Renan Cavichi 27/05/2018 16:52
    Sulphur Mountain | Banff Gondola Canada

Parte 7: Visita a montanha Sulphur, Banff National Park, Alberta. Estação metereológica histórica do montanhismo, com acesso por teleférico.

Montanhismo Hiking

No último dia em Banff tinha apenas o período da manhã para conhecer alguma coisa e pegar a estrada de volta para Calgary e o voo para Toronto. Pesquisando um pouco sobre a região encontrei um lugar próximo para visitar chamado Sulphur Mountain.

A Sulphur Mountain possui uma vista de seis incríveis cadeias de montanhas, com vistas de tirar o fôlego em todas as direções. No cume, uma estação meteorológica histórica guarda um pouco das lembranças do montanhismo científico do início de 1900.

Durante 30 anos a Cosmic Ray Station (Estação de Raios Cósmicos) era acessada pelos montanhistas pesquisadores para coletar dados meteorológicos e contribuíam para a previsão do tempo no Canadá.

O acesso ao cume pode ser feito por trilha, subindo a montanha, ou pelo teleférico, mais conhecido como Banff Gondola! No pé da montanha fica o estacionamento onde deixei o carro, comprei os tickets e fiz a subida via teleférico. Uma experiência muito diferente, o tempo não estava bom, chovia um pouco e o cume estava coberto por neblina, umas chacoalhadas na transição dos postes e sem visibilidade dava um ligeiro desconforto.

Chegando ao final do teleférico existe um observatório com cafés e lojas de suvenir e de lá sai uma trilha que leva até o cume, onde fica a pequena estação meteorológica. Durante todo o trajeto a trilha segue por decks de madeira que permite o acesso à pessoas de todas as idades.

Tive de aguardar um pouco até o tempo melhorar, meu horário já estava apertado mas consegui uma pequena estiagem e segui para o cume. Durante o percurso várias placas muito bem feitas explicam sobre a região, as montanhas, vida selvagem, etc.

De tempos em tempos a neblina abria suas cortinas e exibiam algum conjunto de montanhas, seduzindo os mais apaixonados pelo montanhismo. Um lugar incrível e com acesso muito fácil.

Com tempo aberto a vista seria assim: (Fotos do site oficial).

Expectativa

Realidade hahaha

Recomendo a vista a Banff Gondola, principalmente nos primeiros dias de viagem, tive uma visão muito melhor do que havia próximo de Banff lá de cima! Todo material informativo ajuda a entender um pouco da história, vida selvagem e das montanhas da região! A trilha é bem curta e fácil, para qualquer pessoa. A organização também tem suporte para cadeirantes, o que permite uma experiência legal para todos.

Valeu pessoal! Obrigado pela leitura!