Renan Cavichi 09/02/2020 18:32 com 1 participante
    Trilha da Ponta Aguda e Praia da Lagoa

Trilha na divisa Caraguatatuba x Ubatuba, saindo da Tabatinga passando pelas praias da Figueira, Ponta Aguda, Mansa e Praia da Lagoa.

Hiking

Depois de uma longa temporada afastado das trilhas para recuperação de uma fratura na coluna, estou de volta para continuar mapeando esse mundão! :)

Neste final de semana eu e a Ana resolvemos fazer uma trilha aqui na divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba no Litoral Norte de São Paulo.

A trilha da Ponta Aguda e Praia da Lagoa começa no bairro da Tabatinga. Nós estacionamos o carro no começo do bairro e logo inciamos a trilha. No começo, a subida se dá por uma estrada de terra, onde muitos carros também sobem. Logo encontramos a estrada a direita que desce para a Praia da Figueira. Nesta etapa do caminho, um cachorrinho que a princípio tinha nos recebido no estacionamento com furiosos latidos, agora se juntou a nós como fiel cãopanheiro rsrs. O tracklog desta aventura traz em detalhes o trajeto que fizemos, vale a pena dar uma olhada!

No final da Praia da Figueira adentramos a mata para ter acesso à Praia da Ponta Aguda. Aqui, o início da subida é por meio da mata mais fechada. Porém, ao chegar no topo, a vegetação fica mais baixa e é possível ter um visual lindo da Praia da Figueira e da Ilha do Tamanduá logo à frente.

Continuamos a trilha e chegamos à Praia da Ponta Aguda. Ficamos admirando um pouco a praia, e em seguida, voltamos à mata em direção à Pedra da Ponta Aguda (formação rochosa que dá nome à praia). No caminho passamos por uma pequena praia (se não me engano se chama praia mansa) e depois mais uma subida e uma caminhada em terreno plano pela crista que leva à Ponta Aguda. É um lugar lindo! Uma rocha enorme avança sobre as águas do mar de maneira imponente. Aqui decidimos parar para fazer um lanche, tirar algumas fotos e descansar um pouco.

De volta à trilha, iniciamos o trecho sentido Praia da Lagoa. Acredito que este seja o trecho que apresenta mais dificuldades no trajeto. Nada impossível, pois nos lugares que poderiam ser considerados mais críticos, há apoio de cordas para facilitar a vida dos trilheiros. A trilha é mais fechada por isso vale a dica de ir de calça comprida (ou até mesmo de manga comprida, se quiser).

A Praia da Lagoa é uma praia deserta e linda. Com poucas ondas um areia repleta de conchas é o prêmio para os que se aventuram até ela.

Saindo da Praia da Lagoa, retornamos pela estrada de terra, que é paralela à trilha onde viemos. Neste trajeto há diversas bicas de água, que aproveitamos para nos refrescar em um dia tão quente. No total, foram aproximadament 11km de trilha, feitos em 4 horas.

A Trilha da Ponta Aguda e Praia da Lagoa é um trajeto que vale muito a pena para quem estiver a fim de uma aventura aqui na região de Caraguatatuba. Recomendo!

E agora, foi dada a largada! Que venham as próximas aventuras de 2020!

Obrigado pela leitura e um grande abraço aos amigos trilheiros!