas. No site você pode gerar mapas de rastreamento e compartilhar com quem quiser para que as pessoas possam acompanhar seu deslocamento e mensagens personalizadas pré-configuradas. Alguns dos recursos também estão disponíveis no App da SPOT.

Depois de configurar as informações no site ele já está preparado para o uso, basta colocar as pilhas (recomendo sempre levar pilhas reserva para aumentar a segurança). Verfique as informações recomendadas sobre o melhor tipo de pilha no manual que acompanha o aparelho.

Ao ligar o aparelho vai começar a localizar os satélites, e após alguns minutos você já pode ativar as funções.

Na parte de baixo existem 3 botões:

  • Botão de Mensagem Personalizada, ao apertar esse botão ele vai enviar a mensagem personalizada, que você cadastrou no site, com sua localização, para os contatos que também cadastrou por lá. Normalmente é usada para indicar um local que vai fazer um acampamento no caso do trekking ou outro local que você deseje dar ênfase, de acordo com a modalidade, para as pessoas que estão acompanhando sua atividade.
  • Botão de Rastreamento, o botão do meio vai ativar o rastreamento e de tempos em tempos vai enviar sua localização para que as pessoas possam acompanhar seu deslocamento no mapa.
  • Botão OK, Check-In este último botão você pode utilizar com mais frenquência para registrar que está tudo bem de tempos em tempos, sempre que achar necessário. Além disso, esse ponto fica marcado com um ícone diferenciado no mapa.

Logo em cima desses botões, de forma mais protegida estão os botões para situações mais críticas em que você precisa de ajuda. Basta levantar a capinha de proteção para apertar.

  • Botão de Ajuda, este botão envia um alerta para seus contatos previamente cadastrados no site e informa que você está em uma situação que precisa de ajuda. Normalmente precisa que alguém vá ao seu encontro, mas nesse caso não envolve risco de vida.
  • Botão S.O.S, este é o botão que ninguém gostaria de usar mas que pode salvar sua vida. Deve ser acionado em uma situação de emergência em que você precisa de resgate e pode estar com a vida de risco.

No caso específica do botão de SOS, o centro de monitoramento de emergência da SPOT vai receber o alerta e acionar os serviços de busca e resgate mais próximos de sua localização. Mas tenha sempre em mente que a velocidade do resgate vai depender muito dos serviços mais próximos e podem envolver custos, então sempre tenha o máximo de cuidado.

A cobertura do serviço é bastante ampla e, no nosso caso, cobre praticamente toda a América do Sul (consulte a cobertura no site da SPOT).

Diferença entre o SPOT e um aparelho de GPS convencional.

Muita gente já me perguntou qual a diferença do SPOT com um aparelho de GPS convencional. Muita atenção para quem está começando porque são aparelhos com objetivos diferentes. Apesar de os dois utilizarem sistemas de satélite para identificar sua localização, o aparelho de GPS apenas consegue registrar no próprio aparelho os pontos por onde você está passando, ou então para seguir um tracklog previamente cadastrado.

O SPOT por sua vez vai conseguir não só receber o sinal mas também enviar um sinal, ou seja, é o único que em uma situação de emergência vai conseguir enviar o alerta. O GPS convencional é utilizado básicamente para seguir as trilhas ou gravar sua rota mas sem comunicação externa.

Custo x Benefícios

O custo x benefício para quem pretende comprar um SPOT vai depender basicamente da sua frequência de uso. Uma conta que cada um pode fazer para ter uma ideia de quanto vai gastar em média ter essa segurança a mais na aventura pode ser a seguinte:
1º Ano: (Custo de Aquisição do Aparelho + Anuidade do Serviço) / Quantidade de Aventuras no Ano.
No primeiro ano o custo será maior porque você terá o gasto do aparelho.
2º Ano em diante: Custo da Anuidade / Quatidade de Aventuras. A partir do segundo ano basta você calcular o custo da anuidade dividido pela quantidade de aventuras que você faz por ano em média para ter uma ideia de quanto vai custar esse recurso para você.

Em relação ao benefícios de ter o aparelho no meu caso foi a tranquilidade dos familiares e amigos mais próximos por conseguirem acompanhar e saber que está tudo bem. E óbviamente uma maior segurança por saber que em um caso grave, eu consigo avisar alguém. O que pode salvar uma vida.

