AventureBoxExplore
Create your account
Trilha Ana Chata São Bento do Sapucaí | Manta 28 Osprey

Trilha Ana Chata São Bento do Sapucaí | Manta 28 Osprey

Hiking na região da Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí para avaliação da Mochila Manta 28 da Osprey do projeto Mochila Viajante.

Mountaineering Hiking

Como comentei no relato anterior sobre o Pedal até a Praia da Caçandoca, no final do ano passado, fui convidado pela Osprey Brasil que representa a marca Norte Americana aqui no país para fazer uma avaliação da Manta 28 em uma campanha chamada Mochila Viajante. A proposta foi convidar praticantes de atividades outdoor como Mountain Bike, Hiking e Escalada de diversos lugares do Brasil para avaliar e compartilhar suas impressões sobre a Mochila.

Aceitei fazer a avaliação para conhecer o equipamento e divulgar as aventuras aqui no AventureBox para os aventureiros que acompanham a Osprey.

Depois do Pedal na Caçandoca, resolvi testar a mochila na Mantiqueira em uma trilha até a Pedra da Ana Chata, próxima a Pedra do Baú, e pra essa trilha convidei minha irmã Camila Cavichi que ainda não conhecia a região.

Chegamos um dia antes em São Bento do Sapucaí e fizemos uma visita ao amigo Antônio Calvo na loja do Armazém Aventura e de lá seguimos para o abrigo de Montanha do Eliseu Frechou onde fica a escola de escalada Montanhismus e a fábrica da cervejaria Bauzera. Ainda, para aproveitar o dia, fizemos mais um pedal pelas estradas de São Bento do Sapucaí e um treino de escalada em Boulder no BBloc. PS: Finalmente comprei meu Crashpad com o Belê! :D

Na manhã seguinte seguimos para o Bauzinho para iniciar a trilha, deixamos o carro no estacionamento, fomos até o cume do Bauzinho para ver a vista linda da Pedra do Baú e logo retornamos para iniciar a trilha seguindo pelo lado esquerdo, logo na frente do estacionamento no final da estrada.

Nessa trilha levei alguns lanches, câmera e tripé, e o espaço da mochila foi suficiente para esse material. Apenas o tripé que entrou com um pouco de dificuldade devido a curvatura da mochila nas costas do sistema de ventilação, mas nada que atrapalhe o transporte.

Como já havia comentado anteriormente, a mochila comporta 3l de água no reservatório. Novamente na trilha foi notável o conforto e leveza da mochila, a tecnologia do tecido permite uma secagem rápida com boa resistência. Nesse teste não passei por muitas regiões com galhos pontiagudos, dessa forma não consegui avaliar se trilhas mais fechadas poderiam danificar o tecido dos bolsos laterais que são de um material mais elástico.

Seguimos pela esquerda da Pedra do Baú, passamos pelas escadas da via ferrata e começamos uma descida até uma bifurcação que vai para o estacionamento do restaurante da Pedra do Baú. Continuamos em frente sempre mantendo a esquerda.

A trilha, depois de passar por alguns "trepa pedras", começa a subida da trilha que leva até a Ana Chata. Nesse percurso utilizei várias vezes o sistema de hidratação com ímã que prende na fita peitoral. Excelente! Muito prático.

Chegando na base da Ana Chata encontramos alguns escaladores, seguimos pela esquerda e logo começamos uma subida íngrime por uma gruta, com corrimões de ferro e pequenas escadas até o topo. Já na parte superior da pedra passamos por algumas gretas e chegamos ao cume. Uma vista maravilhosa panorâmica das montanhas e da parte de trás da Pedra do Baú de quem vem pelo Bauzinho.

Depois de alguns lanches, fotos e algum tempo admirando a vista do mar de montanhas do sul de Minhas Gerais retomamos o caminho de volta. Cerca de 3h de trilha com muitas paradas para fotos e para admirar a paisagem da Mantiqueira.

No final da trilha aproveitei para testar também o recurso Stow-on-the-go da mochila, uma alça elástica na alça principal e outra na base da mochila que permitem que você guarde os bastões de caminhada no final da trilha. Um outro recurso muito simples e eficaz que gostei bastante pela praticitadade.

Considerações Gerais:

De modo geral gostei muito da Manta 28, uma mochila de hidratação com diversos recursos técnicos muito bons para trilhas de um dia, onde se pretende levar uma boa quantidade de água, lanches e alguns outros equipamentos. Muito confortável e leve. Recomendo demais!

Informações Técnicas:

  • Capacidade: 28 Litros
  • Peso: 1.02 kg
  • Composição: 70 x 100D Nylon / 600D Poly
  • Dimensões: 49 x 29 x 25 cm
  • Reservatório de Água: 3 Litros
  • Capa de chuva

Taxa de Conservação da Pedra do Baú: R$ 10,00 por pessoa.

Valeu pessoal,

Boas Aventuras!

Renan Cavichi
Renan Cavichi

Published on 02/18/2018 20:45

Performed on 01/08/2018

1 Participant

Camila

Views

5903

2
Camila
Camila 02/18/2018 21:58

Foi incrivel! Começamos o ano muito bem :)

Fabio Fliess
Fabio Fliess 02/22/2018 14:13

Top meu amigo!

Renan Cavichi

Renan Cavichi

Caraguatatuba - SP

Rox
4776

Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades na vida.

Adventures Map
www.linkedin.com/in/renancavichi

5 Posts

See More

6098 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Peter Tofte and 385 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Fabio Fliess and 140 others support the Together page.