AventureBox
Create your account Login Explore Home
Renato Olmos 04/28/2021 20:16
    Travessia Sepituba x Bonete - Ilhabela

    Travessia Sepituba x Bonete - Ilhabela

    Travessia realizada como nosso pre adventure da Nattrip antes do evento anual do AbetaSummit, desta vez na Ilhabela.

    Trekking Mountaineering

    Travessia realizada em agosto/2019 como nosso "pre adventure" https://www.nattrip.com.br/ do http://abetasummit.com.br/, encontro anual do trade nacional de turismo de aventura para fomentar o turismo na região sede e conectar operadores de turismo do Brasil todo, desta vez realizado na Ilhabela.

    Participou desta aventura os companheiros de realizadores de sonhos Vinícius Viegas (Banjo) e Juliana Santiago, presidente Abeta/Nattrip e Guia Líder Nattrip respectivamente.

    Começamos nosso pre adventure de noite em Sepituba, sul da Ilhabela, estacionando o carro no Estacionamento Zé da Sepituba que fica no final da rua à direta, não tem muito erro. Leve dinheiro pois não aceitam cartão e também não é dos estacionamentos mais baratos, mas é a única opção.

    Iniciamos a caminhada que segue por uma trilha muito larga (já foi estrada) e alguns trechos pavimentada com pedras.

    Não utilizamos GPS ou tracklogs mas anexei um bom que localizei do Otavio Neto no Wikiloc

    Seguimos a trilha de aproximadamente 12km e 650m de altimetria acumulada tentando acompanhar o ritmo da Ju que só ia andando esperando a gente sem uma gota de suor, enquanto eu e Banjo... rs.

    Esta trilha por ser uma antiga estrada é de navegação bem simples e óbvia, no único momento que tivemos alguma dúvida havia setas para auxiliar. O que mais vai ter durante a trilha são pontos de água e pernilongos rs então 1 litro, 1,5l dá conta.

    Durante a caminhada a atração principal são as cachoeiras enormes e suas pontes que ajudaram muito, antigamente sem as pontes era bem mais arriscado pela força que as águas tem. As principais cachoeiras que atravessamos foi a do Areado, Laje e Saquinho. Outras eu não lembro o nome..

    Chegamos na mirante para a praia do Bonete já avistando lanternas de cabeça lá longe na praia, que estavam aguardando para nos recepcionar.

    Finalmente chegando na famosa, bela e CAIÇARA Praia do Bonete!! Fomos calorosamente recebidos pelo casal amigo da Ju: Fernando, caiçara nascido e criado no Bonete e sua companheira Camila, descendente indígena dos habitantes de São Sebastião. Casal que vive com muita simplicidade e em comunhão com a natureza, em que podemos em curto período trocar muitas ideias. Montamos nossa barraca no jardim deles e fizemos nossa merecida refeição.

    Uma sugestão para quem quiser um pouco de conforto e não precisar de barraca e sistema de dormir é ficar no https://hosteldavilailhabela.com.br/vila-bonete/, eles tem várias opções de pernoite e mandam bem demais! Eles também tem unidade no centro histórico da Ilhabela e foi o hostel mais incrível que já me hospedei, você pode dormir em casa na árvore, glamping, tipis, domos, veleiro ou kombi (sim, isso mesmo rs). Só falar que foram recomendados pela Nattrip que terão uma recepção especial rs

    No dia seguinte, relaxamos um pouco e retornamos pela mesma trilha de volta ao centro histórico da Ilhabela para o AbetaSummit.

    Recolha seu lixo e leve de volta para o centro. Pratique o mínimo impacto!

    Renato Olmos
    Renato Olmos

    Published on 04/28/2021 20:16

    Performed on 08/14/2019

    Views

    2425

    6 Comments
    Bruno Negreiros 04/29/2021 11:34

    Você tá me devendo uma guiada na Ilhabela!!!

    Renato Olmos 04/29/2021 11:42

    Só vamos Brunão, falta fazer o trecho mais foda: Bonete x Castelhanos. Bora a vista na aventura 😼

    Bruno Negreiros 04/29/2021 11:45

    Vamos fazer e quero ler o seu relato depois hein!!!

    Clube Outdoor 04/29/2021 14:03

    Que pernada legal, parabéns nonato.

    Adhemar 04/29/2021 14:04

    Quero...

    Renato Olmos 04/29/2021 21:09

    Bora Adhemar e Boazinha!

    Renato Olmos

    Renato Olmos

    Rio de Janeiro

    Rox
    114

    Eng° Ambiental 🌱👷🏻 Operador de Expedições de Trekking 🏃🏻🙇🏻

    Adventures Map
    www.instagram.com/renatoolmos


    Minimum Impact
    Manifesto
    Rox

    Peter Tofte, Dri @Drilify and 451 others support the Minimum Impact Manifest


    Together
    Inclusive Adventures
    Rox

    Bruna Fávaro, Renan Cavichi and 182 others support the Together page.