Recomendações

Eu particularmente recomendo muito o SPOT para quem:

  • Pratica atividades outdoor com certa frequência.
  • Faz aventuras solo. Nesse caso eu recomendo muito porque ficar sozinho em uma situação de risco pode custar sua vida. Infelizmente temos muitos exemplos de pessoas experientes que se foram e que, em muitos casos, poderiam ser salvas.
  • Vai realizar atividades em áreas remotas, principalmente se vai ficar a mais de um dia de um local seguro.

Caso você esteja começando e vá fazer alguma atividade guiada, verifique com seu guia se ele possui esse serviço.

Cuidados

Lembrem-se que o SPOT precisa de visibilidade para comunicação com os satélites então você não vai conseguir enviar um sinal em cavernas e outros locais cobertos e pode ter dificuldade em cânions ou mata muito densa sem visibilidade. Procure um local aberto sempre que for enviar os sinais.

Bom pessoal, espero ter ajudado com essas informações para quem está procurando um SPOT GEN3, tive a oportunidade de testar o aparelho e serviços com o apoio da SPOT durante o ano de 2019 e começo de 2020 antes da pandemia. Meus pais principalmente ficaram bem mais tranquilos e pude compartilhar o rastreamento com amigos que conheciam a região onde fui. Felizmente não precisei acionar o SOS ou Ajuda para situações graves e espero continuar não precisando! :) rsrs

Nosso mundão é muito grande e temos muita coisa para explorar, então faça as contas e se cabe no seu bolso vale muito a pena o aparelho e pode te tirar de uma bela enrascada.

Bons ventos a todos!

Site oficial da SPOT para mais informações:
https://www.findmespot.com/pt-br/

11
Renan Cavichi
Renan Cavichi 07/28/2020 10:28

Valeu Pessoal! Fala Alberto, cara tem os planos Flex agora para o SPOT X, tem um custo de ativação e um valor anual na faixa de R$130,00 atualmente e depois você pode ativar apenas no mês que usar (R$ 89,00) no plano básico flex. Para uso eventual acho que é a opção mais econômica.

Paula @mochilaosabatico
Paula @mochilaosabatico 07/31/2020 07:42

Eu gostaria de ver um concorrente da Spot no Brasil... Vem Garmin, vem para cá... 🇧🇷

Sabrina Marques
Sabrina Marques 08/03/2020 09:10

Muito boa a matéria, obrigada por compartilhar

Alex Souza
Alex Souza 08/11/2020 17:42

🤘🏼

André Lima
André Lima 08/18/2020 11:58

Excelente Renan, eu e a Su ainda não tínhamos um (era algo desejado já há algum tempo), como planejamos levar o Theo mais para aventuras maiores de forma segura aproveitamos a ultima promoção para adquirir um, em alguns dias deve chegar :)

Renan Cavichi
Renan Cavichi 08/25/2020 15:12

Que massa André! Uma segurança a mais que vale a pena! 🤘🏼

Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 12/01/2020 23:27

Eu vejo também um outro aspecto bem interessante nesses localizadores: tanto o Garmin quanto o Spot permitem a aquisição de um seguro anual que cobre resgates, através da função GEOS e por um valor maior, um seguro médico também. Falarei disso depois.

Fernando Cabral
Fernando Cabral 03/03/2021 19:28

Renan, minha experiência com o SPOT X parece pior do que a sua. Primeiro, acho o serviço deles péssimo. O sistema é confuso, as informações são pobres. É uma perturbação cada vez que preciso (eles me obrigam) a atualizar o sistema. Geralmente gasto duas, três, quatro horas. É falha atrás de falha. O aparelho trava, preciso começar de zero, e por aí vai. O sistema de faturamento flex dele é desonesto. Eu pago um mês, eles voltam a me cobrar todo mês. Eu tenho que entrar lá e desativar, caso contrário a fatura vem. No entanto, eu sempre optei por pagar O MÊS. Por isto pago mais caro, mas gostaria de pagar só quando vou efetivamente usar. E sem ter este aborrecimento de entrar lá e desativar. Finalmente, as funcionalidades no campo. É horrível. Mesmo em campo aberto e sob céu azulíssimo, só segue uma de cada 5 ou dez localizações. Mensagens então, nem se fala. QUando faço travessias, não é raro eu chegar antes delas. E olha que observo todas as recomendações do fabricante.

Renan Cavichi

Renan Cavichi

Caraguatatuba - SP

Rox
4860

Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades na vida.

Adventures Map
www.linkedin.com/in/renancavichi

5 Posts

See More

6181 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Bruna Fávaro and 396 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 150 others support the Together page.